Pois é, a ladainha citada é esta, panteísmo puro e tome linguiça
Digamos ao ler este tópico que o Google me trouxe , convenci a mim mesmo que não há tempo para se perder em achar que estarei perdendo tempo, então vamos lá:
Veja bem este achado não muda nada pois ele nunca acreditou em Deus como a maioria acredita em um “ser”, mas sim como uma entidade que já se encontra entre nós a benevolência de tudo , do universo.
Para compreender Albert Einstein não é só ler sobre suas biografias e outras coisas superficiais sobre a vida dele , antes demais nada é muito importante entender sobre a tua obra para não falar besteiras , isso implica entender
Relatividade, física quântica, cosmologia, física em geral,e a matemática necessária para tal, etc ,isso seria uma atitude digna de respeito , e não proliferar idéias equivocadas e errôneas ou superficialistas.
Einstein na tua compreensão de Deus se aproxima de Espinosa mais precisamente Bento de Espinosa onde Espinosa defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade , mais informação na enciclopédia Britânica , ou uma bela resumida na wikipedia , com artigo “Bento Espinosa”.
Para se aproximar de Einstein,tem que , dominar suas obras com rigor e sabedoria , uma coisa eu lhe garanto , só de chegar perto de suas obras e começá-la a compreendê-la já é o bastante para o admirá-lo por toda a vida...
Texto retirado do livro “Albert Einstein Como vejo o Mundo” em inglês mas tem também uma tradução do mesmo nome para português , pela editora Nova Fronteira. este é o livro oficial escrito por ele para assuntos em geral , já teus trabalhos científicos encontram em livros de fisica especializados , não o difame sem nem mesmo se esforçar para compreendê-lo não é uma simples e singela carta que tu compreenderás Einstein, carta sem contexto , vaga, mas para quem já leu suas obras tanto em fisica e filosofia , quanto suas pespectivas de vida sabe da forma que ele crer em Deus não é nenhuma descoberta significativa perto da imensidão de trabalhos e feitos legítmos dele oficial, procurem ler as obras originais de Einstein e não meras noticias somente, vão a faculdade , a Unicamp tem diversos textos basiados nos originais de Einstein vão lá , procurem na Usp também tem na biblioteca , na Universidade de Princeton e Cambridge, MIT, vocês conseguem os originais em inglês, na Universidade de Jerusalem também tem, e assim por diante...
Tema : Religião e Ciência do livro escrito por Albert Einstein como vejo o mundo:“Todas as ações e todas as imaginações humanas têm em vista satisfazer as necessidades do homem e trazer lenitivo as suas dores.Recusar esta evidência é não compreender a vida do espírito e seu progresso.Por que experimentasr e desejar constituem os impulsos primários do ser, antes mesmo de considerar as majestosas criação desejada.Sendo assim , que sentimentos e condicionamentos levaram os homens a pensamentos religiosos e os incitaram a crer, no sentido mais forte da palavra?
Descubro logo que as raízes da idéia e da experiência religiosa se revelam múltiplas .No primitivo , por exemplo , o temor suscita representações religiosas para atenuar a anugústia da fome, o medo das feras das doenças e da morte.Neste momento da história da vida, a compreensão das relações causais mostra-se limitada e o espírito humano tem de inventar seres mais ou menos à sua imagem.Transfere para a vontade e o poder deles as experiências dolorosas e trágicas de seu destino.Acredita mesmo poder obter sentimentos propícios desses seres pela realização de ritos ou de sacrifícios.Porque a memória das gerações passadas lhe faz crer no poder propiciatório do rito para alcançar as boas graças de seres que ele próprio criou.
A religião é vivida antes de tudo como angúsita.Não é inventada, mas essencialmente estruturada pela casta sacerdotal, que insistiu o papel de intermediário entre seres temíveis e o povo , fundando assim sua hegemonia.Com frequência o chefe , o manarca ou classe privilegiada, de acordo com os elementos de seu poder e para salvaguardar a soberania temporal, se arrogam as funções sacerdotais .Ou então , entre a casta política dominante e a casta sacerdotal se estabelece uma comunidade de interesses.
