Autor Tópico: São Paulo é atingido por tremor de 5,2 graus na escala Richter  (Lida 1489 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
São Paulo é atingido por tremor de 5,2 graus na escala Richter
« Online: 22 de Abril de 2008, 21:59:46 »
da Folha Online

Moradores de São Paulo sentiram um tremor de terra na noite desta terça-feira. O tremor foi sentido em todas as regiões da cidade e algumas áreas da Grande São Paulo.

O epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 270 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo e atingiu 5,2 graus na escala Richter, de acordo com o Laboratório de Sismologia da UnB (Universidade de Brasília).

"É um terremoto raso. Pela escala, toda cidade de São Paulo e a região metropolitana deve ter sentido. Em todo raio de 300 km do evento ele pode ser sentido", disse George Sand, professor-doutor do laboratório. Segundo ele, não há como prever novos tremores.

Os telefones do Corpo de Bombeiros estão congestionados devido ao elevado número de ligações efetuados pelos moradores assustados com o tremor.

De acordo com os bombeiros, moradores de Barueri, Itapecerica, Cotia e Osasco também sentiram os tremores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u394686.shtml

Alguém sentiu alguma coisa? :duvida:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Rhyan

• Visitante
Re: São Paulo é atingido por tremor de 5,2 graus na escala Richter
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2008, 22:03:13 »
Eu não, mas meu irmão e minha avó sentiram.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2008, 22:11:30 »
Estou há 350km do epicentro, li que o limite máximo pra sentir o tremor é de 300. Litoral norte do PR pra cima...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2008, 22:12:51 »
Aqui em casa apenas eu percebi. Estranhei o tremor da janela e do chão desacompanhado de qualquer som de caminhão pesado na rua. Até anotei num papel onde estava escrevendo a hora para procurar na net se teria alguma informação em algum site de sismologia, não imaginava que já apareceriam notícias na TV.

Tendo sido o epicentro no oceano atlântico, não há risco de "tsunamis" no litoral?  :hein:

Um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter foi sentido no final da noite desta terça-feira (22) em São Paulo. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o tremor ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo, ocorreu às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG83241-6009-518,00-UM+TREMOR+DE+TERRA+E+SENTIDO+EM+SAO+PAULO.html

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2008, 22:17:56 »
E há quem duvide que o Aquecimento Global não tem culpa nisto?  ::)
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2008, 22:20:54 »
Tendo sido o epicentro no oceano atlântico, não há risco de "tsunamis" no litoral?  :hein:
Ainda bem que eu estou quase no topo de uma montanha :lol: (Curitiba fica a 900 metros do nível do mar)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2008, 22:23:51 »
Ainda bem que eu estou quase no topo de uma montanha :lol: (Curitiba fica a 900 metros do nível do mar)

Quando a terra se abrir, o buraco vai ser maior.  :twisted:

:biglol:
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 07:31:35 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2008, 22:55:46 »
É sério mesmo?

Senti umas vibrações na mesa em que estou digitando agora, mas achei que era algo na CPU de tão  fraco que foi.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2008, 00:05:01 »

Deve ter vários capítulos nos relatórios "científicos" dos vagabundos hippies salafrários do IPCC sobre como os terremotos são causados por aquecimento global, sem falar a epidemia da dengue atual no Rio, e quem sabe até o assassinato da menina Isabela.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2008, 00:07:29 »

Em algum jornal algum cientista, geólogo ou algo do tipo, disse que é um tipo de terremoto diferente que causa tsunamis, não apenas tremores, mas teria que ser algo como uma placa dando uma subidinha sobre a vizinha, enquanto a vizinha desce sob ela. Não sei como eles sabem que não teria sido um caso desses, talvez por alguma peculiaridade dessas placas daqui especificamente.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2008, 00:37:21 »
Eita! :o
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2008, 00:47:16 »

Deve ter vários capítulos nos relatórios "científicos" dos vagabundos hippies salafrários do IPCC sobre como os terremotos são causados por aquecimento global, sem falar a epidemia da dengue atual no Rio, e quem sabe até o assassinato da menina Isabela.

Off: aquecimento global tem alguma coisa a ver com terremotos?  :hein:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2008, 00:52:52 »
Não, e para fins de esclarecimento, nenhum cientista disse isso, seja em relatórios do IPCC ou em qualquer outro lugar. Exceto talvez por algum eventual cientista mais ignorante se metendo a falar de uma área que conhece menos que a média da população leiga.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2008, 00:54:16 »
ou, mais provável, algum jornalista.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2008, 01:03:54 »
Pelo que li aqui, o tremor foi sentido do Rio de Janeiro a Santa Catarina. Eu estava voltando p/ casa de ônibus e não senti tremor algum. Quando cheguei em casa, minha mãe me perguntou se eu o tinha sentido, e disse que viu alguns objetos se mexendo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2008, 01:05:21 »
Não, e para fins de esclarecimento, nenhum cientista disse isso, seja em relatórios do IPCC ou em qualquer outro lugar. Exceto talvez por algum eventual cientista mais ignorante se metendo a falar de uma área que conhece menos que a média da população leiga.

