O que isso tem a ver com o fato de que existe uma acumulação desigual de capital?
Fala como se toda a renda gerada no país fosse capital ativo circulante...
ora bolas, tem tudo a ver. a desigualdade patrimonial é mais reflexo da desigualdade de rendimentos do que esta daquela.
Meio Ralwsiano isso, suponho que você deveria saber que não é assim que as coisam funcionam, primeiro porque é claro e óbvio que existe uma parcela significante de pessoas que dependem na íntegra da assistência governamental.
Realmente não faz sentido considerar que todo patrimônio não-governamental seja passível de gerar renda.
eu não disse que a prestação de serviço público deva ser, em cada caso, proporcional às contribuições feitas ou que o que for arrecadado dos mais ricos não deva ser em algum nível revertido em benefícios para
a sociedade (e não, note-se o detalhe, "para os mais pobres"). o meu problema é em especial com a expressão, tão em voga e paradigmática, de "redistribuição de renda". não desconsidero nem mesmo o fato de que haja gente séria que por justiça distributiva entenda mais ou menos o que eu disse, e não o que a expressão literalmente implica. mas, permita-me divagar um pouco, as idéias têm força e ações muitas vezes são reflexos de idéias e signos com idade de décadas que não raro se desvirtuaram e perderam o significado intendido, um longo dominó em que já não importam mais as marcações das primeiras peças. daí a necessidade que vejo de ser claro e mesmo repelir algumas expressões que podem vir a ter conseqüências nefastas ou, o que é pior, simplesmente frustrantes. daí a minha preocupação com o que pode parecer só picuinha. daí que eu prefira dizer que o brasil é economicamente desigual/há desigualdade de renda do que que no brasil haja uma "má distribuição de renda" ou o que o valha. detalhes...
um adendo; uma das melhores formas de ""distribuir renda"" é o controle inflacionário, cuja ausência por décadas, aliás, explica uma parte significativa da desigualdade econômica brasileira. é o tipo de medida de que a expressão "redistribuição de renda" justamente desvia o olhar.
Só pra saber, você é acadêmico de macroeconomia?
estudo direito.