Autor Tópico: Engordar engorda  (Lida 1418 vezes)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Engordar engorda
« Online: 18 de Abril de 2008, 07:19:52 »
Citação de: Folha Online
Estudo aponta que gordura abdominal estimula obesidade

da BBC Brasil

O excesso de gordura na barriga pode estimular a fome e induzir à obesidade, sugere um estudo realizado no Canadá.

Segundo a nova pesquisa, publicada pela revista científica da Federation of American Societies of Experimental Biology, a camada de gordura do abdômen produz um hormônio conhecido como neuropeptídeo Y (NPY), que estimula o apetite e é produzido também pelo cérebro.

A ação deste hormônio, por sua vez, estimularia a reprodução das células adiposas, o que acelera a obesidade.
"Esse processo pode se transformar em um ciclo vicioso em que o NPY produzido pelo cérebro faz você comer mais e acumular mais gordura na barriga", diz Yaiping Yang, que liderou o estudo.

"Essa camada gordurosa produz então mais hormônios NPY, o que leva a um aumento no número de células gordurosas."

Obesidade

Estudos anteriores já indicavam que a produção excessiva do hormônio neuropeptídeo Y é um dos principais fatores que leva os obesos a comer mais.

A obesidade, independente do local em que a gordura é acumulada, faz mal à saúde. No entanto, a gordura abdominal é considerada mais perigosa porque aumenta o risco de doenças cardíacas, diabete tipo 2, pressão alta e alguns tipos de câncer.

Segundo Yang, o próximo passo da pesquisa será identificar se o NPY produzido pelo abdômen também é liberado no sistema circulatório, o que poderia afetar as mensagens que o cérebro envia sobre a sensação de fome.

Caso o hormônio possa ser encontrado na corrente sangüínea, o pesquisador afirma que será possível desenvolver um exame simples de sangue para detectar qualquer aumento no nível de NYP.

"Se conseguirmos detectar o NPY cedo e identificar pacientes com risco de obesidade abdominal, podemos fazer um tratamento para impedir a ação do hormônio", afirma Yang.

"Seria muito mais fácil usar medicamentos para prevenir a obesidade do que tratar doenças causadas por ela", conclui.

Descobertas

De acordo com o diretor do Fórum Nacional para Obesidade do Reino Unido, David Haslam, o estudo oferece mais informações sobre os mecanismos complexos que regulam o processo de armazenamento e processamento de gordura.

"Essa é uma das descobertas que, e num futuro próximo, pode levar a um modo de manipular o ciclo vicioso deste hormônio", afirma Haslam. "Não é ficção científica pensar que é possível encontrar um modo de bloquear sua ação."
Basta ver as pessoas em volta pra perceber que manter o peso não é difícil, mas perder ele pode ser quase impossível.

Dá indignação ver pais que não se importam dos filhos engordarem ou que até superalimentam eles. Já conheci uma loira que apesar de ser bonita, ter o corpo em forma e fazer academia tinha uma filha pequena muito gorda. Dava vontade de perguntar porque diabos ela cuidava da própria saúde e deixava a filha ficar daquele jeito.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Engordar engorda
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2008, 10:11:43 »
Dá indignação ver pais que não se importam dos filhos engordarem ou que até superalimentam eles. Já conheci uma loira que apesar de ser bonita, ter o corpo em forma e fazer academia tinha uma filha pequena muito gorda. Dava vontade de perguntar porque diabos ela cuidava da própria saúde e deixava a filha ficar daquele jeito.

Ué, nunca ouviu aquela "sabedoria de vó" que diz que criança saudável é criança gordinha? A mesma sabedoria de vó que diz que pra comida ser saudável, tem que ser comida com garfo e faca e tem que ter arroz...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2008, 16:22:43 »
Criança saudável é criança saudável.

