Agora temos o flagrante do momento de "nascimento" de uma Supernova!

Cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, captaram o momento exato do nascimento de uma supernova (explosão de uma estrela), um acontecimento do qual só se tinha imagens de horas ou dias depois após sua ocorrência. A informação é de um estudo publicado nesta quarta-feira (21) pela revista científica britânica “Nature”.

Até agora, os cientistas não tinham fotografado a emissão óptica do nascimento da supernova, mas sinais posteriores à explosão. Por isso, esse momento era desconhecido. A equipe de investigação de Princeton, liderada por Alicia Soderberg, testemunhou casualmente o nascimento de uma supernova na galáxia da constelação Lince, situada a 90 milhões de anos-luz da Terra.
Enquanto estudavam a emissão de raios X de uma supernova que se apagou um mês antes, conseguiram captar a explosão de raios X “extremamente luminosos” que aconteceu no preciso momento da explosão da estrela-mãe.
Utilizando o satélite Swift, pertencente a uma missão conjunta da Nasa (agência espacial norte-americana) com o Science Technology and Facilities Council (STFC) do Reino Unido e a Agência Espacial Italiana, conseguiram captar as emissões de raios X durante cinco minutos.