Autor Tópico: A caveira de cristal asteca  (Lida 1351 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
A caveira de cristal asteca
« Online: 19 de Abril de 2008, 10:33:26 »
Muitos aqui já devem ter ouvido falar da famosa "caveira de cistal", inclusive sobre suas conexões com supostas antigas civilizações tecnologicamente avançadas, ou mesmo extra-terrestres que teriam visitado a Terra em épocas remotas.

Pois bem. Agora um comunicado do museu do Quai Branly, em Paris, afirma que uma delas (das doze espalhadas pelo mundo) foi analisada por pesquisadores e constatou-se que a mesma foi feita no fim do século 19.

A escultura fora adquirida em 1878 pelo explorador Alphonse Pinart, que havia visitado a região asteca.

A análise que apontou a falsificação foi feita por técnicos do C2RMF (Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França), mas as suspeitas sobre a autenticidade da peça são antigas. Uma das caveiras de cristal, em poder do Museu Britânico, também fora examinada duas vezes, em 1996 e 2004, e nas duas ocasiões surgiram indicações de fraude, apesar de os relatórios finais nunca terem sido divulgados.

Para os pesquisadores franceses resta pouca dúvida sobre a fraude de sua peça, marcada por sulcos e perfurações, que "revelam o uso de brocas de joalheiro e outras ferramentas modernas", segundo o C2RMF. "Nunca essa precisão técnica foi vista em arte pré-colombiana."

Coincidentemente, o filme "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", o quarto da série, chega às telas nesse momento.

Apesar do diagnóstico de falsificação -possivelmente válido para as outras 11 caveiras também-, a peça de Paris será exposta ao público a partir de 20 de maio, para coincidir com a premiére do novo filme de "Indiana Jones" no Festival de Cannes.

Dessa vez Indy chegou tarde demais. Tá ficando velho!  :biglol:
« Última modificação: 19 de Abril de 2008, 10:35:39 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: A caveira de cristal asteca
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2008, 16:38:11 »
Isso vai cai como uma bomba no mundo New Age

Eu sinto que eles vao ter más vibraçoes

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2008, 22:03:49 »
E não há um unico registro de caveiras de cristal em nenhum sitio pré-colombiano....é que isso foi moda no século 19...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2008, 22:25:45 »
E não há um unico registro de caveiras de cristal em nenhum sitio pré-colombiano....é que isso foi moda no século 19...

Cuidado!
A maldição da caveira de cristal poderá se abater sobre você, infiel.  :twisted:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!