E na casa da vovó só dava feijão com farinha e banana ::).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2008, 23:29:17 »
Desde 2004 há uma cirurgia de redução de estômago que inclui a remoção do omento (porção gordurosa e vascularizada junto ao estômago) para reduzir a produção do NPY. Além disso tiram parte do intestino delgado para que chegue mais rápido o sinal de saciedade durante a refeição.
Um amigo passou por isso e resolveu a obesidade, pressão alta, diabetes e início de deterioração do fígado, mas deve ter sido uma barra reeducar a alimentação.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2008, 08:44:32 »
Desde 2004 há uma cirurgia de redução de estômago que inclui a remoção do omento (porção gordurosa e vascularizada junto ao estômago) para reduzir a produção do NPY. Além disso tiram parte do intestino delgado para que chegue mais rápido o sinal de saciedade durante a refeição.
Um amigo passou por isso e resolveu a obesidade, pressão alta, diabetes e início de deterioração do fígado, mas deve ter sido uma barra reeducar a alimentação.

Mas isso é somente para casos extremos. Para os barrigudinhos moderados, exercícios e alimentação saudável devem ser prioridade e não medicamentos e intervenção cirúrgica.

Ou como uma prima minha com 75kg e 1,60 de altura quer fazer, engordar até poder entrar no critério do SUS para uma cirúrgia de redução do estômago... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2008, 12:45:07 »
Poxa, esconde uma bolinhas de chumbo no cabelo que fica mais fácil...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2008, 15:25:45 »

Mas isso é somente para casos extremos. Para os barrigudinhos moderados, exercícios e alimentação saudável devem ser prioridade e não medicamentos e intervenção cirúrgica.

Ou como uma prima minha com 75kg e 1,60 de altura quer fazer, engordar até poder entrar no critério do SUS para uma cirúrgia de redução do estômago... ¬¬
Claro, a cirurgia é último recurso. No caso do meu amigo era o mais indicado e funcionou bem.
No meu caso, tenho que usar cinturão de mergulhador para não ser levado pelos ventos mais fortes  :D

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2008, 21:00:59 »
Ainda bem que não tenho esse pró.

Sou magro de ruim, como bastante, inclusive um monte de chocolate todo dia e não tenho problema de obesidade, pelo contrário, sou abaixo do peso pra minha idade (e muito =P).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2008, 21:56:09 »
Então estamos com o mesmo "problema", eu como muuuuito bem, e não faço restrições a chocolate algum. Para minha altura de 1,95m acho que o peso de 67kg deixa muita gente com inveja, mas já percebi que estou engordando em média um quilo a cada cinco anos, imagine quando eu chegar aos 100.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2008, 06:50:13 »
Eles resistam as pessoas na hora de pesar nessas novas regras para modelos não serem magras? Ora, umas bolota de chumbos debaixo do cabelo ou algum orifício...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2008, 13:26:23 »
Então estamos com o mesmo "problema", eu como muuuuito bem, e não faço restrições a chocolate algum. Para minha altura de 1,95m acho que o peso de 67kg deixa muita gente com inveja, mas já percebi que estou engordando em média um quilo a cada cinco anos, imagine quando eu chegar aos 100.

Você pesa 67 kg e tem 1,95 cm de altura????
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2008, 15:29:21 »
Ai ai... e a minha balança... :(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2008, 16:26:54 »

Bem, depois do almoço posso estar com 68 kg, :)
Pouco mais no inverno, pouco menos no verão.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2008, 17:04:49 »

Ué, nunca ouviu aquela "sabedoria de vó" que diz que criança saudável é criança gordinha? A mesma sabedoria de vó que diz que pra comida ser saudável, tem que ser comida com garfo e faca e tem que ter arroz...

É desse jeito mesmo. Infelizmente...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2008, 17:05:47 »

Bem, depois do almoço posso estar com 68 kg, :)
Pouco mais no inverno, pouco menos no verão.

Quando chove você nem mesmo se molha então...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2008, 20:31:01 »
:histeria:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2008, 15:41:29 »
Corro por entre as gotas da chuva, às vezes alguma me pega por acidente.  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!