Os sentimentos sociais constituem a segunda causa dos fantasmas religiosos.Porque o pai , a mãe ou o chefe de imensos grupos humanos , todos enfim, são falíveis e mortais.Então a paixão do poder , do amor e da forma impele a imaginar um conceito moral ou social de Deus. Deus-Providência, ele preside ao destino , socorre , recompensão e castiga.Segundo a imaginação humana , esse Deus- Providência , ama e favorece a tribo , a humaninidade , a vida , consola na adversidade e no malogro , protege a alma dos mortos.É este o sentido da religião vivida de acordo com o conceito social ou moral de Deus .
Nas Sagradas Escrituras do povo judeu manifesta-se a passagem de uma religião-angústia para uma religião-moral.As religiões de todos os povos civilizados , particularmente dos povos orientais , se manifestam basicamente morais.O progresso de um grau ao outro constitui a vida dos povos.
Por isto desconfiamos do preconceito que define as religiões primitivas como religiões de angústia e as religiões dos povos civilizados como morais.Todas as simbioses existem mas a religião-moral predomina onde a vida social atinge um nível superior.Estes dois tipos de religiões traduzem um idéia de Deus pela imaginação do homem.Somente indivíduos particularmente ricos , comunidades particularmente sublimes se esforçam para ultrapassar esta experiência religiosa.
Todos, no entanto, podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total.Dou a isto o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se trata de uma noção muito nova, à qual não correspode conceito algum de um Deus antropomórfico.
O ser experimenta o nada das aspirações e vontades humanas, descobre a ordem e a prefeição onde o mundo da natureza corresponde ao mundo do pensamento.A existência individual é vivida então como uma espécie de presão e o ser deseja provar a totalidade do Ente como um todo prefeitamente inteligível, que se possa compreender.Notam-se exemplos desta religão cósmica nos primeiros momentos da evolução em alguns salmos de Davi ou em alguns profetas.
Em grau infinitamente mais elevado, o budismo organiza os dados do cosmos , que os maravilhosos texto de Schopenhauer nos ensinaram a decifrar.Ora, os gênios-religiosos de todos os tempos se distinguiram por esta religiosidade ante o cosmo.Ela não tem dogmas nem Deus concebido à imagem do homem, portanto nenhuma Igreja ensina a religião cósmica.
Temos também a impressão de que nutriam com esta forma superior de religião,contudo , seus contemporâneos muitas vezes os tinham por suspeitos de ateismo, e às vezes, também de santidade.Considerados deste ponto de vista homem como demócrito , Francisco de Assis , Spinoza se assemelham profundamente,
Como poderá comunicar-se de homem a homem esta religiosidade , uma vez que não pode chegar a nenhum conceito determinado de Deus , a nenhuma teologia?
Para mim, o papel mais importatne da arte e da ciência consiste em despertar e manter desperto o sentimento dela naqueles que lhe estão abertos.Estamos começando a conceber a relação entre a ciência e a religião de um modo totalmente diferente da concepção clássica.
A interpretação histórica considera adversários irreconciliáveis ciência e religião, por uma razão fácil de ser percebida.Aquele que está convencido de que a lei causal rege todo acontecimento não pode absolutamente encarar a idéia de um ser a intervir no processo cósmico , que lhe permita refletir seriamente sobre a hipótese da causalidade.
Não pode um lugar para um Deus-angústia , nem mesmo para um religão social ou moral: de modo alugum pode conceber um Deus que recompensa e castiga, já que o homem age segundo leis rigorosas internas e externas , que lhe proibem rejeitar a responsabilidade sobre a hipótese-Deus , do mesmo modo que um objeto inanimado é irresponsável por seus movimentos.
Por este motivo , a ciência foi acusada de prejudicar a moral. Coisa absolutamente injustificável.E como o comportamento moral do homem se fundamenta eficazmente sobre a simpatia ou os compromissos sociais, de modo algum implica uma base religiosa.A condição pelo medo do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte.
É portanto compreensível que as Igrejas tenham , em todos os tempos , combatido a Ciência e perseguido seus adeptos.Mas eu afirmo com todo o vigor que a religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica.Somente aquele que pode avaliar os gigantescos esforções e , antes de tudo, a paixão sem os quais as criações intelectuais científicas inovadoras não existiriam, pode pesar a força do sentimento , único a criar um trabalho totalmente desligado da vida prática.
