Autor Tópico: Pecados piores do que outros  (Lida 1881 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Pecados piores do que outros
« Online: 21 de Junho de 2005, 20:38:16 »
Não sei se deveria ter postado isso aqui, mas, na Bíblia, existem pecados com punições mais severas que outros? Ou são indiferenciados?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
Re.: Pecados piores do que outros
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2005, 06:35:35 »
Eu não sou a pessoa mais indicada para responder , mas ao que me parece alguns pecado como a Vaidade e a Inveja são muito mal vistos. A Preguiça é considerada uma espécie de "pecado primordial" porque de certo modo os demais se originam através dela. Pecados como blasfêmia talvez seja considerado o pior. De um modo geral, "pecados da lingua" são em tese um poo imperdoáveis, nestes: difamação, calúnia. A situação ainda pode fica mais terrivel se a pessoa que comete tais pecados possui plena consciência dos mesmos!

Axia
(mas como eu havia dito... não sou a pessoa mais indicada para responder isso)
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2005, 07:38:25 »
A classificação dos pecados capitais é da idade média, se não me engano. Não estou bem certo, mas acho que no AT não há uma diferença muito grande, mas no NT eu me lembro vagamente de ter alguma menção aos pecados contra o espírito santo, que seriam imperdoáveis, ou algo assim...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2005, 09:37:26 »
Escrevi sobre isso a 3 anos : A conclusão é que o egoísmo e orgulho são os piores pecados.

Todo mundo fala que “para Deus não existe pecadinho e pecadão”. Será que a voz do povo é a voz de Deus? Com muita certeza sabemos que não. Então vamos ver o que diz a opinião vasta no tempo e de diversos autores experientes em questões espirituais da Bíblioteca antiga, sobretudo a opinião  de  Jesus,  a verdadeira voz de Deus.

Jesus fala para Pilatos e diz: “Quem me entregou a ti MAIOR pecado tem.” A Bíblia diz que: “Há pecados que são para a morte e há pecados que não são para morte.” Moisés guiado pelo Altíssimo ensinou que certos pecados requeriam uma pombinha e outros um touro. Sim, os livros de Moisés já demonstram uma distinção entre pecados pelo fato de alguns merecerem certos castigos e outros apedrejamento e morte.

Jesus demonstra que alguns pecados são comparados com moscas e outros, camelos. Dizimar do chazinho e cumprir certos detalhes da vida religiosa pode ser comparado como coar moscas. Deixar de usar da bondade, da justiça e da misericórdia, para Jesus, é engolir camelos.

Na parábola do Bom Samaritano, o levita e o sacerdote quem sabe estavam preocupados com seus compromissos religiosos ao passarem pelo homem atacado pelos ladrões sem o ajudar. Estavam coando mosquitos e engolindo camelo. O Bom Samaritano, que era da considerada religião pagã, corrupta e imunda pelos judeus, quem sabe errava em seus conceitos e doutrinas, mas não era capaz de engolir um camelo deixando de ajudar aquele homem. Provavelmente poderia estar até engolindo moscas, mas não engoliu camelo!

EGW diz em Caminho a Cristo, pág. 30: “Tanto pra Deus como para o homem há diferenças entre pecados” Para o homem a bebedeira é tido como um grande pecado, mas para Deus, o orgulho e o egoísmo são as piores ofensas.” Isso acontece porque são justamente os atributos que mais O contrariam, pois Ele é o Deus da dádiva (criação), da bondade(respondendo a orações) , da humildade(morrendo numa cruz), Ele é exatamente o contrário do orgulho e do egoísmo.

Quando somos muito organizados, o que mais nos ofende  em alguém é a sua desorganização. Quando somos altruístas, a avareza de alguém nos arde os olhos. E Deus?  Deus é perfeito em tudo, portanto todo e qualquer pecado lhe ofende, mas os maiores pecados, aqueles de onde se originam todos os outros e certamente causam maiores danos, estes são mais ofensivos a Ele. Em Provérbios temos claramente isto repetidas vezes...  “seis coisas o Senhor detesta e a sétima seu coração abomina” lembra?

O que Moisés teria visto da fresta da rocha para declarar o que declarou

A glória de Deus vista por Moisés fez com que Ele declarasse a bondade, a paciencia e a misericordia de Deus. Entendemos então que a santidade de Deus é aquela repleta de atributos e virtudes santas, como a humildade, a misericordia, altruismo... . A santidade de Deus ao possuir estes atributos, logicamente se sentiria tambem bastante avessa,  diante de pessoas orgulhosas, más, frias e indiferentes.

