Autor Tópico: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.  (Lida 2150 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Online: 30 de Abril de 2008, 00:59:03 »
Navegando na internet encontrei o seguinte texto:

"Hoje, é fato conhecido por todos os estudiosos de religiões que no espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec. Os espíritas latinos são os mais fracionados e alguns grupos, como os ingleses, por exemplo, chegam a negar doutrinas consideradas fundamentais por Allan Kardec, como, por exemplo, a reencarnação. A seguir, os diferentes grupos espíritas e seus ensinos

Escolas espíritas

1. Ortodoxos: É o kardecismo considerado tradicional, que não permite interpretações do “Pentateuco” de Allan Kardec diferente de como julgam ser o correto. Não tolera a presença de outros espiritismos, considera-os grupos espiritualistas, apenas.

2. Roustainguistas: São orientados por João Batista Roustaing, um advogado contemporâneo de Kardec. Diferentemente dos tradicionais, ensinam que o corpo de Jesus não era real, apenas aparente. Existe forte oposição entre ambos os grupos, inclusive na literatura há obras aceitas e rejeitadas.

3. Científicos: Também chamados de Laicos. No século XIX,, foram liderados pelo professor Angeli Torteroli. Formavam uma frente de oposição aos chamados Místicos. Entre outras coisas, procuravam desassociar o espiritismo do cristianismo.

4. Místicos: Liderados por Bezerra de Menezes, um dos primeiros presidente da FEB e considerado por muitos o Kardec brasileiro, supervalorizam o lado religioso da Doutrina Espírita. Consideram-se os cristãos verdadeiros.

5. Ubaldistas: Grupo influenciado pelos livros do famoso médium italiano Pietro Ubaldi. Chamado de “reencarnação de São Pedro”, Ubaldi morou vários anos no Brasil. Apesar de reencarnacionista, era panteísta, e propôs nas suas obras uma evolução cósmica do kardecismo.

6. Armondistas: Grupo liderados por Edgar Armond, fundador da Aliança Espírita Evangélica. Armond também é um importante colaborador para o desenvolvimento do espiritismo no Brasil. Por ter sido esotérico, é acusado pelos ortodoxos de orientalizar Kardec.

7. Emmanuelistas: Grupo conduzido pelos ensinamentos de Emmanuel, o espírito guia de Chico Xavier. Entre outras contradições com o kardecismo, crêem na existência de animais no plano de vida espiritual.

8. Ramatisistas: A escola ramanista segue os ensinamentos do espírito guia Ramatis, por meio do médium Hercílio Mães. Pregam que Jesus é, na verdade, um anjo que serve de médium ao Cristo Planetário. São vegetarianos e esotéricos.

9. Paganizantes: Sob a liderança de Carlos Imbassahy, rejeitam a expressão “espiritismo cristão” e negam qualquer fundamentação bíblica do espiritismo. É de Imbassahy a seguinte afirmação: “Nem a Bíblia prova coisa nenhuma nem temos a Bíblia como probante [...] O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo”.

10. Dialéticos: É a escola espírita dialética, cujo mestre latino foi o argentino Manuel S. Porteiro. Entre outras particularidades, a doutrina porteriana busca provar a evolução biológica e espiritual até o homem.

11.Transcomunicadores: Grupo que forma a ANT — Associação Nacional de Transcomunicadores, ou, como se auto-intitulam, “comunicantes”. Diferentes da prática mediúnica, esses neo-espíritas buscam a comunicação com o mortos por meio de equipamentos eletrônicos.

12. Espiritualistas: São os espíritas que crêem não existir no homem apenas matéria, o que absolutamente não implica na necessidade de crerem nas manifestações dos espíritos. Há grande confusão no uso desse adjetivo entre os espíritas.

13. Outras correntes e tendências: conforme os “líderes” ou “espíritos guias” (como, por exemplo, Yokanam, tia Neiva, André Luiz, entre outros), várias peculiaridades doutrinárias vão-se formando, criando uma identidade própria. Por isso existem infinidades de “denominações” espíritas no mundo.

Movimento de reforma

1) Grupo Espírita Bezerra de Menezes: Criado em 1992, tem como objetivo, declarado no site que disponibiliza na internet: www.novavoz.org.br, uma ferrenha manifestação contra as FEB´s e todos os demais grupos espíritas acima mencionados: acusando-os de sincretismo, brigas internas, disputas doutrinárias, etc. O objetivo das instituições espíritas associadas é a formação da União Espírita Reformista em oposição à FEB – Federação Espírita Brasileira. O objetivo é deixar o movimento espírita e formar uma nova seita denominada Renovação Cristã.

