Autor Tópico: Homeopatia "contra" a dengue no Rio (depois vem o quê? Cristais?)  (Lida 1297 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Homeopatia "contra" a dengue no Rio (depois vem o quê? Cristais?)
« Online: 11 de Abril de 2008, 20:02:54 »
Dengue: homeopatia na prevenção e tratamento

(Rio de Janeiro, BR Press) - Uma fórmula homeopática de remédio contra a dengue está circulando freneticamente pela internet. Mas o que muitos cariocas desesperados com o surto da doença não sabem é que se trata de uma fórmula em uso há nove anos, criada pela então presidente do Instituto Hahnemanniano do Brasil, Profa. Dra. Ana Teresa Doria Dreux (CRM no. 52.33019-0), hoje vice. "Desde então tratamos diversas pessoas, antes e depois de pegarem dengue, com resultados satisfatórios", diz a homeopata.

Naquela ocasião, Dra. Ana Teresa e outros colegas homeopatas foram chamados à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, por uma médica que lá trabalhava no setor de Homeopatia, Ela pediu-lhes para criar uma fórmula ou sugerir um medicamento que pudesse ajudar no tratamento da dengue. "Criei uma fórmula homeopática, que durante este tempo tem sido usada por mim e outros colegas homeopatas para prevenção e tratamento da dengue", conta.

[...]

Dr. Ana Teresa passou a distribuir a fórmula todos os anos para todos os funcionários do IHB, nas épocas de epidemia e, desde então, segundo ela, "nenhum funcionário (cerca de 22) contraiu a doença, mesmo os que moravam em locais endêmicos".

[...]

"O medicamento deve ser usado como PREVENTIVO da dengue, desta forma: tomar 3 glóbulos ou tabletes ou gotas, UMA VEZ AO DIA, enquanto durar a temporada da epidemia. Isso tanto para adultos como para crianças de qualquer idade, sendo que no caso de crianças não se usa a forma alcoólica. O medicamento deve ser dissolvido lentamente na boca.

Para bebês que não estão sendo amamentados, a mãe pode dissolver 2 glóbulos com uma colher de chá de água para facilitar a administração. Se o bebê estiver com MENOS de 3 meses e sendo amamentado, a mãe pode tomar 6 glóbulos antes de uma mamada que o efeito passará para o leite materno. Grávidas podem e DEVEM utilizar a fórmula.

[...]

Cuidados essenciais

Dr. Ana Teresa aposta na homeopatia, que, segundo ela, não dispensa nem interfere em outros cuidados médicos, mas adverte sobre a importância do combate ao vetor da dengue (o mosquito), da realização de exame soroólogico na suspeita da doença e da hidratação com soro caseiro.

"Deixo claro que esta é a minha experiência profissional como médica homeopata", ressalta. "Nos inúmeros casos que tenho tratado, a doença evolui de maneira branda, sem agravar ou deixar sequelas. Para os pacientes que usam a fórmula como preventivo, até hoje não houve um caso de contaminação, pelo menos a mim relatado", garante a médica.

Dr. Ana Teresa passou a distribuir a fórmula todos os anos para todos os funcionários do IHB, nas épocas de epidemia e, desde então, segundo ela, "nenhum funcionário (cerca de 22) contraiu a doença, mesmo os que moravam em locais endêmicos".

Alternativa ao repelente

Pode-se usar externamente a pomada de Ledum Palustre como repelente, que funciona de modo bastante eficaz e não traz alergias. "Mas só para quem NÃO PODE de geito (sic) nenhum usar repelente", adverte a médica.

Segundo ela, uma outra boa medida de prevenção é tomar vitaminas do complexo B, que eram usadas no Vietnã pelos soldados americanos. O complemento deixa um odor na pele que afasta o mosquito, e a vitamina C reforça o colágeno e a imunidade. "Existe o Teragran Jr., uma fórmula que reúne estas duas vitaminas, para crianças, que pode ser administrado por todos", ensina.

http://br.noticias.yahoo.com/s/09042008/11/saude-dengue-homeopatia-na-preven-tratamento.html

Talvez tenha um misto de realidade e ficção nisso (suspeito que principalmente quanto à vitamina), o que acaba sendo ruim na medida que fortalece a credibilidade da homeopatia.

http://br.noticias.yahoo.com/s/09042008/11/saude-dengue-homeopatia-na-preven-tratamento.html

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Homeopatia "contra" a dengue no Rio (depois vem o quê? Cristais?)
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2008, 22:42:50 »
Quando houve uma epidemia aqui andou circulando um remedinho para "prevenção" de homeopatia. Tinha o gosto ruim.

Sim, eu tomei. Minha mãe não iria sossegar enquanto eu "corresse risco" de pegar Dengue. E de graça, até injeção na testa.

Só que eu peguei Dengue naquela época. ::)

Agora eu tenho mais vantagens em discutir sobre tratamentos alternativos por aqui.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2008, 23:00:56 »
Dr. Ana Teresa aposta na homeopatia, que, segundo ela, não dispensa nem interfere em outros cuidados médicos, mas adverte sobre a importância do combate ao vetor da dengue (o mosquito), da realização de exame soroólogico na suspeita da doença e da hidratação com soro caseiro.

Pelo visto é o mesmo mecanismo de ação da pílula para acabar com a sede:

Duas pílulas e um copo de água gelada, a sede acaba. Se a sede persistir, você toma mais um copo de água, ajuda a diluir melhor a pílula.

Dr. Dodô.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2008, 12:59:15 »
Quando houve uma epidemia aqui andou circulando um remedinho para "prevenção" de homeopatia. Tinha o gosto ruim.

Sim, eu tomei. Minha mãe não iria sossegar enquanto eu "corresse risco" de pegar Dengue. E de graça, até injeção na testa.

Só que eu peguei Dengue naquela época. ::)

Agora eu tenho mais vantagens em discutir sobre tratamentos alternativos por aqui.

[woo]

Bem, você é cético, e é vastamente documentado que os céticos emanam energias negativas (nada mais são que oscilações vibratórias quânticas no sentido oposto) que anulam os efeitos das coisas em que duvidam. Tão mais poderoso é esse efeito quanto maior for a fé negativa do cético.

Um caso famoso no Brasil foi o de Thomaz Green Morthon, que teve que recorrer a ilusionismo para tentar salvar a tão necessária crença nos poderes maiores que as pessoas podem ter. Casos internacionais geralmente involvem o Randi, que tem um campo de anulação paranormal realmente forte, de tão amargo e ranzinza que ele é, provavelmente por não ser casado. Por que será? O ceticismo geralmente é fruto de frustrações diversas. As pessoas se frustram em experiências pessoais, provavelmente sexuais, no caso de Randi, e então generalizam, aplicam isso para todo tipo de coisa na vida, duvidam de tudo que possa ser bom.

[/woo]

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2008, 07:23:29 »
A IURD está distribuindo um "kit de proteção divina contra a dengue". O único item que faz sentido é uma capa para caixa d'água. O resto é do tipo "óleo santo".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!