Autor Tópico: Grande Colisor de Hádrons no banco dos réus  (Lida 1258 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Grande Colisor de Hádrons no banco dos réus
« Online: 03 de Abril de 2008, 19:32:24 »

Notícia do New York Times:

Dois cidadãos do Havaí, Walter L. Wagner e Luis Sancho, alegam que os cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, o CERN, poderão fazer o colisor produzir, entre outros horrores, um pequeno buraco negro, o qual, alegam, poderia engolir a Terra. Ou produzir algo chamado um "strangelet", que converteria nosso planeta em uma massa densa e morta chamada "matéria estranha" (daí o nome "strangelet").

Sua tese também diz que o CERN não conseguiu obter um relatório de impacto ambiental, requerido conforme o National Environment Policy Act, ou Lei de Políticas Nacionais para o Meio-Ambiente.

A demanda judicial, impetrada em 21 de março na Corte Federal de Honolulu, requer uma proibição temporária à entrada em operação do acelerador do CERN ou até que haja um relatório de segurança e de avaliação ambiental.

Coloca na posição de réus o Departamento de Energia dos EUA, o Fermilab, a Fundação Nacional de Ciência e o CERN. Segundo o porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA, que repesenta o Departamento de Energia, uma reunião foi marcada para 16 de junho.

Em entrevista, Wagner disse: "Eu não sei se eles irão aparecer". O CERN deveria se submeter voluntariamente à jurisdição da Corte, disse, aduzindo que ele e Sancho poderiam ter processado o CERN na Suíça ou na França, mas para "economizar", eles incluíram o CERN nesta demanda. Ele alega que uma ordem de suspensão para o Fermilab (que é americano) e para o Departamento de Energia, que ajudam financeiramente a manter os magnetos supercondutores do CERN suspenderiam o projeto de qualquer modo.

James Gillies, chefe de relações públicas do CERN, disse que o laboratório ainda não se pronunciou sobre o processo judicial. "É difícil achar que uma corte distrital no Havaí poderá ter jurisdição sobre uma organização intergovernamental na Europa", disse.

"Nada sugere que o LHC seja inseguro", aduzindo que sua segurança foi confirmada por dois relatórios, outro está a caminho, e serão discutidos em 6 de abril, no CERN. "Cientificamente, não estamos escondendo nada", disse.

Wagner, que vive na Grande Ilha do Havaí, estudou física e fez pesquisas sobre raios cósmicos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e obteve doutorado honorífico pela agora denominada Universidade do Norte da Califórnia, em Sacramento. Depois, trabalhou como oficial de segurança em radiação na Administração dos Veteranos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Grande Colisor de Hádrons no banco dos réus
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2008, 09:58:37 »
Essas coisas que eles acham que o LHC vai gerar são tão instáveis que não existiriam por tempo suficiente para chegar nas paredes do detector.
Buracos negros com a massa que poderia surgir aí evaporam em picossegundos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2008, 12:40:48 »
Pra quem tem medo de mini buracos negros e strangelets, sugiro ler:
Review of Speculative "Disaster Scenarios" at RHIC

Citação de: Abstract
We discuss speculative disaster scenarios inspired by hypothetical new fundamental processes that might occur in high energy relativistic heavy ion collisions. We estimate the parameters relevant to black hole production; we find that they are absurdly small. We show that other accelerator and (especially) cosmic ray environments have already provided far more auspicious opportunities for transition to a new vacuum state, so that existing observations provide stringent bounds. We discuss in most detail the possibility of producing a dangerous strangelet. We argue that four separate requirements are necessary for this to occur: existence of large stable strangelets, metastability of intermediate size strangelets, negative charge for strangelets along the stability line, and production of intermediate size strangelets in the heavy ion environment. We discuss both theoretical and experimental reasons why each of these appears unlikely; in particular, we know of no plausible suggestion for why the third or especially the fourth might be true. Given minimal physical assumptions the continued existence of the Moon, in the form we know it, despite billions of years of cosmic ray exposure, provides powerful empirical evidence against the possibility of dangerous strangelet production.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2008, 13:05:14 »
Este papo já havia pintado na super se não estou enganada, numa matéria prá la de dramatica e superficial. Besteira, tem mais é que aumentar a força nestas experiências e olhar mais de perto do que são feitos os quarks(se é que são formados por menore particulas) e descobrir cada vez mais o funcionamento do universo.

Beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2008, 13:07:07 »
Eu me lembro dessa matéria da Super. É da época que eu ainda a assinava :vergonha:
Eu lembro que tinha uma frase como "transformar a Terra numa sopa tórrida de quarks e elétrons" Lembro também que ela não ocupava mais que um terço de uma página.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2008, 13:10:00 »
Detalhe, não há mesmo como postar em portuga estes artigos que para uma anarfa como eu que sou em inglês parece sopa de letrinhas. :vergonha:

Por favor vai! Além de acordar a capacidade de traduzir que, neste momento, esta hibernando dentro de vocês, gentis cavalheiros! :wink:

Beijo bem gostoso pra vocês! :girl-kiss:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2008, 13:12:16 »
Falando desse jeitinho, eu até pensaria em traduzir, mas tenho lista de quântica pra fazer e artigo rpa escrever, sorry :(
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2008, 13:15:05 »
Eu me lembro dessa matéria da Super. É da época que eu ainda a assinava :vergonha:
Eu lembro que tinha uma frase como "transformar a Terra numa sopa tórrida de quarks e elétrons" Lembro também que ela não ocupava mais que um terço de uma página.
Eu também lembro! Era meia dúzia de linhas e uma figura enorme, dramática, da Terra torrada pela metade e um título com uma fonte enorme... não era a toa que a Super sempre ganhava aqueles prêmios de infográficos... só tinha figura na revista toda!

Detalhe, não há mesmo como postar em portuga estes artigos que para uma anarfa como eu que sou em inglês parece sopa de letrinhas. :vergonha:

Por favor vai! Além de acordar a capacidade de traduzir que, neste momento, esta hibernando dentro de vocês, gentis cavalheiros! :wink:

Beijo bem gostoso pra vocês! :girl-kiss:
Lara, o artigo todo eu não tenho tempo de traduzir... mas depois eu traduzo o abstract e posto aqui.

Agora, sendo um pouco chato, mas realista: Lara se você gosta mesmo de Física e se pretende seguir carreira nisso, você tem que aprender, no mínimo, a ler em inglês... mas não leve a mal, é uma crítica construtiva.  :)

Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2008, 13:16:56 »
Eu também lembro! Era meia dúzia de linhas e uma figura enorme, dramática, da Terra torrada pela metade e um título com uma fonte enorme...
Exatamente!

Agora, sendo um pouco chato, mas realista: Lara se você gosta mesmo de Física e se pretende seguir carreira nisso, você tem que aprender, no mínimo, a ler em inglês... mas não leve a mal, é uma crítica construtiva.  :)

Eu ia dizer algo assim na mensagem anterior também. É um conselho importante, Lara.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2008, 13:30:40 »
Eu sei meninos, eu sei....mas fui condionada a valorizar muito meu idioma pátrio e ver com "maus" olhos o massacre que sofre a lingua portuguesa no BRAZIL por parte de pessoas que resolvem substituir palavras nossas por aquelas "americanizadas'(palavra esta dita por alguns eruditos).
Porém, por toda paixão que sinto pela física, vou engolir meu orgulho e procurar aprender o idioma que ja domina, se não todo, boa parte do planeta Terra!
Grata pelo conselho!

Beijos

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2008, 16:16:19 »
Pense que não se faz física pro Brasil e sim pro mundo. E o mundo lê inglês. E -- mais importante -- os periódicos que publicam sua pesquisa para o mundo só aceitam textos em inglês.

Pense assim: você manda seu artigo em português, o JIRˇ´I VONDRA´SˇEK escreve em checo e assim or diante. Como progrediria a ciência?

Houve o tempo em que tudo era publicado em latim, depois em francês, depois em alemão, agora em inglês, fazer o quê.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2008, 16:17:45 »

Houve o tempo em que tudo era publicado em latim, depois em francês, depois em alemão, agora em inglês, fazer o quê.

Vamos torcer pra próxima lingua "default" não seja Mandarin

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2008, 16:47:09 »

Vamos torcer pra próxima lingua "default" não seja Mandarin

Duvido...não tem condições. Só quem nasce aprendendo ou então quem dedica muitos anos de estudo domina o idioma e os caracteres. O inglês é relativamente simples e é possível manter uma conversa entendível usando poucas palavras.

Acho que nem que um dia a China seja a maior economia do mundo o mandarim vá predominar...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!