Grupos neo-espíritas

1) Umbandistas[vi]: É o espiritismo à moda brasileira. Origem: mistura de crenças espiritualistas dos escravos bantos (África), dos indígenas brasileiros e do catolicismo romano. Tudo isso encontrou no Brasil um terreno já fertilizado pelo espiritismo kardecista. Os umbandistas também fazem uso da mediunidade, crêem na reencarnação, praticam a caridade, e outras similaridades.

2) Legionários (A Legião da Boa Vontade: O nome completo do fundador é Alziro Elias Davi Abraão Zarur, considerado por eles a reencarnação de Allan Kardec. Para a LBV, Allan Kardec não concluiu sua obra e, por isso, Alziro Zarur veio completá-la.

3) Racionalistas (Racionalismo Cristão) – Seita espírita fundada em 1910 pelo português Luiz de Matos, inimigo do kardecismo. Acusam o espiritismo de ter-se tornado mais uma seita cristã entre tantas, e propõem um espiritismo regido apenas pelas leis naturais.

4) Outros grupos espíritas esotéricos e/ou sincretistas[vii] – Ordem Rosa-cruz, Cabala, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, A Esfera, Ordem dos Iluminados, Ordem Esotérica do Mentalismo, Gnosticismo, Logosofia; Cultura Racional Superior, Quimbanda, Candomblé, Xangô, Babaçuê, Pajelança, Catimbó, etc.

Dessa forma, fica demonstrado inequivocamente que pelo menos por essa argumentação os espíritas não podem se defender. Ou melhor dizendo, não podem afirmar que são a verdadeira religião devido à sua evidente unidade. Entre os espíritas, não há unidade de grupos nem de doutrinas, tal como ocorre nas demais seitas.


Desafio evangelístico

Em 1994 se comemorou o bicentenário do nascimento de Allan Kardec. E, passados esses dois séculos, tem-se percebido que, em muitos países europeus, o espiritismo tem diminuído de forma significativa. Na França, por exemplo, quase não existem mais. Inclusive, em 1985, foi fundada a União Espírita Francesa, justamente para reimplantar o espiritismo naquele país e em outros de língua francesa.

Embora o espiritismo tenha fracassado na França, no Brasil, porém, essa doutrina encontrou condições ideais para seu crescimento. Segundo consta, somos a maior nação espírita do mundo. Pesquisa realizada pelo Vox Populi constatou que 59% da população brasileira acredita que já teve outras vidas. Mas isso é um tremendo contra-senso, porque somente 3% dos brasileiros se declararam espíritas. O que significa que pelo menos um dos princípios espíritas, a reencarnação, encontrou um ambiente propício para seu desenvolvimento em nosso país."

Perguntas:

1. Por que existem tantas versões? Os médiuns não deveriam revelar um concenso a cerca da "realidade" da vida além-túmulo?
2. Por que o espiritismo cresceu no Brasil e hoje é insignificante no país de Kardec?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2008, 22:30:19 »
Citar
Perguntas:

1. Por que existem tantas versões? Os médiuns não deveriam revelar um concenso a cerca da "realidade" da vida além-túmulo?
2. Por que o espiritismo cresceu no Brasil e hoje é insignificante no país de Kardec?

1- Me chama a atenção principalmente a existência ou não de animais no mundo dos espiritos. Pelo menos isso deveria ser consenso.
2- Essa sempre me intrigou.
Acho que uma combinação vencedora do espiritismo:
A- Cristianismo.
B- Espiritos. Acho que o sincretismo, principalmente com religiões africanas, fez essa crença estar na mente dos brasileiros.


“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2008, 23:07:39 »
Eu acho que existem até mais sub-divisões do espiritismo, tanto que uma das principais preocupações da Federação Espírita Brasileira é quanto aos tais ´´´movimentos paralelos´´, como a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas e outros. Essas coisas ficam no underground do espiritismo e os leigos nem imaginam o quanto o pau come por baixo da aparente placidez do movimento espírita. A verdade é que o movimento é muito fracionado: onde tem um médium com personalidade forte, aí aparece um movimento paralelo, e frequentemente em oposição à liderança presumida da Federação Brasileira, que durante muitos anos foi um bastião da ridícula doutrina do Rouistanguismo.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.806
  • Sexo: Masculino
    • Convicção Espírita
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2008, 11:41:04 »
Os homens passam e as idéas (as boas idéias) ficam. Essas dissidências ainda fazem parte do trabalho de elaboração, e tudo o que não estiver com a verdade se extinguirá, pela força da opinião e da discussão.

