Autor Tópico: Banda é condenada a multa de 500 mil reais pela música "Um Tapinha não dói"  (Lida 4532 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Banda é condenada a multa de 500 mil reais pela música "Um Tapinha não dói"
« Resposta #25 Online: 29 de Março de 2008, 02:05:48 »
Lembram quando a justiça proibiu a execução de uma "música" do Tiririca por ser racista?

Comentário do Boris Casoy:

"A música dele não tem nada de racista, ela só é ruim."
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2008, 02:43:35 »
Músicas com apologia a drogas como aquela que fala "fuma fuma fuma folha de bananeira" eu sou afavor de censurar...

Sou contra censurar qualquer coisa.

Você seria contra até mesmo a censura de uma música que difamasse você ou alguém de sua família?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #27 Online: 29 de Março de 2008, 05:17:01 »
Censura é necessária até certo ponto.

Tem que haver algum controle para evitar que a liberdade de expressão se torne libertinagem.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Um tapinha não dói
« Resposta #28 Online: 29 de Março de 2008, 11:19:32 »
Leio no noticiário que o compositor da música que dá título ao post, Rômulo Costa, foi multado em quinhentos mil reais por causa da dita canção. Para o judiciário a letra é ofensiva às mulheres. Os juízes vão mudar a face do brasil. Vão fiscalizar os abusos de expressão, mas quando o negócio é prender políticos e empresários corruptos o judiciário não vai fiscalizar nada, pois são todos compadres, não é mesmo?

Alvíssaras! Os juízes chegam na comissão de frente da escola de samba, cada qual com sua pizza e os bolsos furados de dinheiro e boas intenções. Dizem, e dizem bem, que o Lula e seu governo desmoralizam as intituições. Mas o judiciário não precisa do Lula para fazê-lo; fá-lo sozinho.

E, sinceramente, após essa sapientíssima decisão os níveis de violência contra a mulher despencarão. Os crentes acreditam na força da fé para mover as montanhas, o brasileiro na força do papel. Basta algo estar escrito para que se torne verdade incotestável. Nem a polícia, nem a cadeia para os espancadores far-se-ão necessárias, o papel resolveu tudo. Sabemos que a Terra gira em torno do Sol, mas se não apresentarmos um documento, de preferência com o brasão da república e a assinatura de alguma autoridade, o judiciário não acreditará.

Mas podem ficar tranquilos, em vista de tanta porrada cotidiana, um tapinha não dói. Mas, mulherada, esse tapinha doeu - empatamos.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #29 Online: 29 de Março de 2008, 11:44:55 »
Matéria da Folha de S Paulo de hoje:

Para juiz, "Tapinha" descreve humilhação contra a mulher

Já "Tapa na Cara", disse, apenas relata encontro amoroso entre um homem e uma mulher

Ação foi movida pela Promotoria, a pedido de ONG que afirma que as letras das 2 músicas são "ofensivas à dignidade da mulher"

MATHEUS PICHONELLI
FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

"Tapa na Cara" pode; "Tapinha", não. Esse é o entendimento da Justiça Federal de Porto Alegre, que condenou a produtora Furacão 2000 Produções Artísticas -responsável pelo funk "Tapinha", do refrão "Tapinha não dói", sucesso de Mc Naldinho e Bella Furacão em rádios e casas noturnas do país no começo da década- a pagar R$ 500 mil por danos morais às mulheres.
Na mesma decisão, no entanto, eximiu de responsabilidade a Sony Music pela música "Tapa na Cara", do grupo Pagodart, lançada pela gravadora em CD.
A ação foi movida pelo Ministério Público Federal a pedido da ONG Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, de defesa às mulheres.
De acordo com a ONG, ambas as letras das músicas eram "ofensivas à dignidade da mulher", "influenciavam o cotidiano das pessoas" e "banalizavam a violência", além de serem discriminatórias e de legitimarem a violência masculina.
A Themis pediu também a condenação da União por permitir a difusão das músicas.
Queria que a União fosse condenada a cumprir um artigo da Convenção de Belém (PA) para promover a "inclusão, nos contratos de concessão de exploração dos meios de comunicação, de cláusulas específicas que importem em observância dos parâmetros de erradicação da violência e promoção da dignidade da mulher".
A Justiça, entretanto, condenou apenas a Furacão 2000.

