Autor Tópico: Missão Phoenix e água em Marte  (Lida 6100 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Missão Phoenix e água em Marte
« Resposta #25 Online: 25 de Maio de 2008, 20:51:20 »
Tô acompanhando aqui. Para-quedas abertos. Pouso em cerca de 3 minutos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2008, 20:52:25 »
All right.  :ok:

20:54 - Tocou o solo!!!

Touchdown!
« Última modificação: 25 de Maio de 2008, 20:56:58 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2008, 21:35:29 »
Só amanhã uma hora na tarde mostrará a imagem. :ok:

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2008, 00:57:45 »
Só amanhã uma hora na tarde mostrará a imagem. :ok:

Foi um sucesso a missão, tiveram todas as confirmações, pouso perfeito e já chegaram imagens. Foi bem emocionante!

http://www.nasa.gov/mission_pages/phoenix/main/index.html
mUKA

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2008, 07:09:44 »
Agora sem sacanagem: Vi em algum lugar que o tempo entre um comando (mudar a direção por exemplo) feito na terra e sua execução em marte é de mais ou menos 6 minutos, alguem sabe disso?
É verdade. É 1 segundo até a lua e 8 minutos até o sol.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #30 Online: 26 de Maio de 2008, 07:25:32 »
O que torna o feito muito mais impressionante, diga-se. Parabéns à equipe da NASA! Mal posso esperar pelas fotos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #31 Online: 26 de Maio de 2008, 09:24:24 »
Muito legal as fotos... Solo extremamente plano, não se vê nenhuma elevação no horizonte.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #32 Online: 26 de Maio de 2008, 11:14:59 »
Wow!

Parabéns ao pessoal do JPL! Esses pousos são sempre arriscados, mas parece que tudo correu perfeitamente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Maio de 2008, 17:46:39 »
Já nas primeiras observações podemos retirar algumas conclusões, que vêm corroborar hipóteses que já tínhamos sobre o polo norte (e os ciclos climáticos, no geral, do Planeta Vermelho).

"...vastas planicies de la región polar boreal de Marte. Se observa un paisaje plano recubierto por pequeños guijarros, donde el terreno está fracturado siguiendo un patrón poligonal. Este tipo de fracturas se observan con frecuencia en latitudes altas en Marte, así como en los terrenos tipo permafrost de la Tierra. Las fracturas poligonales se cree que se originan como resultado de ciclos estacionales de congelación y descongelación experimentados por el hielo superficial."
"Por quê?"

Chaves

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #34 Online: 26 de Maio de 2008, 18:28:12 »
Agora sem sacanagem: Vi em algum lugar que o tempo entre um comando (mudar a direção por exemplo) feito na terra e sua execução em marte é de mais ou menos 6 minutos, alguem sabe disso?
É verdade. É 1 segundo até a lua e 8 minutos até o sol.

Marte está no momento 1,8 UA distante da Terra portando quase 2 UA (UA = unidade astromica = distância da Terra ao Sol). 1 UA equivale a aproximadamente 8 minutos luz, demora aproximadamente 15 minutos pra chegarem informações de lá ou irem comandos pra lá ou seja 30 minutos entre um comando e uma resposta. A Phoenix não tem capacidade de comunicação direta com a Terra, todas informações passam necessariamente pela Mars Odyssey e/ou Mars Reconnaissance Orbiter e somente quando esses satélites passam é que é possível a comunicação.
mUKA

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Maio de 2008, 22:59:19 »
E a Mars Reconnaissance Orbiter flagrou a descida da Phoenix em direção ao solo marciano.  :ok:

NASA's Mars Phoenix Lander can be seen parachuting down to Mars, in this image captured by the High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) camera on NASA's Mars Reconnaissance Orbiter. This is the first time that a spacecraft has imaged the final descent of another spacecraft onto a planetary body.

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA10697
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2008, 19:30:40 »
Gelo?

Os jatos dos retrofoguetes da Phoenix podem ter desvelado a camada de gelo no polo norte de Marte.
O comando da operação determinou a obtenção de imagens que permitam elucidar isso.  :)

"Por quê?"

Chaves

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #37 Online: 01 de Junho de 2008, 12:42:04 »
Qnto tempo demora até eles conseguirem amostras para analisar?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 01 de Junho de 2008, 13:24:38 »
A notícia mais recente fala em testes com os equipamentos, que estão ocorrendo normalmente. Não há citação a prazos.

