Autor Tópico: A sociedade é mesmo condescendente com criminosos das classes médias e altas?  (Lida 1076 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Acabo de ver na tv que no Rio, morreu queimada uma garota de 15 anos, grávida, moradora de rua. Um garoto de 16 anos que estava com ela também sofreu queimaduras.

Muito triste, tão triste quanto o caso do índio que foi queimado por garotos de classe média, mas acho que nesse caso em particular, não terá uma fração comparável da atenção que teve aquele caso, porque o autor do crime também é um morador de rua.

Diferentemente do que se costuma dizer, acho que é justamente o contrário, a sociedade se choca e se revolta mais quando esse tipo de crime vem de gente rica ou de classe média.

Rhyan

• Visitante
Re: A sociedade é mesmo condescendente com criminosos das classes médias e altas?
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2008, 14:56:10 »
O caso da Isabella comprova isso.

Rhyan

• Visitante
Re: A sociedade é mesmo condescendente com criminosos das classes médias e altas?
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2008, 16:49:45 »
Isso:

sociedade se choca e se revolta mais quando esse tipo de crime vem de gente rica ou de classe média.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2008, 03:54:28 »
Vários fatores influenciam a "indignação" (entre aspas porque acho que não passa de hipocrisia e falta do que fazer) da sociedade.

1 - Idade da vítima

2 - Sexo da vítima e do criminoso

3 - Tipo de crime

4 - Cobertura da mídia

5 - "Raça" da vítima e do criminoso

6 - Religião da vítima e do criminoso

7 - Relação do criminoso com a vítima

...

E esses fatores não tem pesos iguais.

Geralmente ninguem se choca com o assassinato de um adulto. Mas o assassinato de uma criança emociona multidões. Se vítima e criminoso forem parentes, é um ponto a favor da "indignação". Se forem desconhecidos um do outro, é ponto contra. Se o criminoso é famoso e a vítima desconhecida do público ninguem vai ligar muito. Mas se o criminoso for um "zé ninguem" e a vítima for famosa, haverá multidões pedindo a condenação...

Tanta coisa para considerar...

Não dá para reduzir tudo a uma mera diferença de classe social.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2008, 13:26:15 »
mas há quem argumente que também a sociedade só se revoltou porque a menina também era de classe média.
A sociedade se revoltou porque a menina era de classe média, branca e bonita com uma mãe de classe média, branca e bonita...

Se fosse uma mãe negra, feia, fedida e pobre com uma filha igualmente assim, e ela desse xiliques eternos e xingasse todos os palavrões do mundo sem qualquer etiqueta e fizesse as pessoas ao redor sentirem vergonha, o caso só ganharia uma nota num jornal policial.

Lembram de um caso de uma "mãe adotiva" e uma empregada que torturaram uma menina por uns dois anos? Passou mês passado... A mãe adotiva era de classe média, empresária e o caso só foi falado por uma semana na TV...

Mas, eu não acho que a sociedade é mais condescendente com criminosos de classe média ou alta; acho que a mídia e a justiça é, por motivos óbvios. E como a moral e vontade do povo é uma extensão do que passa na televisão...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2008, 15:44:47 »
Eu usei em outra ocasião esse outro caso que você citou como exemplo do sentido contrário. Acho que a exposição que teve o caso não é condizente com a idéia de que as pessoas estão pouco se lixando para o que acontece com os mais pobres e são condescendentes com criminosos ricos. A criminosa era empresária e a menina era pobre.

Tudo bem que o caso da menina jogada do prédio roubou a atenção, mas como o Orbe colocou, e como eu coloquei quando falei disso na outra ocasião, a cobertura da mídia e a repercussão na sociedade não se reduzem à classe social; tortura, ainda mais por "pais adotivos" é mais ou menos banal, corriqueiro, enquanto que o próprio pai jogar uma menina de um prédio e simular que teria sido uma terceira pessoa é inusitado.

Acho que se o mesmo caso ocorresse num prédio do Cingapura todo encardido, com a mãe, pai e padrasta sendo todos feios, banguelas, com roupas sujas e esfarrapadas que falassem gritando que "depois que a minha 'fia' morreu a gente 'véve' sem a 'mema' alegria", não deveria ter uma repercussão muito diferente, e menos diferente ainda se em vez de feios e banguelas parecessem coadjuvantes de "nucleos favelados" das novelas novas da globo. (Ao mesmo tempo a repercussão possivelmente seria menor se a filha fosse feia (a menos que talvez tivesse algum tipo de retardamento) e a mãe também não fosse jovem e bonita).

