Autor Tópico: A grande questao da Criatividade  (Lida 1506 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline polvoazul

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 2
A grande questao da Criatividade
« Online: 29 de Abril de 2008, 12:40:05 »
Eu confio na logica para discutir, ou para resolver boa parte do q encontro na vida. Alem disso eu tento sempre me manter aberto a novas formas de pensar, imagino q vcs aqui do forum sejam assim tambem.

A questao da criatividade é bem intrigante. Ela esta fora da logica:

vou dar um exmplo:

Uma prova matematica consiste em partir de premissas verdadeiras e, por meio de operacoes validas chegar a uma conclusao nova e consequentemente, valida.

tudo isso é rigorasamente logico, porem, o q nos faz escolher as operacoes validas?
nao é a tentativa e erro, claro q nao. Existem infinitas operacoes, e de todas nós escolhemos a melhor. Nos nao avaliamos todas para chegar à melhor. nos tivemos uma ideia! :idea:

q processo levou a essa ideia?

tenho vario outros exeplos e perguntas q eu considero fora da logica, ou melhor acima da logica. englobando a logica.

com certeza alguns deles devem estar errados, porque eu esqueci algum detalhe. mas muitos ainda ficam.

 o q q vcs acham?




Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2008, 22:01:17 »
Eu confio na logica para discutir, ou para resolver boa parte do q encontro na vida. Alem disso eu tento sempre me manter aberto a novas formas de pensar, imagino q vcs aqui do forum sejam assim tambem.

A questao da criatividade é bem intrigante. Ela esta fora da logica:

vou dar um exmplo:

Uma prova matematica consiste em partir de premissas verdadeiras e, por meio de operacoes validas chegar a uma conclusao nova e consequentemente, valida.

tudo isso é rigorasamente logico, porem, o q nos faz escolher as operacoes validas?
nao é a tentativa e erro, claro q nao. Existem infinitas operacoes, e de todas nós escolhemos a melhor. Nos nao avaliamos todas para chegar à melhor. nos tivemos uma ideia! :idea:

q processo levou a essa ideia?

tenho vario outros exeplos e perguntas q eu considero fora da logica, ou melhor acima da logica. englobando a logica.

com certeza alguns deles devem estar errados, porque eu esqueci algum detalhe. mas muitos ainda ficam.

 o q q vcs acham?





Acho que convém esclarecer alguns termos que você utilizou para definir o problema. O texto abaixo (http://www.espacoacademico.com.br/054/54silvafilho.htm) pode ajudar nesse sentido:

Lógica pode ser definida como a ciência que estuda o pensamento e raciocínio. Você pode solucionar problemas através do método de tentativa e erros ou utilizando-se da lógica e raciocínio analítico, de maneira sistemática e gradual. Para tanto, você necessita coletar informações necessárias a serem usadas na solução do problema, bem como relacionando e adaptando essas informações a fim de chegar a uma solução.

Os problemas que você encontra em atividades escolares ou na universidade, em livros e em jogos são geralmente utilizados em exercícios e provas de instituições de ensino, assim como em testes de aptidão. As escolas e universidades são então encarregadas de ensinar técnicas, métodos e estratégias necessárias à solução desses problemas. Embora esses problemas sejam úteis na formação das pessoas, eles não preparam o indivíduo integramente para os problemas reais da vida.

Problemas reais da vida exigem soluções criativas. É preciso estimular as pessoas a desenvolverem a criatividade. Isto deveria constar nas premissas da formação dos estudantes. As pessoas em seu cotidiano necessitam lidar com situações para as quais nada aprenderam na escola.

Imagine que você se encontra num processo de seleção de candidatos, pela primeira vez, e dispõe de aproximadamente 10 minutos para entrevistar cada candidato. Considerando que haja 50 candidatos, a serem entrevistados num único dia, você precisará de aproximadamente, um período de 8 horas para entrevistar todos eles. Suponha ainda que você estaria selecionando uma pessoa com a qual você iria trabalhar durante os próximos 5 anos. Numa situação como essa, o avaliador tem em mãos as informações contidas nos currículos dos candidatos, além de outros documentos exigidos de todos os candidatos. Entretanto, você dispõe de apenas 10 minutos para entrevistar cada candidato.  Tomar a decisão de qual candidato selecionar levará em conta todos os dados apresentados pelos candidatos. Mas, os são insuficientes a tomada de decisão. Você precisará também contar com algo mais, isto é, sua capacidade criativa de formular questões que o auxiliem no processo de escolha. Aqui, a lógica não funciona, pois ela pode ser apenas empregada para resolver uma classe limitada de problemas bem definidos. Por outro lado, a criatividade pode ser usada na solução de problemas de uma classe mais ampla de problemas mal definidos.

