Pessoal, embora eu ache válida a questão de se pode um ser perfeito fracassar miseravelmente, não é esse o caso.
O caso que eu fazia e que ele lembrou (apesar de aparentemente não ter entendido) é se Javé criou as adaptações dos seres que são aparentemente projetadas para matar.
Não é questão de imperfeição, justamente o contrário, elas são perfeitas
armas. Adaptações letais para suas vítimas.
É algo que acho conflitante com os criacionismos que propõem duas coisas:
- que no Éden todos os seres eram herbívoros (onde armas dos predadores, bem como as defesas das presas, não teriam razão de existir)
- que adaptação requer projeto
As possibilidades seriam:
- Deus já projetou essas armas e defesas contra essas armas que ele mesmo projetou (estranho não?) para quando os seres adotassem hábitos predatórios, sabendo que o pecado original ocorreria, e que de alguma forma afetaria os seres assim (sei lá como...);
- Essas coisas não foram projetadas para matar nem para se defender na verdade, mas são perfeitas para isso, por puro acaso.
As duas respostas possíveis são um tanto estranhas. A primeira não necessita maiores comentários, a segunda entra em conflito com a premissa dos criacionismos de que adaptações requerem projeto, já que essas armas são adaptações, indiscutivelmente, poderia-se dizer até, perfeitas.
Ora Daniel,a intencao do projeto nào era cair, mas caiu. A questao
central é se houve ou nào planejamento pelo fato de ter caido!!!
_Entenda projeto inteligente diferente de perfeiçào !
Não era essa a questão central. Você não entendeu, ou fingiu não entender, o que eu tinha colocado e achou que isso tinha alguma coisa a ver.
Putz, sinceramente, acho que você está só propositadamente me fazendo perder tempo, tentando te explicar isso.
A questão central foi o que eu coloquei - as adaptações (armas) para matar, foram planejadas, ou são um acidente de criação?
Não estava dizendo que se as adaptações não fossem perfeitas, elas não foram planejadas, em momento algum eu disse isso. Durante essa questão, estou "temporariamente aceitando" a hipótese de que sim, houve um criador dos seres. Isso nào é posto em questão, em momento algum.
Mas aceitando isso, a questão então é: Deus projetou essas armas? Para os seres matarem uns aos outros?
Porque as armas dos seres
são adaptações, muito boas, não estou negando isso. Se foi planejado, foi muito bem planejado, não é questão de falha de planejamento, de forma alguma. É de planejamento de uma arma, como uma metralhadora, que não mata acidentalmente, como um desabamento de um prédio. A função da metralhadora, é ser uma arma; como a dos dentes caninos dos predadores é perfurar letalmente a presa, e das garras afiadas segurá-lo dolorosamente enquanto ele a abate.
Você consegue entender isso, que a metralhadora é projetada para matar, e não é uma falha de projeto, como no caso de um desabamento de um prédio? E que garras, venenos e presas, são mais parecidos com metralhadoras, espadas e bombas (como o besouro bombardeiro) do que com um desabamento de um prédio (se fosse dar um exemplo análogo a isso no mundo biológico, seriam câncer, ou outras doenças, que atingem o próprio "projeto")
Agora, quanto as adaptações como garras, presas e venenos, se você diz que elas não foram projetadas para matar, então, resumindo: você está dizendo que venenos de cobras e outros seres venenosos matam por mero acidente, que predadores tem dentes e garras afiados (em vez de arredondados e impróprios para matar) e sabem como usá-las eficientemente, instintivamente (indo sempre na garganta, em vez de ir no pé ou no rabo, por exemplo) apenas por acaso, por um acidente? Não são adaptações "verdadeiras", projetadas para isso? São adaptações acidentais, que por acaso, são armas muito boas, tão boas quanto se fossem projetadas para isso por um projetista inteligente?
Se é isso, então você estaria admitindo que adaptação não necessariamente requer projeto, em contradição com a analogia do relógio e do relojoeiro, porque há essas adaptações que funcionam como armas perfeitas, mas que não foram planejadas para isso, foi um mero acidente, nada planejado.
OBS: Note que as conclusões que coloquei não são de que não há projetista algum. São apenas: alguém projetou essas armas, ou as adaptações, no caso armas, não necessitam de serem projetadas. Concluir não necessitar de projeto, não implica que não foi projetado; apenas que não necessita, só isso.