Como depois tive que ressaltar, não quer dizer que o mesmo crime vai ter a mesma repercussão em qualquer classe; tem crimes/mortes que são banais  para diferentes classes; de um lado, talvez acidentes de trânsito ocasionados por bêbados, em que só se comenta quantos morreram e não se fala mais nisso, e do outro, mais ou menos equivalente, tiroteios na favela ou em bairros pobres, e o número de mortos.

Esse caso em particular, como o do menino arrastado por um carro, são mais excepcionais, não é como se acontecesse todos os meses com crianças da favela mas ninguém desse bola. Ainda que morram crianças das favelas de outras formas, também morrem crianças de classe média para cima de formas banais que não recebem atenção da mídia.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2008, 23:14:46 »
Na verdade, eu acho que as pessoas não protegem as classes-altas, e sim no Brasil deixam de culpar as classes-baixas. Sempre vem em mente que o coitadinho matou porque era pobre e passava fome...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2008, 11:58:21 »
Na verdade, eu acho que as pessoas não protegem as classes-altas, e sim no Brasil deixam de culpar as classes-baixas. Sempre vem em mente que o coitadinho matou porque era pobre e passava fome...

E não é que eu concordo com o Ilovefoxes?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: A sociedade é mesmo condescendente com criminosos das classes médias e altas
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2008, 13:33:06 »
Eu usei em outra ocasião esse outro caso que você citou como exemplo do sentido contrário. Acho que a exposição que teve o caso não é condizente com a idéia de que as pessoas estão pouco se lixando para o que acontece com os mais pobres e são condescendentes com criminosos ricos. A criminosa era empresária e a menina era pobre.
Você achou que esse caso teve bastante exposição? Eu achei uma exposição pequena, dada a atrocidade do caso...

Tudo bem que o caso da menina jogada do prédio roubou a atenção, mas como o Orbe colocou, e como eu coloquei quando falei disso na outra ocasião, a cobertura da mídia e a repercussão na sociedade não se reduzem à classe social; tortura, ainda mais por "pais adotivos" é mais ou menos banal, corriqueiro, enquanto que o próprio pai jogar uma menina de um prédio e simular que teria sido uma terceira pessoa é inusitado.
Eu também não acho. Mas acho que teve muito mais relevância o fato da menina ser classe média, bonita, jovem, etc, do que o próprio caso.

Talvez você discorde porque isso não aconteceu aqui, mas, lembra do caso da Madeleine? Quantas meninas não somem como ela? Ela só chamou atenção porque é bonita e de classe média, na minha opinião.

Acho que se o mesmo caso ocorresse num prédio do Cingapura todo encardido, com a mãe, pai e padrasta sendo todos feios, banguelas, com roupas sujas e esfarrapadas que falassem gritando que "depois que a minha 'fia' morreu a gente 'véve' sem a 'mema' alegria", não deveria ter uma repercussão muito diferente, e menos diferente ainda se em vez de feios e banguelas parecessem coadjuvantes de "nucleos favelados" das novelas novas da globo.
Eu já discordo. Quantos casos parecidos já não devem ter acontecido e nenhum chegou na mídia?

(Ao mesmo tempo a repercussão possivelmente seria menor se a filha fosse feia (a menos que talvez tivesse algum tipo de retardamento) e a mãe também não fosse jovem e bonita).
Eu não discordo, mas, a minha impressão é que a sociedade vê uma profunda relação entre beleza e classe social-econômica. Por isso uma coisa está ligada a outra.

Como depois tive que ressaltar, não quer dizer que o mesmo crime vai ter a mesma repercussão em qualquer classe; tem crimes/mortes que são banais  para diferentes classes; de um lado, talvez acidentes de trânsito ocasionados por bêbados, em que só se comenta quantos morreram e não se fala mais nisso, e do outro, mais ou menos equivalente, tiroteios na favela ou em bairros pobres, e o número de mortos.
Concordo plenamente.

Esse caso em particular, como o do menino arrastado por um carro, são mais excepcionais, não é como se acontecesse todos os meses com crianças da favela mas ninguém desse bola. Ainda que morram crianças das favelas de outras formas, também morrem crianças de classe média para cima de formas banais que não recebem atenção da mídia.
Eu não sei se posso concordar. Vou dar um contra-exemplo: adolescentes de classe média que morrem em acidentes de carro costumam aparecer na mídia. E essa é uma morte relativamente comum, não é?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2008, 14:19:05 »
Vocês estão limitando as reações da sociedade inteira a uma paródia da luta de classes...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2008, 14:43:20 »
Não é o meu caso. Eu não estou falando de luta de classes, estou falando que o que vende é gente bonita e "rica" morrendo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!