Autor Tópico: Táquion  (Lida 3253 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Táquion
« Online: 03 de Abril de 2008, 16:35:21 »
ταχυόνιον, takhyónion, de ταχύς, takhýs, i.e. rápido, veloz) é uma partícula hipotética cuja velocidade excede a velocidade da luz e está. Embora não seja possível acelerar uma partícula até que ela atinja a velocidade da luz segundo a Teoria da relatividade especial, a mesma não impede a existência de partículas com velocidade superior à da luz em seu estado natural.

A primeira descrição dos táquions é atribuída ao físico alemão Arnold Sommerfeld; no entanto foram George Sudarshan, Olexa-Myron Bilaniuk[1][2], Vijay Deshpande[2] e Gerald Feinberg[3] (que originalmente cunhou o termo da décade de 1960) os primeiros a avançar nos estudos de suas bases teóricas. Campos taquiônicos aparecem em vários contextos, tal como a teoria bosônica das cordas. Em termos da relatividade especial, um táquion é uma partícula com quadrimomento e tempo próprio imaginário.

http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1quion

Alguém saberia me dizer se este é um conceito com utilizade prática na física? Tem alguma aplicação tecnológica ou em potencial?

Ou talvez seria algo muito especulativo ainda?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Táquion
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2008, 10:04:11 »
Absoluta e puramente especulativa. Não dá pra se acelerar nada até a velocidade da luz. Esses táquions teriam problemas para interagir com a matéria ordinária caso sempre tivessem existido movendo-se acima de c. Se esse troço interagisse com qualquer coisa, haveria uma puta violação de causalidade.

E corrija os erros de português da wiki, tá muito mal escrito aquilo ;)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2008, 13:17:18 »
Contrario aos táquions só mesmo os bósons, que impedem que toda matéria passe para energia, ou será que entendi errado? :?
Mas, como já adiantou nosso colega SnowRaptor, teoria..teoria

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2008, 13:20:48 »
Cuidado. Tem o teórico Bóson de Higgs, que é responsável pela massa das partículas. A promessa é que o LHC o faça aparecer isolado.
Bósons não são assim tão mágicos. Um fóton é um bóson. Um átomo de Hélio é um bóson.

Curiosidade: some a massa de dois quarks up e um down e compare com a massa de um próton, que é feito de dois quarks up e um down. Notou algo interessante? Se você perguntar "WTF?" depois de ver o resultado, saiba que a resposta está na QCD ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2008, 13:24:27 »
QCD?

Oq acontece com a massa?? é igual? diferente? (não conheço nada de física quântica... nos 2 anos de física na faculdade de engenharia e só fomos até eletromagnetismo)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2008, 13:39:31 »
Citação de: SnowRaptor
Cuidado. Tem o teórico Bóson de Higgs, que é responsável pela massa das partículas. A promessa é que o LHC o faça aparecer isolado.
Bósons não são assim tão mágicos. Um fóton é um bóson. Um átomo de Hélio é um bóson.
Sim, eu me referia ao teorico Bóson de Higg's, perdoa-me a confusão, na pressa de postar não fui clara!...desculpem-me :vergonha:

Curiosidade: some a massa de dois quarks up e um down e compare com a massa de um próton, que é feito de dois quarks up e um down. Notou algo interessante? Se você perguntar "WTF?" depois de ver o resultado, saiba que a resposta está na QCD

Quando puder, poderia explicar pra mim a curiosidade acima?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Prometeu

• Nível 02
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2008, 10:28:47 »
A soma das massas dos quarks up e down em um próton é inferior a massa do pórprio próton. A maior parte da massa decorre da energia armazenada no confinamento (interação forte, cromodinâmica) dos quarks em um volume tão pequeno. Já que, segundo E=mc², a massa de um corpo eh proporcional a energia que ele tem em repouso.

Não sou físico, mas pelo material de divulgação que eu li até hoje, foi isso que eu entendi. Qualquer coisa me corrija, SnowRaptor.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2008, 10:33:36 »
Curiosidade: some a massa de dois quarks up e um down e compare com a massa de um próton, que é feito de dois quarks up e um down. Notou algo interessante? Se você perguntar "WTF?" depois de ver o resultado, saiba que a resposta está na QCD

A massa de um quark up é de  +1.5+-+3.0+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D e a do quark down é de +3+-+7+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D. A massa do próton é de %5Cleft%28938.27203+%5Cpm+0.00008+%5Cright%29+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D. Mas o prtóton é formado por 2 quarks up e um down. Somando as massas, temos  +13+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D, 72 vezes menor que a massa do próton. De onde vem o resto da massa?

Pelo que entendi duma viagem na aula de quântica, isso se deve ao vácuo desse sistema de três quarks quando calculado segundo a teoria quântica de campos e cromodinâmica quântica. A energia de ponto-zero desse sistema é da ordem de 900 MeV, apesar da massa dos componentes não chegar a isso. Ou seja: a massa do próton é, principalmente, energia de interação entre os quarks, a massa dos quarks é apenas uma pequena parte do todo.

EDIT: Chamamos de vácuo de um sistema o estado de menor energia que ele pode assumir: aquele em que ele não apresenta nenhum quantum de energia.
« Última modificação: 05 de Abril de 2008, 10:36:15 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2008, 10:09:42 »
Não entendi porra nenhuma...

