Autor Tópico: Estudo: pessoas competitivas sofrem mais com estresse  (Lida 483 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Estudo: pessoas competitivas sofrem mais com estresse
« Online: 25 de Abril de 2008, 14:41:05 »

Pessoas que se preocupam muito em subir na escala social também sentem mais dor quando descem um degrau, segundo um estudo com 72 voluntários que mostra que os cérebros humanos estão altamente ligados à hierarquia. A pesquisa sugere que pessoas competitivas têm risco elevado de desenvolver problemas de saúde ligados ao estresse. O estudo foi publicado ontem na revista Neuron.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental americano (NIMH, na sigla em inglês), montaram uma simularam uma hierarquia social em forma de ranking, classificando os 72 participantes em diferentes status que representavam suas supostas habilidades em um jogo de computador. Os voluntários viram fotos dos oponentes e seus resultados no jogo.

De acordo com exames de tomografia, quando um jogador via a foto de um oponente dito superior, as regiões utilizadas para fazer julgamentos pessoais e de status social eram ativadas, segundo o site LiveScience.

Ao ganhar de um jogador supostamente melhor, áreas cerebrais ligadas ao planejamento de ações eram acionadas. Por outro lado, regiões relacionadas à dor emocional e frustração entravam em atividade quando um voluntário perdia para um jogador supostamente inferior.

Com base em questionários e nos exames, percebeu-se que pessoas que tiveram maior exaltação enquanto estavam em primeiro lugar também apresentaram maior atividade em regiões ligadas à dor emocional, quando perdiam para um adversário.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2797949-EI8147,00.html

Eu quase estraguei um feriado na praia com a "patroa" e mais alguns amigos por causa de uma série de derrotas consecutivas no truco!

Fico puto quando só perco... |(

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Estudo: pessoas competitivas sofrem mais com estresse
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2008, 16:07:22 »
Minha experiencia pessoal corrobora a reportagem. As duas vezes que tive problemas financeiros para dar continuidade a faculdade eu fiquei com depressão, aos 19 anos e aos 21.

Depois que estava com grana, trabalhando na políticia militar, então tive problemas com horários que me impediam de estudar com proveito. Agora não era grana e sim a falta de tempo. Pirei novamente e foi diagnosticado o transtorno bipolar do humor. Eu queria até matar alguns, apesar de ter sido ameaçado também, naquele jeitinho educado que eles tem de fazer o enquadramento dos novatos.

Felizmente hoje isso tudo está superado, e hoje tenho pleno controle emocional, mesmo eu tendo que utilizar o complemento farmacológico. É só alegria, é muito bom estar saudável.  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Biro

• Nível 06
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2008, 16:41:22 »
Esse conceito de pessoa competitiva é muito amplo.
Tem gente que não aceita perder por ego. Essas são aquelas que reagem pior se perderem na frente dos outros. Elas são obiviamente mais estressadas. Competem o tempo todo, mesmo com as pessoas que amam, e querem sempre estar "bem na fita".
Mas é bem sabido que quando você está num jogo, ele é muito mais interessante quando você se esforça ao maximo para jogar. Então as vezes alguém pode parecer extremamente competitivo, mas aquilo tudo é pelo prazer de uma partida bem disputada. Quem aqui não gosta de encontrar um adversario entendido num jogo que você é bom? Seja videogame, xadrez, logica, volei...

Então eu acho que esse negocio dos competitivos se estressarem mais depende do motivo dessa competitividade. Se você é competitivo para provar aos outro e para você mesmo, ou se é para ter uma partida mais emocionante.

Isso se aplica em casos como promoção profissional por exemplo. Claro que todos querem um cargo melhor, mas até que ponto você que os beneficios do cargo, ou o fato do não suportar o colega ter conceguido a promoção e você não?
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2008, 22:09:51 »
Então eu acho que esse negocio dos competitivos se estressarem mais depende do motivo dessa competitividade. Se você é competitivo para provar aos outro e para você mesmo, ou se é para ter uma partida mais emocionante.

Falou tudo. Aliás, os que tem esse estresse e precisam contar uma estória melhor e 'ganhar' sempre, ainda conseguindo melhores cargos acabam desenvolvendo uma enorme insegurança. Ou ao contrário, talvez a insegurança nunca resolvida os leva a sempre demonstrar que sabem de tudo, e ganham sempre.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!