O estudo das dimensões de pecados é  importante porque temos visto na escala de valores do povo em geral e também entre o povo de Deus, uma verdadeira perdição na capacidade de avaliar culpas, ofensas e pecados.

Tanto na Igreja quanto em tribunais, formas de avaliação, percebemos criterios superficiais..um crminoso que não se arrepende, não diz a verdade..e demonstrou premeditação e intelectualidade na condução de um crime, logicamente deveria cumjular maiores culpas e penalidades..o que em geral não acontece..quem tem curso supoerior vai para selas especiais.

Tambem,  estamos cansados de ver gente fazendo da  tempestade  um copo de água e fazer de copos de água, temporais e tempestades. Temos coado mosquitos e engolido muitos camelos tanto na vereda espiritual, como familiar, social, politica, etc..

Qual a solução? Como medir o tamanho de cada pecado?

Muitos não empreendem este pensamento com medo de dar oportunidade a si e a muitos de desculpar coisas que serão julgadas leves, ou pecadinhos. É uma excelente preocupação, digna de louvor. Mas existe um  remédio para ela. Mas antes devemos lembrar que para se curar uma doença maior as vezes temos que aceitar a desdita de um efeito colateral, contudo temos por claro, como dizem as bulas de remedios, “que os beneficios superam os efeitos colaterais”

Creio que  sempre lembrar “que todo o pecado é ofensivo a Deus” que é perfeito, e amar a este Deus perfeito e desejarmos ser como ele, homens e mulheres a sua imagem, será um antídoto deveras eficaz contra este possível efeito colateral indesejável.

Mas pior mal que este acima é a imitação dos fariseus que engoliam camelos(pecados maiores) e coavam mosquitos(pecados menores) que fatalmente ocorrerá entre nós se não tivermos o discernimento do que é mais importante. Devemos buscar ser dessemelhantes aos fariseus  pois ninguém na face da terra prejudicou tanto o trabalho de Jesus como eles.

Então como poder medir o tamanho do pecado? Existe uma fórmula?

Quem dera estivéssemos estudando química, matemática ou alguma ciência mais concreta, empiriac..mais exata. Não é o caso. Dependemos para medir os pecados e culpas, de muita sensibilidade moral e conhecimento da escala de valores de um padrão de comportamento, no caso, escolhemos  Jesus, nosso prumo, nossa fórmula mágica, nosso modelo nos exercícios da matemática espiritual e moral.

Muitas pessoas dizem que o pecado deve ser medido pelas consequências que ele acarreta e isto é um bom começo para sermos mais justos, mais proporcionais, mais adequados ao lidar com a nossa culpa e os pecados que defrontamos ao nosso derredor. Contudo, viajarmos pelos mendros das consequencias é um caminho infinito e certamente perderemos nele, teremos de imaginar destinos, anos, gerações.

Existirá então alguma forma mais eficiente de medir o mal? Em Cristo temos esta resposta, nele encontraremos o caminho, temos lições esplêndidas e santas para buscarmos dele uma mentalidade também santa e celestial, aumentando nossos conceitos significativamente e fazendo com que com os pressupostos dele, com os conceitos que ele estabeleceu, sejam os nossos guias e nos dê a garantia de sermos  inteiramente bem-sucedidos.

Para Jesus o que era mais importante, o que era mais agravante? Dentro destas perspectivas saberemos e quanto mais o conhecermos,   maior precisão teremos ao avaliar os pecados e os acertos que existem em nós e ao nosso redor. “A vida eterna é esta, que te conheçam a ti, Deus único, e a Jesus, a quem enviaste.”

Exemplo

Contemplemos por exemplo, as palavras santas da bem-aventurança, os novos mandamentos da Nova Aliança que o céu nos presenteou...a Humildade é a primeira delas, depois vemos  a mansidão, o espírito pacificador, a pureza, a misericórdia... o sofrimento pela verdade, o desejo tão intenso de justiça que se traduz em fome e sede! Glórias ao Deus dos valores eternos, das verdades eternas, dos pensamentos elevados, celestiais e santos, santíssimos como é o caráter de Deus!

