Enquete

Os presos devem exercer trabalho forçado nos presídios?

Sim.
15 (83.3%)
Não.
1 (5.6%)
Não sei.
2 (11.1%)

Votos Totais: 16

Autor Tópico: Trabalho forçado nos presídios  (Lida 1827 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Trabalho forçado nos presídios
« Online: 15 de Abril de 2008, 16:40:55 »
Os presos devem trabalhar para custear sua estadia nas instituições prisionais?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Trabalho forçado nos presídios
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2008, 16:46:45 »
Sim. E fim do auxílio-reclusão!

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2008, 16:54:00 »
Sim.

Mas eu trocaria a palavra 'forçado' por 'obrigatório'.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2008, 17:48:54 »
Limpar muros, pintar ruas, limpar praças, podar árvores, isso seria ótimo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2008, 18:33:05 »
Só para os detentos de menor periculosidade, diga-se de passagem...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2008, 18:36:56 »
Segundo a lei de execução penal todo preso deve trabalhar. A cada três dias trabalhados, reduz-se um da pena. Mas, evidentemente, não é trabalho forçado, não nos moldes dos presos com uniforme listrado e bolas de ferro nos pés...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2008, 18:40:06 »
Sim.

Já é assim: Com vocês a lei de execução penal quanto ao trabalho:
Art. 28. O trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva.

§ 1º Aplicam-se à organização e aos métodos de trabalho as precauções relativas à segurança e à higiene.

§ 2º O trabalho do preso não está sujeito ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

Art. 29. O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo.

§ 1° O produto da remuneração pelo trabalho deverá atender:

a) à indenização dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e não reparados por outros meios;

b) à assistência à família;

c) a pequenas despesas pessoais;

d) ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada e sem prejuízo da destinação prevista nas letras anteriores.

§ 2º Ressalvadas outras aplicações legais, será depositada a parte restante para constituição do pecúlio, em Caderneta de Poupança, que será entregue ao condenado quando posto em liberdade.

Art. 30. As tarefas executadas como prestação de serviço à comunidade não serão remuneradas.

SEÇÃO II

Do Trabalho Interno

Art. 31. O condenado à pena privativa de liberdade está obrigado ao trabalho na medida de suas aptidões e capacidade.

Parágrafo único. Para o preso provisório, o trabalho não é obrigatório e só poderá ser executado no interior do estabelecimento.

Art. 32. Na atribuição do trabalho deverão ser levadas em conta a habilitação, a condição pessoal e as necessidades futuras do preso, bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado.

§ 1º Deverá ser limitado, tanto quanto possível, o artesanato sem expressão econômica, salvo nas regiões de turismo.

§ 2º Os maiores de 60 (sessenta) anos poderão solicitar ocupação adequada à sua idade.

§ 3º Os doentes ou deficientes físicos somente exercerão atividades apropriadas ao seu estado.

Art. 33. A jornada normal de trabalho não será inferior a 6 (seis) nem superior a 8 (oito) horas, com descanso nos domingos e feriados.

Parágrafo único. Poderá ser atribuído horário especial de trabalho aos presos designados para os serviços de conservação e manutenção do estabelecimento penal.

Art. 34. O trabalho poderá ser gerenciado por fundação, ou empresa pública, com autonomia administrativa, e terá por objetivo a formação profissional do condenado.

§ 1o. Nessa hipótese, incumbirá à entidade gerenciadora promover e supervisionar a produção, com critérios e métodos empresariais, encarregar-se de sua comercialização, bem como suportar despesas, inclusive pagamento de remuneração adequada. (Renumerado pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)

§ 2o Os governos federal, estadual e municipal poderão celebrar convênio com a iniciativa privada, para implantação de oficinas de trabalho referentes a setores de apoio dos presídios. (Incluído pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)

Art. 35. Os órgãos da Administração Direta ou Indireta da União, Estados, Territórios, Distrito Federal e dos Municípios adquirirão, com dispensa de concorrência pública, os bens ou produtos do trabalho prisional, sempre que não for possível ou recomendável realizar-se a venda a particulares.

Parágrafo único. Todas as importâncias arrecadadas com as vendas reverterão em favor da fundação ou empresa pública a que alude o artigo anterior ou, na sua falta, do estabelecimento penal.

SEÇÃO III

Do Trabalho Externo

Art. 36. O trabalho externo será admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina.

§ 1º O limite máximo do número de presos será de 10% (dez por cento) do total de empregados na obra.

§ 2º Caberá ao órgão da administração, à entidade ou à empresa empreiteira a remuneração desse trabalho.

§ 3º A prestação de trabalho à entidade privada depende do consentimento expresso do preso.

Art. 37. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.

Parágrafo único. Revogar-se-á a autorização de trabalho externo ao preso que vier a praticar fato definido como crime, for punido por falta grave, ou tiver comportamento contrário aos requisitos estabelecidos neste artigo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2008, 18:41:21 »
No Brasil eles fazem bolas de futebol, costuram, fazem mesas e carrinhos de madeira...

As coisas úteis como consertar estradas, cortar o mato da beira das estradas, limpar praças e coisas do tipo são feitas pelo Exército... |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2008, 20:34:40 »
Sim.

Acho que nem obrigatório a rigor deveria ser. Se o detento não quer trabalhar, que não trabalhe. Mas também não vai comer.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2008, 20:35:14 »
A cada três dias trabalhados, reduz-se um da pena.
Acho isso errado. O que vocês acham?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2008, 20:42:44 »
Sim.

