Que tal uma discussão objetiva?
Eu estava pensando sobre o MST, e de repente percebi que não conheço absolutamente nenhum resultado que ele tenha conseguido. Tá, várias famílias foram assentadas aqui e acolá, mas esses assentamentos deram certo? As famílias que moram neles conseguiram alcançar um padrão de vida bom? Esses assentamentos conseguem funcionar sem precisar mais do MST?
Eu acabei de ir no site
http://www.mst.org.br/ procurando essas respostas, mas não achei nenhuma. A única coisa que eles falam é de luta, luta, luta. Os objetivos que eles descrevem lá são generalizados demais para se estabelecer parâmetros de avaliação inambíguos. São mencionados assentamentos mas não achei nenhuma avaliação dos resultados dos mesmos.
O site do MST não fala sobre resultados.Sinceramente, fiquei com uma impressão
muito ruim do MST agora. Se o objetivo desses assentamentos era fazer com que essas famílias produzissem seu próprio sustento, por que eles não dão atenção a isso?
A impressão que isso dá é a de que o objetivo da luta deles é a própria luta. Assim como em
Tropa de Elite "o Sistema existe para resolver os problemas do próprio Sistema", a Luta parece existir apenas para dar continuidade a si mesma.
Qualquer luta genuína por direitos deve ter como objetivo primário tornar-se desnecessária e conseqüentemente extinguir-se.