Soluções criativas deveriam ser encorajadas. Profissionais na posição de gerentes, diretores ou professores deveriam estimular soluções criativas.  Similarmente ao exemplo acima apresentado, há situações do cotidiano das pessoas que podem envolver uma aplicação financeira ou compra e/ou venda de lote de ações, decisão de casar-se, ou a aquisição de um bem de elevado valor para as quais a lógica não se mostra adequada. Isto se deve ao fato de, geralmente, haver insuficiente quantidade de dados ou em razão do problema não ser totalmente definido. Situações com essas peculiaridades exigem soluções, que levam em conta o contexto no qual o problema ocorre.

Lógica não resolve não se aplica a todo tipo de problema. Houve um período no qual lecionei uma disciplina que exigia dos alunos a necessidade de fazer simulações no computador em busca da solução de um problema apresentado a eles. Entretanto, os estudantes encontravam-se tão compenetrados em resolver a questão que, em alguns casos, chegaram a fazer centenas de simulações na busca de uma solução. Observei que eles tinham determinação em resolver o problema apresentado e que dispunham dos dados necessários. Embora eles tivessem dedicado tempo à coleta de dados e fossem determinados em solucioná-lo, eles esqueceram ou deixaram de lado um componente essencial: a criatividade. É comum encontrar estudantes com dificuldades em apresentar soluções para problemas mal definidos, que requer deles a necessidade de fazer suposições e inferências na busca de uma solução (criativa).

Soluções criativas requerem exploração. Indivíduos criativos costumam usar toda e qualquer informação disponível para investigar e encontrar uma solução criativa. Exploração é uma estratégia de tentativa e erro com o objetivo de gerenciar riscos. Não se trata de um jogo especulativo. Essa estratégia requer firme propósito e planejamento. Trata-se de um mecanismo investigativo através de um conjunto de passos. Por exemplo, médicos quando lidam com sintomas confusos e, aparentemente, não relacionados de pacientes evitam emitir diagnóstico isolado ou mesmo incompleto de alguma doença. Ao invés, eles analisam e exploram de forma cautelosa e precisa os sintomas apresentados para determinarem a causa de uma doença e possível tratamento a ser adotado.

Os exemplos acima discutidos procuraram ilustrar as limitações da lógica, comparativamente a criatividade, na solução de problemas no dia-a-dia. A lógica é inadequada, na maioria dos casos, por causa da insuficiência de dados ou por ela ser apenas aplicável a um nicho pequeno de problemas bem definidos. Embora a lógica seja essencial na formação e atividades das pessoas, ela, todavia, por si só não é suficiente para tratar todos os problemas.

Uma preocupação que fica é que apenas uma minoria de professores e profissionais na posição de comando tem essa visão. No entanto, já vejo sinais em empresas interessadas em valorizar cada vez mais soluções criativas propostas por seus funcionários.


Espero ter ajudado.


Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline polvoazul

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 2
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2008, 23:49:25 »
Obrigado, esse texto é mto bem explicado e expressa uma preocupacao q eu tambem tenho, a de colocar a criatividade em 2 plano...
nas salas de aula, raramente o aluno tem a oportunidade de chegar a conclusoes sozinhos, normalmente ele 'engole' o q precisa para a prova de uma forma quase religiosa...

mas vc nao respondeu o q vc acha da minha pergunta principal:

qual o processo que nos leva a ser criativos?
sera q pode ser logicamente definido?
o q te faz julgar duas coisas e chegar a uma conclusao?