Essas dissidências foram previstas na época de Kardec, tanto que ele escreveu, no Livro dos Médiuns:

Citação de: Allan Kardec
A dificuldade, ainda grande, de reunir crescido número de elementos homogêneos deste ponto de vista, nos leva a dizer que, no interesse dos estudos e por bem da causa mesma, as reuniões espíritas devem tender antes à multiplicação de pequenos grupos, do que à constituição de grandes aglomerações. Estes grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã. (grifos meus)

O Livro dos Médiuns, cap. XXIX - DAS REUNIÕES E DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS - Das Sociedades propriamente ditas

Logicamente que Kardec não recomendou a difusão de pequenos grupos porque esses grupos iriam todos pensar da mesma forma. Nada contra os grupos grandes, mas é bem mais difícil conseguir consenso em grupos maiores. Ele sabia que haveria dissensões e sugeria que preferível era haver dissensões externas que internas.

Essas dissensões não são uma fraqueza do Movimento Espírita, mas uma potencialidade. Todas essas idéias são atualmente discutidas e o que sobrará é a verdade mais realçada, depois de verificados os insucessos das dissensões, sejam elas quais forem.

Contudo, pode-se dizer que a unidade espírita já existe, pois quaisquer que sejam os grupos espíritas, com quaisquer defeitos que possam ter, todos eles consideram como literatura base as obras de Kardec. O que normalmente varia são as aceitações a determinado médium ou espírito, ou a adesão conjunta a outras crenças espiritualistas.

Um abraço.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 11:43:08 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2008, 12:14:22 »
Citar
Alguns críticos do Espiritismo negam a realidade do Plano espirtual afirmando que os alegados médiuns dão, cada um, uma descrição diferente da mesma, o que é um indício, segundo eles, de que o que esses ditos médiuns relatam nada mais é que fruto de sua imaginação. (wikipedia)

Vou um pouco mais longe...essa "imaginação" ou "realidade espiritual" não está sendo "construída" pela literatura espírita e seus trabalhos de "evangelização" junto às pessoas? A existência de várias escolas diferentes não traduz essa falta de visão comum no momento?

Obrigado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2008, 20:54:31 »
Citar
Alguns críticos do Espiritismo negam a realidade do Plano espirtual afirmando que os alegados médiuns dão, cada um, uma descrição diferente da mesma, o que é um indício, segundo eles, de que o que esses ditos médiuns relatam nada mais é que fruto de sua imaginação. (wikipedia)

Vou um pouco mais longe...essa "imaginação" ou "realidade espiritual" não está sendo "construída" pela literatura espírita e seus trabalhos de "evangelização" junto às pessoas? A existência de várias escolas diferentes não traduz essa falta de visão comum no momento?

Obrigado.

Com certeza, a falta de unidade no movimento espírita reflete a falta de unidade da doutrina espírita, que não tem uma fundamentação filosófica bem estabelecida, sendo uma mistureba de elementos de outras doutrinas. Por isso mesmo a Filosofia dita acadêmica não concede à doutrina espírita o grau de escola filosófica, por mais que os espíritas chorem e esperneiem.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Eu

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 383
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2008, 21:11:12 »
A maioria destes ramos espíritas discordam pouco entre si. Bezerra de Menezes, por exemplo, era simpatizante do roustanguismo. Só os científicos é que diferem um pouco mais.
« Última modificação: 07 de Maio de 2008, 00:09:22 por Waldon »

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: No espiritismo não existe a tal sonhada unidade predita por Kardec.
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2008, 23:25:16 »
Mais ou menos... o Rouistanguismo quase rachou a doutrina espírita em duas, durante o longo reinado dos simpatizantes dessa doutrina esdrúxula na diretoria da Federação espírita brasileira. Quem tem dúvidas pode consultar O corpo fluidico, de Wilson Garcia, que é uma fonte insuspeita de dentro do movimento espírita, e que mostra alguns dos podres da FEB e suas diretorias rouistanguistas.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!