Da wikipédia:
A "Lei de Parkinson" pode ser melhor generalizada como: "A demanda sob um recurso sempre expande para adequar-se à oferta daquele recurso." Geralmente uma extensão é adicionada à essa frase, notando que "o inverso não é verdade".http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_ParkinsonEstava pensando. Acho que administrações públicas são mais suscetíveis à "lei de Parkinson", por não haver uma pressão tão grande para economia/lucro. Em vez disso há verbas padrão para isso ou para aquilo, que em muitos casos, especialmente para coisas de necessidade duvidosa, são certas, não é algo que corre o risco de faltar.
Ou seja, há as pessoas de um cargo tal, que por sua vez tem por definição uma verba X para todas suas atividades, podem contratar até 25 empregados, e etc. Será que isso não tende a acabar "dando um jeito" de ser necessário de ser usado ao máximo, eventualmente "precisando" de mais recursos?
Enquanto isso, em administrações privadas, geralmente não há sequer a possiblidade dessa generosidade com recursos; o dinheiro tem que vir de algum lugar, e não será de taxas cobradas compulsoriamente de toda população, em todos produtos que precisam para viver. Será da receita da empresa, que depende da sua capacidade de fornecer um produto ou serviço pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar, que achem que vale mais que o do concorrente.