Acho que nem obrigatório a rigor deveria ser. Se o detento não quer trabalhar, que não trabalhe. Mas também não vai comer.

e isso não é obrigar? hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2008, 22:48:38 »

Não acho.
Um preso que se dispõe a trabalhar já demonstra , ao menos a propensão a recuperar a inserção social após o cumprimento da pena e isto merece incentivo; reduzi-la em 25% por trabalhar é para mim um motivo justo. Não concordo com outros dispositivos legais que permitem reduções de pena ( como o "bom comportamento")
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2008, 22:53:41 »

Não acho.
Um preso que se dispõe a trabalhar já demonstra , ao menos a propensão a recuperar a inserção social após o cumprimento da pena e isto merece incentivo; reduzi-la em 25% por trabalhar é para mim um motivo justo. Não concordo com outros dispositivos legais que permitem reduções de pena ( como o "bom comportamento")

Concordo. Mas também acho que o trabalho deveria ser obrigatório, e não dependente dele se dispor...

Mais ou menos nos moldes do "se trabalha, come", "se não trabalha, faz regime".

Quanta gente honesta precisa se matar trabalhando para sobreviver... dar tudo para presos é premiar a infração das leis.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2008, 00:29:25 »
Não daria certo.

Os presos não são escravos (não confundam com papo de "direitos humanos", me refiro que eles não foram treinados desde pequenos para obedecerem, e portanto serão revoltados). Os EUA tem prisões de segurança máxima onde enviam os presos o qual não se comportam nas outras. Mesmo eles permanecendo em celas 23 horas por dia e tendo 1 hora para correrem acorrentados em um pátido de 5x5m, policiais que baixam a guarda acabam morrendo esfaqueados com uma lasca de parede. Agora imagine ampliar essa rebeldia para todos os presos do planeta.
        Art. 31. O condenado à pena privativa de liberdade está obrigado ao trabalho na medida de suas aptidões e capacidade.
...
Alguém aí vai provar que eu sou capacitado a algo?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2008, 01:32:28 »
Segurança máxima seria uma penitenciária no meio do Alaska.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2008, 03:14:47 »

Nenhuma prisão é de "segurança máxima" se for gerenciada por humanos corruptíveis.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2008, 07:23:14 »

Nenhuma prisão é de "segurança máxima" se for gerenciada por humanos corruptíveis.
Nenhuma prisão é de "segurança máxima" se for gerenciada por humanos brasileiros corruptíveis.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2008, 09:39:21 »
Não daria certo.

Os presos não são escravos (não confundam com papo de "direitos humanos", me refiro que eles não foram treinados desde pequenos para obedecerem, e portanto serão revoltados). Os EUA tem prisões de segurança máxima onde enviam os presos o qual não se comportam nas outras. Mesmo eles permanecendo em celas 23 horas por dia e tendo 1 hora para correrem acorrentados em um pátido de 5x5m, policiais que baixam a guarda acabam morrendo esfaqueados com uma lasca de parede. Agora imagine ampliar essa rebeldia para todos os presos do planeta.
...

Sim... Você passará por uma avaliação. A maioria das pessoas podem sim aprender a fabricar bolas, fabricar carrinhos, sapatos, móveis etc. Na prisão industrial daqui de Gorpa os presos fabricam móveis. Tem uma empresa de móveis que paga o salário deles. Na pior das hipóteses você viraria professor dos presos já sabe ler e escrever...

Acho bom por que o preso sai de lá com ofício de marceneiro e consegue emprego facilmente. Se bem que lá eles tema té aula de yoga, o que pra mim é um absurdo.

Semana passado fugiu o primeiro preso desde a fundação da penitenciária. Não consigo entender por quê, tem gente (presidiário de cadeia) que protocola petição pedindo para ser internado lá...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2008, 10:34:42 »
Não daria certo.

...

Mas pera aí... escravos trabalham para lucro alheio. Eu estou falando de pagar a própria bóia.

Deixa o revoltado sem comer alguns dias que você vai ver a disposição dele para fugir ou qualquer outra coisa que demande energia.

Não consigo deixar de me revoltar com o sistema brasileiro. Eles tem férias lá... é claro que é difícil, mas são os próprios que criam os problemas. Fora isso, tem mais mordomias que muito trabalhador, que inclusive, passam fome.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2008, 11:23:19 »
Mas pera aí... escravos trabalham para lucro alheio. Eu estou falando de pagar a própria bóia.

Deixa o revoltado sem comer alguns dias que você vai ver a disposição dele para fugir ou qualquer outra coisa que demande energia.

Não consigo deixar de me revoltar com o sistema brasileiro. Eles tem férias lá... é claro que é difícil, mas são os próprios que criam os problemas. Fora isso, tem mais mordomias que muito trabalhador, que inclusive, passam fome.
Os presos nas prisões de segurança máxima passam 23 horas por dia nas celas. É pior que passar fome. E a maioria continua a ser como é, tentando assassinar policiais com armas feitas de papelão e giletes quebrados.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2008, 11:45:52 »
Mas não estou dizendo que reabilitação existe... isso é outro problema...

Estou dizendo que não é justo tanta gente honesta passar fome trabalhando e os presos ficarem jogando baralho o dia todo.

Eles custam demais aos cofres públicos e produzem nada. É isso que deveria ser atacado.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2008, 14:07:29 »
Nada pode ser feito quanto a isso.
Mas presos também não comem lagosta...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2008, 16:33:15 »
Nem trabalhadores...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2008, 07:29:25 »
Pelo fim do banho de sol, e início do banho de porrada três vezes ao dia :hehe:

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2008, 22:45:53 »
Mas não estou dizendo que reabilitação existe... isso é outro problema...

Estou dizendo que não é justo tanta gente honesta passar fome trabalhando e os presos ficarem jogando baralho o dia todo.

Eles custam demais aos cofres públicos e produzem nada. É isso que deveria ser atacado.

Exato.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!