Ok, aí vai mais uma dica. Muitas pessoas gostariam de poder acender/apagar a lâmpada da sala de dois pontos: -próximo a porta, para acender a luz no momento em que entra em casa pela porta da sala, e
-no corredor interno da casa para poder apagá-la no momento em que se sai da sala, rumo à outra parte do interior da casa.
E vice-versa. Só que em muitos casos, a sala tem apenas um interruptor e a pessoa gostaria de colocar um segundo, mas não sabe como fazer as ligações. E muitos pedreiros também não sabem. Pois bem, aí vai um esquema simples:

Além das ferramentas e de uma certa quantidade de fio extra (que depende da distância entre os interruptores), são necessários
dois interruptores
paralelos. Marque bem o nome, caso contrário é capaz de você ir no depósito de materiais e o vendedor te empurrar interruptor simples. Deixo a parte da quebradeira (ou das canaletas) a cargo do "pedreiro".
Na caixa de força da casa devem estar dois pontos onde você irá ligar o circuito. No caso de 110V (127V) há um ponto (ou fio) de fase e outro de neutro. Em 220V, os dois são de fase. Pois bem, você parte com um fio a partir de um dos pontos e o conecta no centro de um interruptor paralelo (a bolinha vermelha menor no desenho). Restam duas conexões vazias nesse interruptor. Cada uma delas deverá ser conectada a outra conexão no segundo interruptor, lembrando-se que não pode ser a conexão central. Com as duas pontas conectadas, resta apenas a conexão central, a qual será conectada a um ponto do soquete da lâmpada. E, finalmente, da outra ponta do soquete parte o fio que deverá ser conectado no outro ponto (o que ficou vazio) da caixa de força. Se você tiver feito tudo certo, você estará controlando a lâmpada de dois pontos.
"Ah, mas eu já tenho dois pontos na sala! O que eu queria mesmo era um circuito p/ comandar a lâmpada do corredor interno a partir de três pontos: um vindo da cozinha, um vindo da sala e outro vindo do quarto."Sem problema! Nesse caso, além dos dois interruptores paralelos, será necessário um
interruptor intermediário. O circuito ficará com essa cara:

Ao ter o interruptor intermediário em mãos, é importante identificar os pontos 1, 2, 3 e 4 para que não haja problemas na hora de fazer a instalação. O interruptor só tem duas posições: em uma o ponto 1 está ligado ao ponto 4 e o ponto 2 está ligado ao ponto 3, conforme o desenho. Ao mudar a posição do interruptor, o ponto 1 será ligado ao ponto 3 e o ponto 2 será ligado ao ponto 4. Tendo identificado os pontos, pode-se proceder às ligações do circuito.
O fio que vem da caixa de força conecta-se no centro do primeiro interruptor paralelo. As duas pontas restantes do paralelo devem ser ligadas aos pontos 1 e 2 do interruptor intermediário. As pontas 3 e 4 do interruptor intermediário devem então serem ligadas nas pontas exteriores do outro interruptor paralelo, restando apenas a conexão central livre. Essa conexão central deve ser ligada a uma das pontas do soquete da lâmpada, e o circuito termina de maneira igual ao anterior.
"Ah, mas eu não quero três pontos, eu quero quatro!"Nesse caso usa-se dois interruptores paralelos e dois intermediários, mas já não estou a fim de desenhar e nem de descrever nenhum outro circuito.