O conceito de beleza pode ser relativo à cultura ou gostos pessoais, mas isso não significa que não haja os "padrões" biológicos de beleza.
Proporção cintura-quadril, proporções dos traços faciais, traços faciais que condizem com o gênero da pessoa (mulher com rosto bem feminino, homem com rosto bem masculino), são alguns exemplos do que pode-se considerar como conceitos universais de beleza e atratividade.
Pra mim esse papo de que beleza é puramente relativa à época ou cultura me soa mais como "politicamente correto". Ou seja, querem que pessoas "feias" pensem que seriam consideradas bonitas se vivessem em outra época ou cultura.
Bom...
Há alguns estudos que apontam que a atratividade pode ser caracterizada por alguma compatibilidade entre feromônios (cheiro).
Teve um experimento que fizeram e acho que comprovaram que pessoas com sistemas imunológicos diferentes se sentem mais atraídas...
Não duvido que estas compatibilidades possam ir além. Talvez os gostos pessoais em relação à beleza também estejam meio de acordo com compatibilidades. Talvez uma pessoa de olhos separados ache pessoas de olhos juntos mais atraentes etc.
Mas se você pega uma mulher, com muitos traços masculinos, rosto com proporções exóticas, quadril estreito, ombros largos, sem cintura etc. Acho difícil alguém achar esta mulher bonita!