"Artística"
Para o juiz Adriano Vitalino dos Santos, o tapa descrito no funk provocava dor física e abalo psíquico.
Na outra canção, o tapa era uma manifestação "artística" que aborda o masoquismo.
De acordo com o juiz Santos, a música "Tapinha" (Se te bota maluquinha/Um tapinha eu vou te dar porque: Dói, um tapinha não dói), de Mc Naldinho e Bella Furacão, descreve uma situação de um gesto humilhante.
"O "tapa" (...) evidentemente causa dor física na vítima, além do abalo psíquico decorrente da humilhação que o gesto em si constitui", escreveu Santos na sentença.
Já sobre a música "Tapa na Cara" (Tapa na cara/Na cara mamãe/Se você quiser, ai eu vou te dar), o magistrado afirmou que a letra "apenas relata um encontro amoroso entre um homem e uma mulher, que implora ao parceiro para que lhe dê tapas durante o ato sexual".
"Na esfera privada, é vedada a quem quer que seja, Estado ou particular, a intromissão sem consentimento."
A ação tramitava na Justiça Federal em Porto Alegre desde 2003. A sentença foi proferida em Mafra (SC), em 19 de fevereiro, durante um mutirão da Justiça.

Omissão
Rúbia da Cruz, coordenadora da ONG Themis que elaborou a representação que deu origem à ação na Justiça, afirma que vai recorrer da decisão que absolveu a Sony Music e a União.
Para a entidade, o Estado se omitiu ao permitir a veiculação pelo país de duas músicas com conteúdo que ofende as mulheres. Rúbia da Cruz, porém, diz que foi surpreendente o valor que a Furacão 2000 acabou condenada a pagar.
A Folha procurou ontem à tarde o juiz Adriano Vitalino dos Santos para comentar a decisão, mas foi informada, em seu gabinete, que tudo o que ele poderia informar constava da sentença.

Na matéria tem a letra das músicas também. Procurem aí e postem, eu tô saindo agora...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Março de 2008, 11:50:49 »
Tem que haver algum controle para evitar que a liberdade de expressão se torne libertinagem.
O que definitivamente não é o caso desta música. Mais arbitrária impossível, essa decisão da justiça.

Se forçarmos o suficiente, poderemos encontrar algo ofensivo a algum grupo em específico em qualquer manifestação artística imaginável.
« Última modificação: 29 de Março de 2008, 11:53:20 por Herf »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Março de 2008, 11:58:56 »
Um Tapinha Não Dói
Furacão 2000

Composição: Renato Russo/Paulo Coelho

Vai Glamurosa
Cruze os braços no ombrinho
Lança ele prá frente
E desce bem devagarinho...

Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:

Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha...(2x)

Vai Glamurosa
Lança ele prá frente

Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:

Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói...

Em seu cabelo vou tocar
Sua bôca vou beijar
Tô visando tua bundinha
Maluquinho prá apertar...(2x)

Vai Glamurosa
Lança ele prá frente

Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:

Dói, um tapinha
Dói, Dói, Dói, Dói
Dói, um tapinha
Dói, Dói, Dói, Dói
Dói, Dói, Dói, Dói
Dói, Dói, Dói, Dói...

Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói...

Vai Glamurosa
Cruze os braços no ombrinho...(3x)

Lança ele prá frente

Dá uma quebradinha
Dá uma quebradinha
Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque: Só um tapinha!...

http://letras.terra.com.br/furacao-2000/15575/

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #32 Online: 30 de Março de 2008, 10:31:21 »
Músicas com apologia a drogas como aquela que fala "fuma fuma fuma folha de bananeira" eu sou afavor de censurar...

Sou contra censurar qualquer coisa.

Você seria contra até mesmo a censura de uma música que difamasse você ou alguém de sua família?
isso é outra coisa.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2008, 12:12:24 »

Aí é uma coisa pessoal, e a pessoa ofendida teria o direito de entrar na justiça para ser indenizada. No caso da horrenda "música" do tapinha, não há ofensa a uma pessoa em particular.

