Autor Tópico: Conspiração da Veja?  (Lida 2165 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Conspiração da Veja?
« Online: 21 de Junho de 2005, 22:03:47 »
Conspiração da Veja?

Michelson Borges*

Até parece conspiração. Em sua edição do dia 25 de maio de 2005, a revista Veja publicou entrevista com o filósofo Michel Onfray, sob o título “Deus está nu”. O texto é um verdadeiro manifesto ateísta, com frases de efeito como: “O mecanismo das religiões é o de uma ilusão.”

Num arroubo de pura arrogância, o filósofo ateu sustenta que “quando uma pessoa não se contenta apenas em acreditar estupidamente, mas começa a fazer perguntas sobre os textos sagrados, a doutrina, os ensinamentos da religião, não há como não chegar às conclusões que eu proponho”.

Para Onfray, a necessidade de Deus é cultivada culturalmente e não existe de fato. Embora afirme isso com convicção, como se fosse uma verdade estabelecida, o francês ignora o fato de que outros pesquisadores de peso pensam de maneira diametralmente oposta. Um exemplo é o professor de Neurologia e Psiquiatria da Universidade de Viena e criador da Logoterapia, Viktor Frankl. Autor de mais de 30 livros, Frankl garante que existe uma “fé inconsciente” e um “inconsciente transcendental”, que inclui a dimensão religiosa.

Onfray diz que rejeitar a idéia de Deus significa tornar-se livre. Frankl afirma que “somente a pessoa espiritual estabelece a unidade e totalidade do ente humano. Ela forma essa totalidade como sendo bio-psico-espiritual... Somente a totalidade tripla torna o ser humano completo” (A Presença Ignorada de Deus, pág. 21). É difícil imaginar uma pessoa incompleta e livre...

Para Onfray, a idéia da criação divina é uma espécie de “doença infantil do pensamento reflexivo”. Por outro lado, segundo Frankl, “o homem irreligioso se deteve antes do tempo no seu caminho em busca de sentido, já que não foi além de sua consciência, não perguntou para além dela. É como se tivesse chegado a um pico imediatamente inferior ao mais alto. Por que não vai adiante? É porque não quer perder o ‘chão firme sob seus pés’, pois o verdadeiro pico não está visível para ele, está oculto na neblina, e nesta neblina, nesta incerteza, ele não se arrisca a penetrar. Somente a pessoa religiosa assume este risco” (Ibidem, pág. 45).

Já era previsível a grande repercussão de assunto tão polêmico. Na edição seguinte (1º de junho), Veja acusou o recebimento de 290 mensagens comentando a entrevista, superando mesmo a reportagem de capa, sobre corrupção. Estranhamente, apenas uma carta foi publicada – de um filósofo ateu de Alagoas, apoiando as idéias de Onfray.

E as outras 289 mensagens? Só eu conheço três jornalistas que enviaram e-mail opinando contra as idéias batidas do filósofo francês (por exemplo, quando afirma que “Deus e a religião são invenções puramente humanas, assim como a filosofia, a arte e a metafísica”, Onfray está, na verdade, recorrendo ao escritor cristão Hans Andersen). Por que nenhuma outra opinião foi publicada? Não parece algum tipo de conspiração anti-religião?

Para reforçar essa minha “tese conspiratória” (talvez seja mera coincidência), na mesma edição de 1º de junho, Veja publicou outra entrevista de cunho ateísta, desta vez com o zoólogo britânico Richard Dawkins (“O devoto de Darwin”), inimigo figadal dos criacionistas.

Na verdade, a entrevista aproveita o “gancho” do lançamento do novo livro de Dawkins, O Capelão do Diabo, coletânea de ensaios que dá uma amostra de sua paixão pela ciência e de sua oposição à religião. O zoólogo diz que se recusa a debater com criacionistas para não dar “verniz de respeitabilidade intelectual” a esses oponentes.