"We're still in the process of checking out our instruments," Phoenix project scientist Leslie Tamppari of JPL said. "The process is designed to be very flexible, to respond to discoveries and issues that come up every day. We're in the process of taking images and getting color information that will help us understand soil properties. This will help us understand where best to first touch the soil and then where and how best to dig."
"Por quê?"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #39 Online: 02 de Junho de 2008, 23:16:02 »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Junho de 2008, 23:24:04 »
Só complementando a foto, do mesmo site:
Scientists speculate that the white patches on the right side of the image could possibly be ice or salts that precipitated into the soil.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Junho de 2008, 10:01:21 »
"Marte é exatamente como nós imaginamos", diz brasileiro da Nasa

Desde que a Phoenix pousou em Marte, no dia 25 de maio, os técnicos da Nasa (agência espacial norte-americana) estão testando e calibrando os equipamentos da sonda, para iniciar a exploração propriamente dita do planeta. Até o momento, os exploradores encontraram no pólo norte de Marte as características que foram projetadas na Terra, mantendo acesa a expectativa de encontrar matéria orgânica ali.

"Pelo que parece, Marte é exatamente o que estávamos imaginando e procurando, com um solo com poucas pedras e gelo no subsolo", afirmou à Folha Online o brasileiro Ramon de Paula, chefe dessa missão na agência espacial. Ele calcula que o gelo esteja a uma distância de 5 cm a 8 cm da superfície.

Com o uso de uma broca especial e uma espécie de escavadeira, o braço robótico da Phoenix vai perfurar o solo e trazer amostras de gelo que serão analisadas por instrumentos localizados na própria sonda em Marte. Entre eles estão câmeras e microscópios, além de outros equipamentos de análise. Se tudo ocorrer conforme o planejado, a sonda vai ficar em operação por 90 dias.

Análises iniciais dão conta que a Phoenix pousou sobre uma placa grande de gelo, o que pode facilitar a missão --não seria necessário fazer buracos muito profundos. Entretanto, ainda é preciso analisar a dureza desse gelo.

Calibragem

Segundo o engenheiro, por enquanto, os técnicos estão apenas testando os instrumentos, antes de começar a perfurar o solo. Durante o processo, em caso de falha, surge o desafio de fazer reparos na sonda a uma distância de 275 milhões de km de distância, tarefa que o engenheiro brasileiro classifica como "muito difícil"

"Temos que utilizar, aqui na Terra, modelos da sonda que está em Marte. E os modelos nem sempre são idênticos. Podem ter sido feitas alterações de última hora na Phoenix e que nós não passamos para o papel. Temos que levar isso em conta", conta De Paula.

Um desses reparos teve de ser feito na última segunda-feira (2), quando um equipamento chamado Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido) não funcionou durante os testes.

O aparelho é essencial para a missão da sonda, pois será responsável por analisar componentes do solo de Marte. Entretanto, um dos filamentos que compõem o sistema estava em aparente curto-circuito. Nesta terça-feira (3), os engenheiros da Nasa enviaram uma mensagem para que o Tega utilizasse um filamento adicional, fazendo com que o equipamento funcionasse.

"É um negócio bem delicado. Qualquer impureza pode dar problema. O outro filamento [adicional] foi acionado e o instrumento está funcionando bem", afirma o brasileiro.

Calor

A função do Tega é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição. Além de analisar a origem da água em Marte, a Phoenix vai procurar por outras condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos.

As duas naves Viking, da Nasa, que chegaram a Marte em 1976, não detectaram a existência desses compostos.

Controle

Apesar de estar a cerca de 275 milhões de km de distância, a Phoenix age de acordo com comandos enviados por profissionais em terra. Durante a noite, os técnicos recebem informações enviadas pela sonda e, com base nessas análises, enviam pela manhã os comandos para a Phoenix.

De Paula calcula que existam cerca de cem cientistas e 50 engenheiros trabalhando nessa operação. Na visão da Nasa, estudar a água em Marte é chave para descobrir respostas importantes, como se o planeta já teve vida.

Segundo a agência, os pesquisadores também podem descobrir maiores informações sobre o processo de mudança climática. Para o engenheiro brasileiro, Marte pode dar lições aos habitantes da Terra.