Sempre parto do princípio de que para alguma coisa ser proibida tem que ter um motivo MUITO bom, caso contrário, é melhor liberar. Na grande maioria dos casos, a liberdade de expressão é muito mais benéfica que a censura.

Mas isto só está acontecendo porque nossos  nobres magistrados trabalham de sol a sol e a justiça é rápida e eficiente. Sendo assim, sobra tempo para eles se preocuparem com músicas de funk, já que apesar de muito trabalhadores, ainda fazem hora extra para dar sua valiosa contribuição ao país.
"Deus prefere os ateus"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2008, 13:03:45 »
Sempre parto do princípio de que para alguma coisa ser proibida tem que ter um motivo MUITO bom, caso contrário, é melhor liberar. Na grande maioria dos casos, a liberdade de expressão é muito mais benéfica que a censura.
Assino embaixo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #35 Online: 30 de Março de 2008, 14:33:24 »
O Ministério Público Federal está repleto de desocupados endeusados. Eles são o supra-sumo do politicamente correto. Já trabalhei lá, sei como é. E a justiça federal idem.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Março de 2008, 14:45:40 »
Eu sou totalmente leigo em como funciona (se é que podemos dizer que funciona) :hein: uma repartição do Ministério Público, ou tribunais em geral. Mas a impressão que eu tenho é a pior possível, me parece uma turma que se considera composta de semideuses, com um profundo desprezo pelas necessidades da população em geral, só preocupados com o próprio umbigo ou o que vai aparecer na mídia.

Ganham o máximo, trabalham o mínimo, e ainda querem posar de guardiões de toda a decência e nobreza... mas até hoje nunca vi um juiz ou promotor se empenhar DE VERDADE em resolver este problema crônico de lentidão e ineficiência da "justiça" brasileira.

Já participei de uma audiência e a impressão que me deu foi que o juiz e a promotora me consideravam totalmente insignificante, tive que esperar horas por uma audiência que estava com horário marcado há dias pelo atraso dos nobres magistrados, que depois se comportaram como se fossem senhores prestando favor para os vassalos...

A nossa "justiça" é para mim o retrato mais fiel do que o Brasil tem de pior, os juízes e promotores são a expressão literal da desigualdade brasileira, por terem recursos e poder se acham muito melhores do que a população que lhes paga os (enormes) salários e privilégios.
"Deus prefere os ateus"

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #37 Online: 30 de Março de 2008, 16:53:41 »
me parece uma turma que se considera composta de semideuses, com um profundo desprezo pelas necessidades da população em geral, só preocupados com o próprio umbigo ou o que vai aparecer na mídia.

Parabéns. Você acaba de descrever os 6 bilhões de seres humanos que habitam esse planeta.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Março de 2008, 16:58:18 »
me parece uma turma que se considera composta de semideuses, com um profundo desprezo pelas necessidades da população em geral, só preocupados com o próprio umbigo ou o que vai aparecer na mídia.

Parabéns. Você acaba de descrever os 6 bilhões de seres humanos que habitam esse planeta.

:biglol:
Pior que é verdade.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Março de 2008, 21:06:25 »
Pode ser... mas sinceramente eu no meu trabalho me preocupo em atender bem as pessoas e exercer minha função da melhor forma possível. Não porque sou um grande altruísta ou coisa que o valha. Eu trabalho porque preciso do dinheiro, claro. Mas já que tenho que fazer isso, vou tentar atender quem depende dos meus serviços da melhor maneira que eu puder.

Não vejo esta disposição nos nossos prezados juízes... não estou pedindo que eles sejam nobres ou gostem de ninguém, nem que sejam humildes, apenas que façam seu trabalho! Seria pedir demais? Trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana, ao menos tentando executar o que são muito bem pagos para fazer?

