Olá Jcatino.
O exame para hepatite c começou a ser feito nessa época 94. Até então era tida como hepatite não a e não b. Conheço pessoas que eram doadores rotineiros em hemocentros e que só por volta de 99 foi detectado.
Deve ter sido por aí mesmo, na verdade fiquei 94 e 95 em Rib Preto, desde 91 foi feito o sistema e depois teve suporte, de 94 a 95 fiquei eu instalando o sistema que já estava em Campinas.
Campinas, na unicamp, é referência na doeça.
O prédio do Hemocetro fica no Barão Geraldo, na Unicamp, enfrente ao campus imagino que de medicina. Não sabi que era referência da doença, mas agora que vc fala, eles estavam bastante interessados nos exames de Hepatite C e o tratavam como 'a menina dos olhos' assim como HTLV (Aids)
O brasil esta em 2 no ranking da hcv. Perde para o japão por causa da acumpuntura.
Vou me lembrar disso a poxima vez que me falarem de acupuntura :O)
O problema da hcv é que ela é lenta (20, 30, 40 anos) para se manifestar. Quando a pessoa percebe os sintomas, já esta no bico do corvo. Quem jogou futebol nos anos 70 e 80, times profissionais e amadores, sabe o que é gulcoenergam. Como na época as seringas eram reutilizadas e farmácias aplicavam a gluco e depois usavam a mesma seringa no paciente com gripe, a contaminação é bem grande. Cem por cento dos casos de cancer que começa no fígado esta relacionado com hcv. Boa notícia, é muito raro a contaminação sexual. Não conheço nenhuma.
100% dos casos de câncer de fígado ? Onde a gente encontra um Stéfano quando a gente precisa de um ... ?

Ou seria 100% dos casos no grupo de risco que vc apontou ?
Posso ser inconveniente ? Vc esta com Hep C ?
Diogo, para vc levar a sério. Pode apostar o seu saco. Se vc conhecer 50 pessoas que estão na faixa de idade que te falei, e todas fizerem o exame, aposto que pelo menos 2 ou 3 darão positivo. O exame é gratuíto.
Antes de ficar apostando depósitos animados de espermatozóides...
Eu entendi que vc está dizendo que os exames antigos não eram confiáveis e que a doença é lenta. Eu estou reforçando seu argumento, de alguma maneira, dizendo que se até sífilis mata porque o cara não sabe ou não se trata, que é uma doença curável (aliás, até TB mata!), imagina Hepatite C... mas a sua taxa de 3 a cada 50 seria 6% da população. Acho que não morre isso de câncer de fígado, então, não há algum problema com os seus números ?