Autor Tópico: Buraco mais em baixo!  (Lida 699 vezes)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Buraco mais em baixo!
« Online: 08 de Abril de 2008, 13:52:28 »
A velocidade da luz é o limite, um horizonte de eventos acontece como tragetória da luz para escapar da atração da gravidade, logo o que passa para dentro do horizonte de eventos, se não for mais rapido do que a luz, não escapa mesmo! A luz não é mais rapida do que ela mesma :stunned: logo fica por lá mesmo :P
Minha dúvida, bem tolinha por sinal, mas para minha cabecinha adolecente, um tanto confusa. Teoricamente a gravidade escapa do horizonte de eventos? Sua atração é sentida por corpos que passam perto do buraco negro certo? Logo a gravidade é mais rapida do que a luz?
Sejam gentis por favor, não precisam rir de mim, apenas, se for da vontade de vocês, respondam com carinho :vergonha:

beijos
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 13:54:37 por Lara »
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Buraco mais em baixo!
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2008, 20:50:18 »
Pense na gravidade como deformações do espaço que fazem com que a trajetória mais "curta" entre dois pontos seja curva (espirais malucas ou órbitas espirais elípticas MUITO feias). A luz simplesmente segue o caminho mais "curto".
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2008, 12:56:53 »
Tudo bem que sua explicação me lembrou dobra espacial, porém sei que não é disto que você, meu amado Elton, intencionou falar. Agora pensamos assim:
A gravidade não passa então de uma deformação espacial, onde a distância do nucleo da depressão espaço-tempo simula uma "descida" que quanto mais longe do nível do mar menor a inclinação da ladeira, porquanto, menor a força de aceleração, corrija-me se estou totalmente errada para que eu possa concluir uma idéia, por favor!

Beijo

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2008, 12:59:21 »
É quase por aí. ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2008, 13:25:46 »
Mas Elton, eu usei o exemplo que usei para você notar que a gravidade no caso é que faz o corpo descer ladeira abaixo, e fica anulado a gravidade ser a ladeira, veja que neste tosco exemplo eu usei o efeito como causa! Como vamos fazer para entender esta força tão misteriosa?
Algo de novo no front?

beijos

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2008, 23:35:04 »
Bom, eu não domino geometria diferencial nem relatividade geral, mas apesar daquela idéia de tela de borracha ser matematicamente precisa, lembre-se que analogias têm limite. Se você põe uma bolona numa tela de borrqacha e joga uma bolinha, é claro que a bolinha vai sofrer o efeito da gravidade e "descer a ladeira", como você disse. Mas quando você troca a tela de borracha pelo espaço-tempo, apesar de ele se distorcer da mesma forma, a razão pela qual a trajetória se desvia é que a deformação do espaço faz com que o caminho mais curto entre dois pontos não seja uma reta.

É fácil de ver isto: qual o caminho mais curto entre São Paulo e Beijing, levando em conta que devemos viajar pelo espaço curvo conhecido como crosta terreste? É uma reta?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!