Para Enézio de Almeida Filho, coordenador do Núcleo Brasileiro de Design Inteligente, essa recusa é duplamente estratégica. Visa a denegrir oponentes e evitar que as insuficiências epistêmicas do neodarwinismo venham à tona de modo mais intelectualmente aceitável. Dawkins não se recusa apenas a debater com criacionistas; ele se negou até mesmo a trocar idéias com Michael Behe e William Dembski, proponentes do Design Inteligente.

Segundo Dawkins, os processos evolutivos descritos por Darwin “devem acontecer em qualquer lugar do Universo onde porventura exista vida”. Mas a questão sobre a origem casual da vida (efeito sem causa) continua não-respondida satisfatoriamente. De onde provieram a tremenda informação genética e as leis afinadas da física, que regem a realidade?

A despeito disso, o zoólogo afirma que a teoria de Darwin é “muito elegante”, esquecendo-se das palavras da famoso físico dinamarquês Niels Bohr, para quem “não existem teorias bonitas e teorias feias. Existem teorias verdadeiras e teorias falsas”.

Dawkins afirma ainda que “postular a existência de um Deus que criou a vida é o tipo de idéia que só complica as coisas. É um raciocínio contraprodutivo, pois traz a necessidade adicional de explicar a existência desse ser”. Seria a repetição das perguntas: “Quem fez Deus?” “Como Ele pode ser eterno?” Mas podemos replicar: se a matéria “apareceu” num certo momento, deve ter sido criada. Por outro lado, se ela é eterna, não tem autor. Se colocamos a palavra “matéria” em lugar de Deus, concluímos que não existe matéria, afinal, tudo quanto existe tem que ter um autor. E se a matéria não tem autor, logo, não existe!

Conforme escreveu o jornalista e editor de livros didáticos Ivacy Furtado de Oliveira, em mensagem enviada a Veja e não publicada, “Michel Onfray não apresenta novidade a não ser ampliar e teorizar o que Dostoiévski coloca na fala de uns de seus personagens: ‘Se Deus não existe, tudo é permitido.’ Nietzsche anunciou a ‘morte de Deus’ e morreu louco, quem sabe, por combater durante toda a sua vida Aquele que Se manifestou através de Jesus: ‘E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.’ João 8:32.

"Pergunto: o que seria do mundo, se, ao invés do que pregaram, elementos históricos como Jesus e Paulo tivessem difundido algo parecido com o que é defendido pelo filósofo da moda ou ‘bola da vez’ na filosofia contemporânea?
“Michel Onfray é o Bin Laden das religiões monoteístas. Como todo factóide, logo será esquecido ou legado ao limbo da História. Graças a Deus, que ele nega, mas que nos dotou de livre-arbítrio, o Sr. Onfray [e o Sr. Dawkins também] tem liberdade para dizer o que bem entende. Ainda bem.”

*Michelson Borges é jornalista, editor de Notícias da Revista Adventista da Casa Publicadora Brasileira, e autor dos livros A História da Vida e Por Que Creio

:histeria:

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re.: Conspiração da Veja?
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2005, 22:16:27 »
:zzz:

Estou cansado do mesmo falatório o tempo inteiro.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2005, 00:03:45 »
adventista...  :tease:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

rizk

• Visitante
Re: Conspiração da Veja?
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2005, 00:38:15 »
Entendo que o Michelson Borges apela para a autoridade o tempo inteiro; primeiro para o "pesquisadores de peso" Viktor Frankl.  

"somente a pessoa espiritual estabelece a unidade e totalidade do ente humano. Ela forma essa totalidade como sendo bio-psico-espiritual... Somente a totalidade tripla torna o ser humano completo” (A Presença Ignorada de Deus, pág. 21). É difícil imaginar uma pessoa incompleta e livre...