"Se descobrirmos como a água desapareceu [no planeta], podemos usar esse conhecimento científico para nos proteger, para não passar por essa fase", afirma.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u408548.shtml

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 06 de Junho de 2008, 18:13:22 »
A sonda Phoenix deve começar a analisar nesta sexta-feira (6) as primeiras amostras de solo recolhidas em Marte. O material, que está em uma espécie de pá localizada no braço robótico da sonda, será colocado em um instrumento chamado Tega, responsável por analisar componentes do solo de Marte.

Segundo o engenheiro brasileiro Ramon de Paula, chefe dessa missão na Nasa (agência espacial norte-americana), os cientistas podem conseguir as primeiras análises sobre o solo do planeta já neste sábado (7) ou no domingo (8).

A função do Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido) é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição. Primeiro os técnicos vão analisar mostras da superfície do planeta e depois o subsolo, para fazer comparações.

Vamos torcer para que tudo funcione a contento.  :)
"Por quê?"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Junho de 2008, 08:52:21 »

Phoenix enfrenta dificuldades para analisar solo de marte

Os engenheiros da Nasa (agência espacial norte-americana) estão enfrentando dificuldades em analisar o solo do pólo norte de Marte, por meio da sonda Phoenix. O solo é mais compacto do que se imaginava, dificultando a tarefa de colocar partículas sobre um instrumento chamado Tega, responsável por analisar esses componentes.

Desde sexta-feira (6), os técnicos tentam colocar, por meio do braço robótico da Phoenix, as amostras diretamente no Tega, mas o material não entra o suficiente, em razão da compactação do solo. "As partículas do solo ainda não conseguiram entrar no Tega. Sacudimos as amostras, mas ainda não entrou o suficiente", afirma Ramon De Paula, chefe da missão na Nasa, por e-mail.

Agora, os técnicos vão tentar uma estratégia diferente: colocar a pá do braço robótico acima do "alvo" e apenas "polvilhar" amostras do solo sobre o Tega, por meio de um instrumento de vibração.

De acordo com De Paula, essas dificuldades já eram esperadas. "Temos de aprender a lidar com o solo e também aprender a lidar com os equipamentos. A missão é complexa e temos que fazer tudo de muito longe. Essa região em que estamos é nova para nós, e muito fria, e tudo isso afeta o como devemos lidar com o solo", afirma o engenheiro.

A função do Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido) é esquentar amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar sua composição. Primeiro os técnicos vão analisar mostras da superfície do planeta e depois o subsolo, para fazer comparações.

Missão no gelo

A Phoenix pousou no último dia 25 em Marte, com a missão investigar as características da água e outros materiais existentes no pólo norte do planeta --procurando por condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos, ou respostas para questões climáticas, como o aquecimento global.

Apesar de estar a cerca de 275 milhões de km de distância, a Phoenix age de acordo com comandos enviados por profissionais em terra. Os técnicos recebem informações enviadas pela sonda e, com base nessas análises, enviam os comandos para a sonda.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, a sonda vai ficar em operação por 90 dias. "Depois, vai virar mais um ferro velho que os terráqueos colocaram em Marte", brinca o brasileiro. Enquanto estiver em operação, por meio de um braço robótico, a sonda deve recolher amostras que serão analisadas por instrumentos localizados na própria sonda em Marte. Entre eles estão câmeras e microscópios, além de outros equipamentos de análise, como o Tega.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u410577.shtml

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Junho de 2008, 14:11:05 »

Missão Phoenix da Nasa consegue coletar amostra de solo marciano

WASHINGTON (AFP) - Após dias de expectativas, os cientistas americanos da Nasa comemoraram a primeira coleta de solo de Marte feita na quarta-feira pela Missão Phoenix, para começar as análises em busca de água e compostos orgânicos no Planeta Vermelho.

Desde a última sexta-feira, a Phoenix tentava coletar amostras, mas o solo estava mais compacto que o esperado, dificultando a operação.

"Após acionar pela sétima vez o aparelho de vibração para fazer com que as partículas do solo passassem pela tela do Tega, nos surpreendemos ao receber dados indicado que o 'forno' estava cheio", explicou na quarta-feira, visivelmente aliviado, William Boynton, um dos pesquisadores da missão.

O objetivo do Tega (Analisador de Gás Térmico e Expandido, na sigla em inglês) é aquecer amostras que o braço robótico da sonda coleta, transformando-as em gases para análise.

Esse forno pode ser utilizado apenas uma vez, mas o Phoenix conta com oito.