Falando em “fome e sede de justiça” todos sabemos que o homem é capaz de tudo para Ter o que comer e mais ainda, o homem sente alucinações, tem visões no deserto, quando está com sede. Hoje, creio que nos falta fome e sede de justiça, pois pouco estamos fazendo para que esta se estabeleça. Será que o máximo que podemos fazer é criticar as injustiças? Não precisará esforços e estratégias bem elaboradas para que a justiça aconteça?

Se as bem-aventuranças são  as máximas do Reino de Deus que começa em nosso coração, invisivelmente. Negligenciá-las, seria comparado ao engolirmos camelos e sermos fariseus modernos. Deixar de ser humilde, de se humilhar para pedir perdão ao nosso  filho(a) quando erramos ao corrigir-lhe(a). De se humilhar para reconhecer opiniões e posturas erradas, deixar de chorar perante os pés do Nosso criador e Salvador, confessando-lhe nossas próprias faltas, ou até não enxergando nossas inumeráveis faltas, sem dúvida alguma é maior dos pecados, o mais gordo de todos os  camelos que estaremos engolindo. Diria que nem seja Camelo, se passeassem elefantes na Palestina, didaticamente, para todos recordarem, creio que Jesus compararia a Elefantes tal pecado. Pois nele se concentra toda a razão de nossa desconsagração e toda a causa para que o demônio domine e reine em nossa alma.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2005, 15:34:24 »
nas leis seculares, há crimes piores que outros? sim. então, por analogia, há pecados mais severos que outros, vide pecado de ananias, que prometeu vender sua posse e dar para a igreja, mas guardou um pouco para si, e foi fulminado pelo esp. santo. Vide pecado de Judas, que foi maior que o de pedro, e pedro teve perdao e judas não.

O pior de tudo, é que na trindade crista, o pai e o filho perdoa qualquer pecado, mas o esp. santo (que não tem grau de parentesco com os outros dois) é implacável e não perdoa os que pecam contra ele.

Vejam o que diz Mateus 12:32
Se alguém pecar contra o Filho, isso lhe será perdoado; mas se alguém pecar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.
...
e aí, realmente há pecados grandes e imperdoáveis e há pecados nsignificantes e perdoáveis. Somente quem foi o ofendido pelo pecado é que conta, pois o pai perdoa, o filho perdoa, mas o esp. sant. não perdoa nunca.....  :evil:  :evil:  :evil:  :evil:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2005, 16:57:34 »
já vi alguns evangélicos afirmarem que não existe pecado, pecadinho e pecadão que é tudo pecado, só que eles ficam mais pertubados com os que praticam os chamados pecados sexuuuuuaisss.  :hihi:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2005, 15:41:41 »
Alguém sabe por que o terceiro deus da trindade cristã é cruel e não perdoa ninguém que peque contra ele???
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2005, 18:56:57 »
Está aí uma ótima pergunta...
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Re.: Pecados piores do que outros
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2005, 19:17:13 »
Citação de: expastorx
Alguém sabe por que o terceiro deus da trindade cristã é cruel e não perdoa ninguém que peque contra ele???

Mesmo que ele exista, não dá sinais de vida há alguns milênios... são os cristãos que são paranoicos...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2005, 19:40:50 »
Os pecados contra o espírito santo são os piores. No que consistem eu não sei, mas se tu morre vai direto pro lago de enxofre. E eu também não entendo porque contra o ES, e não contra o pai e o filho, mas enfim. DISSERAM-ME QUE.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2005, 09:57:02 »
Citação de: rizk
Os pecados contra o espírito santo são os piores. No que consistem eu não sei, mas se tu morre vai direto pro lago de enxofre. E eu também não entendo porque contra o ES, e não contra o pai e o filho, mas enfim. DISSERAM-ME QUE.

Que coisa chata, isso! Acho que RJ, MG e BA deveriam se unir para "dar uma dura" no ES. :x

:lol:

Offline Ozeias

• Nível 05
  • *
Re: Re.: Pecados piores do que outros
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2005, 10:51:35 »
Citação de: rizk

Também já me disseram que blasfêmias contra os espírito santo são imperdoáveis, não existe perdão previsto no código penal divino para esse tipo de afronta.
Isso me entristece, agora já sei que não existem esperanças para mim.
"Oh dia!!! Oh azar!!! Oh vida!!!"
Aquela hiena do desenho animado

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!