Do "vácuo" sai essa diferença de 72x menos matéria?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2008, 10:31:09 »
Isso. De acordo com a definição do fim da minha mensagem anterior. Por isso se diz que não há vácuo absoluto.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2008, 12:51:14 »

A massa de um quark up é de  +1.5+-+3.0+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D e a do quark down é de +3+-+7+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D. A massa do próton é de %5Cleft%28938.27203+%5Cpm+0.00008+%5Cright%29+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D. Mas o prtóton é formado por 2 quarks up e um down. Somando as massas, temos  +13+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7BMeV%7D%7D%7Bc%5E2%7D, 72 vezes menor que a massa do próton. De onde vem o resto da massa?

Pelo que entendi duma viagem na aula de quântica, isso se deve ao vácuo desse sistema de três quarks quando calculado segundo a teoria quântica de campos e cromodinâmica quântica. A energia de ponto-zero desse sistema é da ordem de 900 MeV, apesar da massa dos componentes não chegar a isso. Ou seja: a massa do próton é, principalmente, energia de interação entre os quarks, a massa dos quarks é apenas uma pequena parte do todo.

EDIT: Chamamos de vácuo de um sistema o estado de menor energia que ele pode assumir: aquele em que ele não apresenta nenhum quantum de energia.

Isso aí é misticismo...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2008, 13:52:54 »
Seja mais claro.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2008, 14:32:23 »
Como você bem definiu: numa viagem de aula de quântica...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2008, 16:49:10 »
Viagem no sentido de que a profesora estava falando sobre o oscilador harmonico simples quantico e acabou desviando do assunto pra comentar esses resultados de QCD, que eu nao domino.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2008, 17:15:23 »
Viagem no sentido de que a profesora estava falando sobre o oscilador harmonico simples quantico e acabou desviando do assunto pra comentar esses resultados de QCD, que eu nao domino.

Está vendo? É puro misticismo. Alguns dizem que entendem as coisas "quanticas"...

É igual ocultismo. Você lê lê, textos quilométricos e, no fim, não entende nada...

Daí no final do livro, artigo etc, tem um sujeito que escreve que se você não entendeu, é por que você ainda não é um iniciado na "arte"...

Igualzinho as coisas "quanticas"...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2008, 17:20:25 »
Quando eu tiover tempo, quero muito conversar sobre isso.

Se voce nao acredita em tunelamento, pense nisso na proxima vez que emendar um fio de cobre.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2008, 17:30:54 »
Não briguem crianças... :P

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2008, 17:40:01 »
Quando eu tiover tempo, quero muito conversar sobre isso.

Se voce nao acredita em tunelamento, pense nisso na proxima vez que emendar um fio de cobre.

Vai dizer que você acredita em Branas também???   :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2008, 18:21:20 »

Está vendo? É puro misticismo. Alguns dizem que entendem as coisas "quanticas"...

É igual ocultismo. Você lê lê, textos quilométricos e, no fim, não entende nada...

Daí no final do livro, artigo etc, tem um sujeito que escreve que se você não entendeu, é por que você ainda não é um iniciado na "arte"...

E ainda se recentem de não ter uma maior divulgação da física.

Os próprios físicos usam os termos iniciados e não iniciados para separar uns de outros.

Mas a questão é proposital, já que essa nova "magia", é o que mais tem valor no mercado tecnológico, é a alquimia de fazer virar "ouro" os materiais comuns. Por isso que o linguajar "místico" (matemático) proteje os ascensionados do saber tecnológico. É muito dinheiro envolvido na indústria nanotecnológica. A guerra entre os físicos é grande em busca de reconhecimento para suas teorias e um espaço na babel acadêmica.

Apenas uma divagação.  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2008, 19:17:49 »

Pessoal, vou repetir mais uma vez: A matemática existe para esclarecer, não para obscurecer!
Da mesma forma que a notação musical não existe para impedir os não-iniciados de entenderem
partituras.

No final das contas, a maior diferença entre a Física e o ocultismo, é que quando os físicos resolvem
fazer "mágica"...

ela Funciona:

:hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2008, 19:32:17 »
Citação de: Eliphas Levi
Assim sucede em todos os milagres da magia: existe uma lei que o vulgo desconhece, mas da qual o iniciado se serve.

Dogma e ritual de alta magia - pag. 108.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2008, 21:44:21 »
Por que essa citação, Adriano?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 07 de Abril de 2008, 22:07:56 »
Achei interessante, já que estavamos falando de magia.

E faz a mesma comparação entre iniciados e não iniciados, que a magia é que os não iniciados não sabem, como no caso da física, que muito poucos entendem, e que surgem "mágicas" ao olhar do leigo, como a bomba atômica e tantas outras criações da física, que revolucionam o viver moderno.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2008, 08:10:23 »
Comparação falaciosa, porém.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2008, 09:22:00 »
Toda área de conhecimento vai ter o seu jargão técnico. Quem não estuda intensamente (pelo menos uns 10 anos) a Cromodinâmica Quântica não vai ter o mesmo nível de compreensão que quem o fez.

Some-se a isso o fato do mundo microscópico exibir propriedades totalmente diferentes e não-intuitivas e o resultado final é que parece misticismo, mesmo.

Agora: eu sou incapaz de escrever poesia, ou de compreender a notação musical. Acho o Direito um emaranhado tortuoso sem lógica aparente. A poesia é algo místico? A música é um mistério insondável? O Direito é ilógico? Não. Simplesmente não domino as linguagens específicas desses campos.

Entretanto, o músico pode compor melodias maravilhosas, o poeta escreve versos inspiradores e o Jurista tem profundos insights sobre a sociedade. Da mesma forma, as previsões da ciência podem ser comparadas com os fenômenos naturais e assim serem confirmadas ou descartadas. O que funcionar é mantido.

No dia que as doutrinas ocultistas tiverem o mesmo poder, as reconhecerei como ciência. Antes, não :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!