"O problema foi superado e amanhã, ou depois de amanhã, temos a esperança de poder fechar o forno e começar a análise", afirmou.

Peter Smith, líder dos cientistas da missão, disse que o solo marciano, nesse local, parecia "particularmente interessante e muito pouco comum".

Os cientistas acreditam agora que a sonda irá encontrar água congelada sob a superfície, em uma segunda etapa da exploração.

A sonda Phoenix chegou no dia 25 de maio em Marte, com o objetivo de investigar a presença de água e outros materiais no pólo norte do planeta vermelho, que poderiam indicar condições propícias para a vida, como por exemplo, compostos orgânicos.

Um dia depois de chegar, a sonda enviou fotos inéditas do Pólo Norte de Marte, que dão uma idéia inicial das planícies do Ártico do planeta: uma paisagem desolada, de solo pedregoso e congelado.

"Podemos ver rachaduras nas depressões que nos fazem pensar que o gelo ainda modifica a superfície", disse Peter Smith, da Universidade do Arizona, principal pesquisador do projeto Phoenix.

"Vemos rachaduras novas. Não podem ser antigas pois estariam cobertas" pela poeira marciana.

Nas fotos, pode-se ver também as marcas da sonda na superfície, assim como desenhos em forma de polígono no solo, similares aos das regiões árticas da Terra.

"Estou absolutamente pasmo. Não tenho palavras", disse Barry Goldstein, diretor do projeto Phoenix no Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia, onde está o controle da missão.

Após uma viagem de nove meses, na qual percorreu 679 milhões de quilômetros, a sonda Phoenix pousou em uma área relativamente plana, segundo Goldstein.

"Pela primeira vez em 32 anos, e somente pela terceira vez na história, uma equipe do JPL conseguiu realizar uma aterrissagem suave em Marte", disse, em uma nota, o diretor da Agência Espacial Americana, Nasa, Michael Griffin, classificando a façanha de "incrível".

A Phoenix cavará na superfície marciana por três meses. Dado que a região polar de Marte está sujeita a mudanças de estação, os cientistas acreditam que, assim como na Terra, o ártico marciano pode esconder o registro de um clima mais quente e habitável.

"Nossa missão é cavar", disse Peter Smith antes da aterrissagem.

"Acreditamos que a matéria orgânica tem de ter existido pelo menos em uma época", produto de meteoritos e outros impactos, acrescentou, explicando que a presença de água líquida e matéria orgânica significaria que foi uma "zona habitável".

A Phoenix não estará sozinha. A Nasa também tem os robôs Spirit e Opportunity em solo marciano, que exploram a zona equatorial do Planeta Vermelho desde 2004.

http://veja.abril.com.br/agencias/afp/afp-ciencia/detail/2008-06-12-40204.shtml

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Junho de 2008, 20:57:01 »
Agora "...a sonda está funcionando como um relógio suíço"! É o que disse hoje Nilton Rennó, 48, cientista brasileiro e um dos líderes de pesquisa da missão.

A Phoenix deve começar nesta sexta-feira (13) a verificar as amostras recolhidas do solo do planeta, ligando um dos "fornos" do Tega (sigla em inglês para Analisador de Gás Térmico e Expandido).

- Hoje, o forno deve ser ligado a uma temperatura de 35 ºC, suficiente para fazer com que a água se torne vapor, já que, em Marte, a água entra em ebulição a uma temperatura de 5ºC --a Phoenix tem detectado temperaturas de -85ºC a -25ºC na superfície de Marte. O objetivo é analisar a quantidade de hidrogênio e deutério (hidrogênio pesado), com o objetivo de medir a quantidade de água existente no planeta.

- Nos próximos dias, a temperatura do forno será aumentada gradualmente, até chegar a quase 1.000 ºC. Com isso, será possível verificar a existência de outras substâncias, incluindo matéria orgânica, no planeta.
« Última modificação: 14 de Junho de 2008, 00:45:26 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Junho de 2008, 23:19:13 »
A imagem mais recente, 13/06.

Está aberta a bolsa de apostas. Gelo ou sal?  :?:

"Por quê?"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #47 Online: 14 de Junho de 2008, 00:30:32 »
Apostando: Sal.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Junho de 2008, 00:46:12 »
"Por quê?"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Junho de 2008, 13:45:48 »
Esperma marciano?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!