é claro q vc pode julgar estatisticamente (por exmplo, ao julgar dois carros, vc pode escolher o mais rapido). o q usa logica (processo logico --> escolher o carro com velocidade maior)

mas ao julgar uma musica; qual é a logica desse julgamente?
por que uma musica agrada mais q outra?

a subjetividade e a criatividade parecem estar fora da logica.
e se estao fora da logica, elas são o q?
nao da pra definir logicamente!!!

sera q nao é um exemplo de sobrenaturalidade? algo fora do escopo da ciencia e do pensamento racional?

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2008, 03:01:11 »
Que processo nos leva a ser criativos?

Pode-se dizer (exageradamente) que, dentro do crânio, temos um cérebro duplo dotado de duas maneiras de saber.
Especula-se que, quando os dois hemisférios recebem a mesma informação sensorial, cada metade do cérebro pode processar esta informação de maneira diferente: a tarefa pode ser dividida entre os dois hemisférios, cada um lidando com a parte mais adequada ao seu estilo. Também pode acontecer que um dos hemisférios, geralmente o esquerdo, dominante, assuma o comando, inibindo o outro.

O hemisfério esquerdo analisa, abstrai, conta, marca o tempo, planeja cada etapa de um processo, verbaliza, faz declarações racionais baseadas na lógica. A modalidade do hemisfério esquerdo é analítica, verbal, calculadora, seqüencial, simbólica, linear, digital, temporal e objetiva.

Por outro lado, temos uma segunda maneira de saber: a modalidade do hemisfério direito. Ao usarmos este hemisfério não-verbal, compreendemos metáforas, sonhamos, criamos novas combinações de idéias. Na modalidade de processamento de informações característica do hemisfério direito usamos a intuição e compreendemos "aos pulos": há momentos em que tudo parece se encaixar sem que precisemos examinar as coisas numa seqüência lógica. A modalidade do hemisfério direito é intuitiva, subjetiva, holística, sintética, atenta as relações entre as partes, concreta, não-verbal, espacial e independente do tempo.

"Um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística  e não algorística" (Amabile, 1983)

Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue um percurso claro mas se baseia na intuição e nas circunstâncias a fim de gerar conhecimento novo. É o oposto do procedimento algorítmico. Um algoritmo é uma sequência não ambígua de instruções que é executada até que determinada condição se verifique.

Portanto, o processo criativo é um processo heurístico que acontece no lado direito do cérebro. Pessoas que utilizam mais o hemisfério direito levam vantagem, mas é possível aprender a ser criativo. Recomendo os livros de Edward De Bono, um especialista no assunto e em processos criativos.

A base de todo processo criativo é pensar diferente (lado direito) e selecionar as idéias (lado esquerdo) que mais se adaptam à solução do problema.



"Enxergando a bailarina girar em sentido horário você está utilizando o lado direito do cérebro, ligado ao pensamento abstrato, artes, criatividade e imaginação. Se enxergar girando em sentido anti-horário está utilizando o lado esquerdo do cérebro, ou seja, aquele ligado ao pensamento racional, concreto e verbal.

Minha experiência foi interessante, no início eu só enxergava a bailarina girando em sentido anti-horário, depois coloquei uma música e lá pelo meio dela ela passou a girar em sentido horário!

Antes que o pessoal levante essa hipótese, não se trata de o gif mudar de lado, pesquisei na net e teve gente que chegou a abrir os frames pra checar e realmente trata-se de uma ilusão de ótica. Resta saber se de fato a forma como a interpretamos depende da utilização de determinado lado do cérebro." (http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=35466&highlight=)

[]s
« Última modificação: 02 de Maio de 2008, 19:20:56 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sparke

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2008, 18:00:53 »
Esse da bailarina é legal, primeiramente eu só via girando no sentido anti-horário, mas depois que comecei a imaginar uns personagens de desenho que gosto lutando ela começou a girar pro outro lado.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2008, 20:12:55 »
Consigo controlar esquerda para direita, direita para esquerda.
Uma dica é ver a sombra e imagine ela virando sentido anti-horário.

Offline Sparke

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2008, 21:51:03 »
heauhaeuhae não é que essa de olhar a sombra funciona? virou certinho

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: A grande questao da Criatividade
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2008, 00:38:50 »
[modo criacionista ligado]

Está imagem é do demônio.

[modo criacionista desligado]

 :smartass:
Não deseje.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!