Que confiança profunda na inteligibilidade da arquitetura do mundo e que vontade de compreender, nem que seja um parcela minúscula da inteligência a se desvendar no mundo, devia animar Kepler e Newton para que tenham podido explicar os mecanismos da mecânica celeste, por um trabalho solitário de muitos anos.Aquele que só conhece a pesquisa científica por seus efeitos práticos , vê depressa demais e incompletamente a mentalidade de homens que , rodeados de contemporâneos céticos , indicaram caminhos ao indivíduos que pensavam como eles.Ora eles estão dispersos no tempo e no espaço.
Aquele que devotou sua vida a idênticas finalidades é o único a possuir uma imaginação compreensiva destes homens, daquilo que os anima, lhes insufla a força de econservar seu ideal , apesar de inúmeros malogros.A religioidade cósmica prodigaliza tais forças.Um contemporâneo declarava, não sem razão , que em nossa época, instalada no materialismo , reconhce-se nos sábios escrupulosamente honestos os únicos espíritos profundamente religiosos.
A religiosidade da pesquisa
O espírito científico , fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica.Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual tem o castigo _ uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os relações do filho com o pai _ um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam.Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento , decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo.A moral não lhe suscita problemas com os deuses , mas simplesmente com os homens.Sua religiosidade, consiste em espantar-se , em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza , revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar , diante dela , a não ser seu nada irrisório.Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem , na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas.Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos.
Para quê as riquezas?
Todas as riquezas do mundo , ainda mesmo nas mão de um homem inteiramente devotado à idéia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade.Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam idéias generosas e ações elevadas.Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana ,Não posso comparar a generosidade de um Moisés , de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie qualquer.”
Leiam o livro , o resto dos temas seriam “A necessidade da cultura moral .”etc
Einstein disse muitas coisas , mas só aqueles que tentaram realmente entender com o rigor da ciência e a perseverança do sentimento da religiosidade cósmica começaram a finalmente a compreender de verdade, e não um mero especulador de assuntos!!!Em teu livro Einstein jamais acreditou em um ser supremo , mas que a própria natureza e tudo que existe inclusive aquilo que não interagimos é Deus, Deus está em todas as coisas...
Jamais sem esforços tu poderás compreender o universo ...e mesmo com tal esforços talvez não compreendemos tudo, mas já o pouco que sabemos já vale toda uma vida.... E tem pessoas que jamais com toda vida do mundo conseguirá desfrutar de tal conquista, de recompensa interior...E aqueles que em uma singela noticia deixou de crer em Einstein , nunca o compreendeu e mostrou ser confuso em relação a sabedoria dele, Einstein não é para aventureiros , tuas obras são cientificas , e somente com o rigor da ciência e dos estudos que é acessível..., suas obras não é uma revista que tu lê em poucas horas e sai , com aquela nítida sensação de compreensão , ler sobre Einstein digo e afirmo , é compreender tuas obras cientificas para depois complementá-las com tuas obras secundárias...Ai sim “compreenderás” quem foi Einstein..
Uma outra coisa que vi aqui , é que são formas de interpretações diferentes para o mesmo termo, pois usam a mesmo palavra Deus, Deus para Einstein foi explicado em sua obra legitima, Deus como sendo não uma criatura antropomórfica mais sim como uma das frases famosas de Jesus, Deus está em todas as coisas...Uma carta sem contexto é vaga , e insuficiente..., agora lêem o livro de Einstein estudem física e matemática, e lêem esta noticia de novo .... este titulo desse tópico , ou da notícia "Einstein ataca Deus" nunca vi tal tamanho ignorância, que Deus estamos nos referindo aqueles das supertições, qual seja , não é o Deus de Einstein?
E religião não é disputa de vídeo game, não é uma disputa de jogos, não é uma competição de qual é a melhor , tente entender a vida, inclusive entender as tecnologias que vos usam com muita perseverança e profundamente e não superficialmente , tentem compreender a si mesmo, a natureza e finalmente o universo , ou tenha a grande sabedoria de não precisar compreender nada para que possa entender tudo, esse caminho é difícil e ao mesmo tempo extraordinariamente simples...,para alguns podem levar algumas horas , mas para outros podem levar a vida inteira e quem sabe toda eternidade!!!No mais o resumo de tudo é respeite a vida e tudo que existe , se tu faz isso , respeita os semelhantes, faz boas realizações , respeita a natureza, vive uma vida digna e honesta ..., não importa no que acreditas porque estarás no fundo acreditando em Deus. Para mim é inútil tentar provar Deus , esse não é o caminho , poderá compreender as leis da natureza e lutar para que ela seja respeitada ,mas não será necessário de provar Deus.