Já tive um amigo que discutiu comigo que o aquecimento global teve influência no tsunami, disse que viu na Superinteressante e outro amigo confirmou.

Leigo no assunto: pra mim a única coisa lógica do aquecimento global influenciar um tsunami seria que devido ao aquecimento, um volume maior de água estaria no mar fazendo com que mais água fizesse parte das ondas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2008, 01:16:34 »
. Quando cheguei em casa, minha mãe me perguntou se eu o tinha sentido, e disse que viu alguns objetos se mexendo.

Poltergeist. Vocês ateus acreditam em qualquer coisa sem exigir provas, desde que não sejam fantasmas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2008, 01:21:11 »

Já tive um amigo que discutiu comigo que o aquecimento global teve influência no tsunami, disse que viu na Superinteressante e outro amigo confirmou.

Leigo no assunto: pra mim a única coisa lógica do aquecimento global influenciar um tsunami seria que devido ao aquecimento, um volume maior de água estaria no mar fazendo com que mais água fizesse parte das ondas.

Eu não ponho a minha mão no fogo pela Superinteressante, mas acho que eles podem ter se confundido, porque, jutamente por isso que falou do maior volume de água, se teria uma diminuição das praias e etc, talvez eles tenham confundido isso com tsunami.

Acho que tsunamis especificamente não seriam consideravelmente piores depois que se tivesse menos área continental, no máximo, obrigaria as pessoas a morarem mais apinhadas em alguns lugares, e coisas como tsunamis poderiam fazer mais vítimas. Mas acho que não deveria ser muito mais do que um que já acontecesse agora, não é como se não houvessem áreas costeiras densamente habitadas.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2008, 12:50:24 »
Em algum jornal algum cientista, geólogo ou algo do tipo,

Algo do tipo foi foda! heauaehuaehe, agora me senti um extraterrestre.

disse que é um tipo de terremoto diferente que causa tsunamis, não apenas tremores, mas teria que ser algo como uma placa dando uma subidinha sobre a vizinha, enquanto a vizinha desce sob ela. Não sei como eles sabem que não teria sido um caso desses, talvez por alguma peculiaridade dessas placas daqui especificamente.

Ele tem razão. A região do litoral de São Paulo não é uma região de choque de placas, é apenas uma região bastante fraturada e falhada devido à separação da placa que contém a América da placa que contém a África. No Google Earth vc pode ver algo que parece uma "espinha dorsal" entre estes 2 continentes, que não por acaso se chama de Cadeia Dorsal Meso-Oceânica. O que acontece ali é que 2 placas se separam e existe um contínuo preenchimento do espaço gerado com material vulcânico. Como a América do Sul é empurrada em direção à Àsia por este movimento, a placa da America vai "amassando" pois se choca com a placa de Nazca, gerando os Andes.

Como não existem placas se separando ou "entrando uma por baixo da outra" (subducção) no litoral de SP, os terremotos são fracos demais para gerar grandes movimentos de massa de água como Tsunamis. Não se esqueçam que a escala usada para mediçao é logarítmica, o que eu acho, aliás, uma estupidez para fins de esclarecimento popular. Um Terremoto de 6 graus não é apenas 16,6% maior do que um de 5 graus, como os números indicam. Na verdade, ele gera quase 50% a mais em energia.
« Última modificação: 23 de Abril de 2008, 12:53:07 por Iconoclasta SP »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Abril de 2008, 14:31:48 »

A única coisa que senti tremer foi o meu estômago rugindo de fome, hehehe...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #21 Online: 24 de Abril de 2008, 14:38:29 »
Bem, pelo menos este terremoto serviu para lembrar a populaçao que temos cientistas e para desviar um pouco a atençao do caso da garotinha morta
« Última modificação: 24 de Abril de 2008, 14:55:04 por Andre Luiz »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Abril de 2008, 14:47:39 »
Thanks God!
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #23 Online: 24 de Abril de 2008, 15:42:45 »
Eu estava no início de uma aula, com todo agito, se houve tremor ninguém sentiu.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 24 de Abril de 2008, 16:49:38 »

A única coisa que senti tremer foi o meu estômago rugindo de fome, hehehe...

Isso que dá abster-se de comer um bom churrasco... :)

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!