Ora, whatever. Eu não consigo compreender isso. Não tenho certeza nem da parte "psico" da coisa, quanto menos da "espiritual"

Ele seguindo com
“o homem irreligioso se deteve antes do tempo no seu caminho em busca de sentido, já que não foi além de sua consciência, não perguntou para além dela. É como se tivesse chegado a um pico imediatamente inferior ao mais alto. Por que não vai adiante? É porque não quer perder o ‘chão firme sob seus pés’, pois o verdadeiro pico não está visível para ele, está oculto na neblina, e nesta neblina, nesta incerteza, ele não se arrisca a penetrar. Somente a pessoa religiosa assume este risco” (Ibidem, pág. 45).

Continua não valendo nada, porque continua não parcendo haver indicativos que há algo "adiante". Esta tentativa de fazer o religioso passar por corajoso é meio patética, ainda mais com essa alegoria de neblina e tal. Qualquer criança bota abaixo.

Por que nenhuma outra opinião foi publicada? Não parece algum tipo de conspiração anti-religião?
Para reforçar essa minha “tese conspiratória” (talvez seja mera coincidência), na mesma edição de 1º de junho, Veja publicou outra entrevista de cunho ateísta, desta vez com o zoólogo britânico Richard Dawkins (“O devoto de Darwin”), inimigo figadal dos criacionistas.

E eu faleeeei, heim. Bando de burros.

Para Enézio de Almeida Filho,

:lol: hehe pulo!

Dawkins não se recusa apenas a debater com criacionistas; ele se negou até mesmo a trocar idéias com Michael Behe e William Dembski, proponentes do Design Inteligente.

Naturalmente. Quem é o designer? Isso ELES NÃO RESPONDEM deliberadamente. Pra fugir do termo "criacionista". Então a contradição não está no Dawkins, ponto pra ele.

A despeito disso, o zoólogo afirma que a teoria de Darwin é “muito elegante”, esquecendo-se das palavras da famoso físico dinamarquês Niels Bohr, para quem “não existem teorias bonitas e teorias feias. Existem teorias verdadeiras e teorias falsas”.

E.... isso tem o quê a ver com o assunto, mesmo?
Isso foi uma tentativa de desmerecer uma teoria por uma palavra impressa de um adepto dela tirada do seu contexto E ainda tentar distrair o leitor deste presente texto, ou é só impressão minha?

Mas podemos replicar: se a matéria “apareceu” num certo momento, deve ter sido criada. Por outro lado, se ela é eterna, não tem autor. Se colocamos a palavra “matéria” em lugar de Deus, concluímos que não existe matéria, afinal, tudo quanto existe tem que ter um autor. E se a matéria não tem autor, logo, não existe!

Apelão, apelão. Falsa analogia e mais umas outras 5 que esqueci.

Mas eu sinto falta do Gabriel DCF porque queria perguntar isso PRECISAMENTE, não tenho muita noção do que é o big bang.  :oops:

Conforme escreveu o jornalista e editor de livros didáticos Ivacy Furtado de Oliveira, em mensagem enviada a Veja e não publicada, “Michel Onfray não apresenta novidade a não ser ampliar e teorizar o que Dostoiévski coloca na fala de uns de seus personagens: ‘Se Deus não existe, tudo é permitido.’

1. Pobrezinho.... as minhas tbm nunca foram publicadas e eu não choramingo e acho que a Veja conspira deliberadamente contra mim e o meu ponto de vista.
2. Não consigo ligar o Onfray com o "tudo é permitido", alguém consegue?

Nietzsche anunciou a ‘morte de Deus’ e morreu louco, quem sabe, por combater durante toda a sua vida Aquele que Se manifestou através de Jesus: ‘E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.’ João 8:32.

APELÃO DESONESTO E FILHO DA PUTA!
Aaaaah!!! :evil:

Que verdade? E libertará de quê?

Além de poder dizer com tranquilidade que, de acordo com os relatos,  Jesus morreu louco.

"Pergunto: o que seria do mundo, se, ao invés do que pregaram, elementos históricos como Jesus e Paulo tivessem difundido algo parecido com o que é defendido pelo filósofo da moda ou ‘bola da vez’ na filosofia contemporânea?

