Autor Tópico: 'Gênio' autista reproduz paisagem de Londres em detalhes  (Lida 2975 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
'Gênio' autista reproduz paisagem de Londres em detalhes
« Online: 11 de Abril de 2008, 20:22:24 »
'Gênio' autista reproduz paisagem de Londres em detalhes
 

Paisagem de Londres na visão de Stephen Wiltshire

Um artista britânico autista reproduziu com precisão a vista aérea de Londres em um painel de 4 metros depois de sobrevoar a cidade por apenas alguns minutos.

Stephen Wiltshire levou apenas cinco dias para produzir a obra, em caneta, tinta e lápis. O artista reproduziu em escala a maioria dos prédios compreendidos nos 14 quilômetros percorridos pelo artista, incluindo o exato número de andares e detalhes arquitetônicos das construções mais conhecidas.

A obra, em exposição no prédio da prefeitura de Londres, foi avaliada em 12,5 mil libras (cerca de R$42 mil).

O desafio de reproduzir a vista área da cidade foi proposto pelo canal de televisão britânico Channel 5 e virou tema do documentário Human Camera ("Câmera Humana", em tradução literal), exibido pela rede na quarta-feira.

Em 2001, a BBC fez um desafio similar. No documentário Fragments of Genius ("Fragmentos de um Gênio", em tradução livre), Wiltshire foi filmado sobrevoando Londres a bordo de um helicóptero e depois completando uma ilustração com escalas perfeitas de 12 prédios históricos e outras 200 construções localizadas nos sete quilômetros quadrados percorridos pelo artista. Ele completou a tarefa em apenas três horas.

Gênio

Wiltshire é considerado um dos 100 gênios autistas do mundo. O talento genial dos autistas já foi explorado no cinema com o filme Rain Man, de 1988, em que Dustin Hoffman faz o papel de um autista que é um gênio da matemática.

No caso de Wiltshire, no entanto, foi o talento como artista que o tornou conhecido. Ele começou a desenhar com apenas 5 anos de idade quando começou a estudar em uma escola para crianças especiais.

Logo as professoras perceberam que o aluno se comunicava através dos desenhos nos quais representava animais, ônibus e carros e, finalmente, construções arquitetônicas.

O talento do artista chamou a atenção da mídia pela primeira vez em um documentário sobre gênios autistas exibido pela BBC em 1987, The Foolish Wise Ones.

Desde então, Wiltshire vem realizando diversos trabalhos artísticos. Sua carreira como artista se tornou tão popular que a família abriu uma galeria dedicada à sua obra no centro de Londres, em 2006.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080410_genioautismolondres_np.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: 'Gênio' autista reproduz paisagem de Londres em detalhes
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2009, 21:04:53 »
Artista autista precisou apenas de 20 min. de memorização para recriar Nova York com impressionante riqueza de detalhes



Muita gente já deve ter escutado falar de Stephen Wiltshire. Ele é um artista que tem um dom absolutamente incomum. O inglês consegue memorizar paisagens em poucos minutos e depois desenhá-las com extrema precisão.

Ele está de volta, com um impressionante trabalho que mereceu destaque na imprensa internacional. De acordo com uma reportagem do britânico Daily Mail, ele simplesmente precisou de 20 minutos em um vôo panorâmico de helicóptero sobre Nova York para desenhar a mesma paisagem, em um quadro de 5,5 metros.




Se você comparar as imagens acima, perceberá que elas são incrivelmente complexas e idênticas, respeitando inclusive as proporções e detalhes. Destaque para o Empire States Building e o Chrysler Building, que podem ser vistos imponentes em meio a outros edifícios menores.

Diagnosticado com autista, o talentoso Stephen precisa apenas de seu iPod, algumas canetas e cerca de uma semana para terminar todo o processo artístico.

A reportagem cita que, em 2006, Stephen foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico por seus serviços à arte. Ele abriu sua própria galeria no Royal Arcade, no mesmo ano.



Ah, para quem se interessou em saber o que o rapaz escuta durante os desenhos, dá para dizer que o repertório é vasto. Ele ouve desde blues, soul, funk, pop, Back Street Boys, All Saints e, acredite, New Kids on the Block.

http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2009/10/30/artista-autista-precisou-apenas-de-20-minutos-para-recriar-nova-york-com-impressionante-riqueza-de-detalhes/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: 'Gênio' autista reproduz paisagem de Londres em detalhes
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 22:00:55 »
Explicando a capacidade de um autista, é basicamente um defeito genético. Apesar de parecer impressionante para nós, acostumados a memória seletiva, para a natureza é uma desvantagem a sobrevivência.

Um autista não seleciona as partes que deve ou não ser armazenados na memória. Enquanto nós reconhecemos a parte mais importante da visão de um castelo, um autista memoriza janela por janela. Na natureza é uma função inútil, já que "ocupa espaço nas gavetas" para coisas que não são importantes, basta um vago contorno do castelo para reconhecê-lo.

Como eu disse antes, é impressionante para nós, mas foi algo eliminado pela genética.

E não tendo a memória seletiva, os autistas tem problemas nas funções básicas da vida como colocar os sapatos...

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: 'Gênio' autista reproduz paisagem de Londres em detalhes
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2009, 23:39:13 »
Realmente para o dia-a-dia, esse tipo de memória seria vista como 'sem classificação' e dados sem classificação não são úteis na maioria dos casos... mas não deixa de ser impressionante e belo.

Mas seja sorte dele viver numa rara época de admiração e respeito por esse tipo de arte ou não, no momento é uma proeza e tanto...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!