Primeiro astronauta brasileiro deve ir ao espaço a partir de 2006da
Folha OnlineFoi fechado o acordo para que o primeiro astronauta brasileiro visite a Estação Espacial Internacional (ISS). O vôo está planejado para acontecer entre 2006 e 2007, informou em Moscou o chefe da agência espacial russa, Anatoli Perminov, citado pela agência de notícias Itar-Tass.
Segundo Viasheslav Lissitsin, funcionário do departamento de Relações Internacionais da agência espacial russa, o candidato brasileiro deverá passar por um treinamento de 13 meses na "Cidade das Estrelas", perto de Moscou.
"Um oficial da Força Aérea brasileira foi formado há mais de quatro anos na Nasa (agência especial americana), mas não conhece absolutamente nada de nossa nave tripulada Soyuz, a bordo da qual deverá estar em órbita", explicou. O astronauta a que Lissitsin se refere é o tenente-coronel Marcos César Pontes.
Em março, durante a visita de um diretor do ministério da Defesa do Brasil, Perminov destacou que para que um astronauta brasileiro possa voar em uma Soyuz seria necessário aguardar a retomada das viagens dos ônibus espaciais americanos.
O acidente do Columbia, no dia 1º de fevereiro de 2003, teve como conseqüência a suspensão dos vôos dos ônibus espaciais utilizados para abastecer a ISS. A tarefa passou a ser cumprida pelos Soyuz russos. As missões americanas devem ser retomadas com o lançamento do Discovery entre 13 e 31 de julho.