Teria sido diferente, ué, que mais? Deus diz como teria sido?

E o meu pedaço FAVORITO DE TODOS!
“Michel Onfray é o Bin Laden das religiões monoteístas. Como todo factóide, logo será esquecido ou legado ao limbo da História. Graças a Deus, que ele nega, mas que nos dotou de livre-arbítrio, o Sr. Onfray [e o Sr. Dawkins também] tem liberdade para dizer o que bem entende. Ainda bem.”

1. Quem o senhor MICHELSON acha que é pra dizer quem será esquecido e quem não será?
2. não há limbo na história.
3. Nietzsche era "factóide" e não foi esquecido. Nem pelos adventistas, ao que parece.
4. Nos dotou de livre arbítrio? Prove.
5. As consequências da admissão do livre arbítrio são conhecidas por todos nós.
6. "tem" não, "têm" porque são dois, [aurelio] ADVENTISTA BURRRRO[/aurelio]!!!
7. "ainda bem" o quê?!? wtf?!? aaah?!?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2005, 00:41:47 »
:lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2005, 13:40:44 »
eu achando que iam falar que a veja é tucana, sei lá... me deparo com isso.  :roll:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2005, 13:45:47 »
A Veja é tucana, a PF é tucana, a Caros Amigos é tucana... Argh...

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2005, 14:02:30 »
quem não é tucana? :shock:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2005, 14:04:40 »
alguém tem esta entrevista?
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2005, 18:58:55 »
EU não sou tucana. Olha a generalicação apressada.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Conspiração da Veja?
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2005, 19:24:00 »
Citação de: expastorx
alguém tem esta entrevista?
Minha família assina.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2005, 18:39:24 »
Citação de: Ricardo Mioto

OOppsss... a "Caros Amigos" é tucana?? não acho mesmo.
Lhe dou apenas dois que escrevem nessa revista e voce verá se é tucana.
João Pedro Stedile, Marilene Felinto...

Assino essa revista e gosto muito da sua linha editorial.  :wink:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2005, 19:25:30 »
Citação de: hugo

acho que ele está se referindo a generalizaçao de que tudo que é instituiçao é tucana...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2005, 20:12:19 »
Somente a totalidade tripla torna o ser humano completo” (A Presença Ignorada de Deus, pág. 21). É difícil imaginar uma pessoa incompleta e livre...

”. Por outro lado, segundo Frankl, “o homem irreligioso se deteve antes do tempo no seu caminho em busca de sentido, já que não foi além de sua consciência, não perguntou para além dela. É como se tivesse chegado a um pico imediatamente inferior ao mais alto. Por que não vai adiante? É porque não quer perder o ‘chão firme sob seus pés’, pois o verdadeiro pico não está visível para ele, está oculto na neblina, e nesta neblina, nesta incerteza, ele não se arrisca a penetrar. Somente a pessoa religiosa assume este risco” (Ibidem, pág. 45).

Engraçado,  já observei na fisionomia dos ateus uma ingenuidade sem tamanho. Exemplos: Sottomaior e APODman, os dois tem cara de meninos. Agora eu sei porque :hihi:  :hihi:  :hihi:  :hihi:
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2005, 10:36:51 »
LOCALIZEU A ENTREVISTA EM
http://www.brasil.indymedia.org/pt/blue/2005/05/317518.shtml

e o filósofo é muito realista em afirmar a escravidao que as religioes monoteistas fazem..... :evil:  :evil:

independente da opçao politica, que os partidos permitem que se façam e se pode escolher sem risco de ir para o inferno, as opções religiosas monoteistas sao excludentes e os dissidentes vao para o inferno sem piedade....
 :lol:  :lol:  :lol:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2005, 13:00:52 »
Citação de: hugo

Estava sendo irônico com a mania de dizer que todos são tucanos no Brasil...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!