« Última modificação: 30 de Março de 2008, 21:55:01 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

rizk

• Visitante
« Resposta #40 Online: 30 de Março de 2008, 21:47:27 »
 ::) ::) ::)

Mais me emputece o MP, que processa gente por 8 palmitos. O tem quem de processo contra gente que colhe palmito não é brincadeira.  :o

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #41 Online: 31 de Março de 2008, 01:15:35 »
Seria pedir demais? Trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana, ao menos tentando executar o que são muito bem pagos para fazer?

No Brasil, sim, você está pedindo muito.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 31 de Março de 2008, 08:06:29 »
É, Orbe, você não deixa de ter razão, talvez eu esteja mesmo exigindo demais se considerarmos o país onde estamos...
"Deus prefere os ateus"

rizk

• Visitante
« Resposta #43 Online: 31 de Março de 2008, 09:54:41 »
É, Orbe, você não deixa de ter razão, talvez eu esteja mesmo exigindo demais se considerarmos o país onde estamos...
Até onde eu sei, o país onde estamos é aquele em que, somando todos os furtinhos e roubinhos que se vê, não chega ao montante de dinheiro desviado pelos nossos representantes eleitos.

Não venham com condescendência, molecada. É de tanta condescendência que as coisas estão nesse pé. Obviamente, é DESCABIDO que o meretíssimo tire vinte mil dos nossos bolsos e não faça por merecer - entre milhares de outros problemas que temos e que deixamos de reclamar porque "afinal, moramos no Brasil".  :hmph:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Março de 2008, 11:12:05 »
Mimi, não deixamos de reclamar, mas é que as reclamações geram pouquíssimo efeito, se é que geram algum.
"Deus prefere os ateus"

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #45 Online: 31 de Março de 2008, 16:00:27 »
Eu não perco mais o meu tempo reclamando com as autoridades (supostamente) competentes.

A massa de ignorantes continua votando em políticos comprovadamente corruptos, continua apoiando decisões idiotas de juízes idiotas, continua vivendo suas vidinhas medíocres como se nada estivesse acontecendo, continua apoiando um governo comprovadamente corrupto graças às esmolinhas (bolsa-isso bolsa-aquilo...), continua sendo facilmente alienada com futebol, olimpíadas e fofocas sobre artistas.

Essa situação não vai mudar.

Quem ainda tiver disposição para fazer protesto, enviar reclamações e denúncias ou fazer campanhas contra o que está errado, fique à vontade. Dou todo o meu apoio moral.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Abril de 2008, 10:22:49 »
Se eles então escutar o funk proibidão, iriam prender todo a banda.
Qualquer tipo de censura não é legal, só aquelas que insentivam ao preconceito.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Abril de 2008, 13:41:47 »
Citação de: Diego
Ainda mais o valor da multa! 500 mil!! se funkeiro tivesse toda essa grana não morava em favela!
A Furacão 2000 tem dinheiro a caralho sim. 500 mil é pinto pra ela. E funkeiro não mora em favela, infelizmente não; se fosse era mais próximo de ser justificável: enorme dificuldade de acesso a educação, quando acessa é de péssima qualidade. O mesmo para todo meio educativo (intenet, tv, museus, bibliotecas)...

Mas não: aqui no Rio, pelo menos, e, ao que me consta, no Brasil inteiro, o funk tá bem disseminado entres as diversas divisões da pirâmide. Basta dar uma olhadinha nos bailes da própria Furacão. Em geral as carinhas sorridentes não são de gente pobre não.

De qualquer modo sou contra a decisão. Quer ouvir lixo: então ouve. O problema é que funkeiro, em geral não tem muito limite entre ouvir lixo e despejar lixo no ouvido dos outros. Pelo que eu vejo, se a gente fosse fazer um chutão por baixo dava pra dizer que noventa por cento dos babacas que envenenam o som do carro com caixas estridentes são fanqueiros, idem para os que insistem em ouvir rádio sem o fone de ouvido em ônibus, idem para os que ligam aquelas jukeboxs infernais (no Rio elas são controladas pelo jogo do bicho e praticamente todo barzinho de periferia tem uma) às tantas da madrugada...

Mas aí o assunto já é outro...
« Última modificação: 06 de Abril de 2008, 13:48:32 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!