Autor Tópico: Maioria das brasileiras que aborta é católica, diz estudo  (Lida 543 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Maioria das brasileiras que aborta é católica, diz estudo
« Online: 01 de Maio de 2008, 19:31:10 »
Colaboração para a Folha Online
da Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela UnB (Universidade de Brasília) e pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) revelou que a maioria das brasileiras que aborta é católica --de 51% a 82% do total de 3,7 milhões. A maioria delas tem entre 20 e 29 anos e já são mães.

"Para a massa, que a vê [a Igreja Católica] como um meio de conforto, e não como uma cartilha dogmática, ela não é suficiente para as mulheres mudarem sua decisão", opina a pesquisadora da UnB Débora Diniz.

Para ela, a conclusão não surpreende, já que grande parte dos brasileiros se diz católica. Em segundo lugar ficaram espíritas (4,5% a 19,2%) e, em terceiro, evangélicas (2,6% e 12,2%).

Para os autores do levantamento, o alto número de abortos feitos por mulheres que já têm filhos (entre 70,8% e 90,5%) reforça a tese de que o aborto seria medida de planejamento reprodutivo, empregado em último caso, quando os outros métodos contraceptivos falharam. "Ao contrário do que se imagina, essa não é uma solução para a gravidez indesejada de uma mulher que desconheça o sentido da maternidade", afirma a pesquisadora.

Outro dado que corrobora essa tese é o uso de métodos contraceptivos pelas mulheres que interromperam a gravidez. Segundo a pesquisa, mais de 50% das que abortaram nas regiões Sul e Sudeste usavam algum método anticoncepcional, principalmente pílulas. Já na região Nordeste, a porcentagem oscila entre 34% e 38,9%.

Cytotec

O medicamento de venda controlada misoprostol, o Cytotec, é o abortivo mais comum, de acordo com a pesquisa. Indicada para problemas gástricos, a substância foi usada por até 84% das mulheres que fizeram abortos de 1997 a 2007. Na década de 80, medicamentos eram usados como métodos abortivos apenas entre 10% e 15% dos casos.

"Nos anos 80, tínhamos mulheres perdendo o útero e com processos infecciosos graves. Com a entrada do misoprostol, o período de internação e as seqüelas associadas ao aborto diminuem consideravelmente no cenário brasileiro", disse a pesquisadora.

Diniz destacou, no entanto, que pílulas compradas por meio de traficantes têm autenticidade questionável e que as subdoses --decorrência do uso sem orientação médica-- implicam em atendimento médico para completar o abortamento e reações como hemorragias e dores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u397652.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Maioria das brasileiras que aborta é católica, diz estudo
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2008, 20:54:07 »
Porque será, Né?!?!?   afinal camisinha é pecado!!!! 
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2008, 20:54:54 »
É a ICAR contribuindo para a explosão demografica e aumento da miseria....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2008, 21:45:45 »
Bom, o título da pesquisa não me parece sensato: soa como se noticiassem que a "Maior parte dos ladrões é flamenguista" ou que "Ateus são minoria entre doadores de sangue". O próprio texto da matéria confirma que o título é tendencioso quando diz que "Para ela [a pesquisadora Débora Diniz], a conclusão não surpreende, já que grande parte dos brasileiros se diz católica." É óbvio...

Além do mais é bem claro que o catolicismo é o grupo religioso com menor índice de, digamos, "ativismo" no Brasil. Quando perguntadas sobre sua religião, as pessoas respondem "sou católica..." como dizendo "ah, bota aí qualquer porra!"

A despeito disso (e do caráter ameno da pesquisa), duas coisas me parecem interessantes:

¹Os espíritas brasileiros parecem, via de regra, bem mais compromissados com seu credo que os católicos [pelo menos falam de suas crenças o tempo todo] e... bem... os espíritas que conheço têm discuros inflamadíssimos contra o aborto. Por outro lado eles representam 3% dos brasileiros (isto segundo o Datafolha; em pesquisa da FGV eles representam um traço percentual). Então os até 19% (não entendí muito bem este "entre x% e y%"... é de acordo com faixa etária?) me deixaram surpresos  ::)

²Os protestantes se saíram bem no teste: são 17% da população (Datafolha), ficaram com no máximo 12% das abortadeiras.  8-)

http://www.fgv.br/ibre/cps/pesquisas/Impacto_2005/hc051.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj0605200702.htm
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 22:04:32 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!