Autor Tópico: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google  (Lida 979 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google

Miami - Powerset acredita que poderá rivalizar com Google por busca que tem representação semântica das frases pesquisadas pelos usuários.

A start-up Powerset oferecerá a partir desta segunda-feira (12/05) um buscador que troca a tecnologia de busca a partir de palavras-chave pela semântica - ou seja, o entendimento do significado da pesquisa do usuário em relação aos sites resultantes.

A versão beta do buscador Powerset, embora tenha resultados impressionantes, tem escopo e indicadores limitados, deixando questões em aberto sobre sua habilidade de trabalhar na escala massiva do Google, por exemplo.

“Estamos mudando a busca por informações por meio de uma análise muito mais profunda das páginas que indicamos”, diz o diretor de produtos da Powerset, Scott Prevost.

A tecnologia utilizada no mecanismo foi desenvolvida pela própria Powerset e, além disso, a empresa usa uma ferramenta licenciada da PARC, subsidiária da Xerox, que cria uma representação semântica das sentenças buscadas, extraindo seu significado.

A vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário do Google, Marissa Mayer, reconheceu, em entrevista no ano passado, que o buscador deve superar sua dependência da busca por palavras-chave.

“As pessoas precisam que entendamos o significado de suas questões, ou precisarão falar em um nível conceitual. Vemos muitas perguntas deste tipo - que não são a respeito de quais palavras aparecerão em um site, mas sobre o que a página fala”, diz Marissa.

Ela adicionou, contudo, que o mecanismo do Google é inteligente graças à enorme quantidade de informações que engloba. “Temos muito conteúdo para contextos que envolvem acrônimos, como GM, que pode ser General Motors, ou GM Foods. A busca parece estar em nível semântico, mas não está”, explica.

Por enquanto, o alcance da Powerset é limitado - apenas alguns milhões de páginas da Wikipedia e da base de dados da Metaweb Technologies. Prevost acredita, contudo, que em um mês seu tamanho crescerá e poderá rivalizar com o Google, Yahoo e outros.

O analista Greg Sterling, da Sterling Marketing Intelligence, considera impressionante a capacidade do mecanismo da Powerset. “Criaram um mecanismo de busca mais eficiente para a Wikipedia e uma ‘prova de conceito’ massiva de seu algoritmo e tecnologia”, afirmou.

Para ter um index de bilhões de páginas, será um “enorme desafio que precisará de tempo e fontes adicionais”, diz Sterling.

O objetivo da Powerset, segundo Prevost, é conseguir alcance de 20 bilhões de páginas. O modelo de negócios do buscador é baseado em anúncios que, a princípio, não serão oferecidos.

Além disso, o objetivo é estender a busca inteligente para imagens e vídeos, além de mirar em verticais como saúde e viagens. “Em análise de linguagem, só mostramos a ponta do icerberg”, afirma Prevost.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/05/12/empresa-revela-mecanismo-de-busca-semantica-para-rivalizar-com-google/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)


Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2008, 02:10:02 »
Fiz uma busca sobre fibra alimentar e o terceiro link era sobre masturbação anal.  :hmph: :no:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997


Offline Peezah

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2008, 15:36:35 »
Fiz uma busca sobre fibra alimentar e o terceiro link era sobre masturbação anal.  :hmph: :no:

O sistema é bom mesmo, leu até pensamentos. :histeria:


Foi mau pela a brincadeira, não resisti.  :histeria: :histeria:

Offline Orbe

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • ???
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2008, 16:19:25 »
Fiz uma busca sobre fibra alimentar e o terceiro link era sobre masturbação anal.  :hmph: :no:

Eu sempre achei que fibra alimentar e masturbação anal eram assuntos relacionados...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2008, 16:24:18 »
Fiz uma busca sobre fibra alimentar e o terceiro link era sobre masturbação anal.  :hmph: :no:

A busca é baseado no perfil do usuário!

:histeria::histeria::histeria:

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2008, 16:25:56 »

Eu sempre achei que fibra alimentar e masturbação anal eram assuntos relacionados...

A diferença entre cagar e dar o cu é meramente vetorial...

Offline SuperTorresmo

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2008, 16:54:56 »
Gostei do preview das páginas encontradas.

Procurei por "What time is it?", nenhum resultado era de uma página que informe o horário (como a HoraCerta)...

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2008, 03:10:57 »
Fiz uma busca sobre fibra alimentar e o terceiro link era sobre masturbação anal.  :hmph: :no:
Eu sempre achei que fibra alimentar e masturbação anal eram assuntos relacionados...
Imagina essa prático quando a pessoa está com caganeira...

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Empresa revela mecanismo de busca semântica para rivalizar com Google
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2009, 21:47:09 »
Google aumenta detalhamento de buscas e testa resultados semânticos

Google Search Options refina buscas por período de tempo ou termos relacionados, enquanto Squared testa conteúdo semântico.

O Google anunciou nesta terça-feira (12/05) novidades no seu sistema de busca que exploram ferramentas para tornar os resultados das pesquisas mais detalhados, com mais termos relacionados e com contextos semânticos, em evento chamado Searchology.

As principais novidades estão concentradas no Google Search Options, nova ferramenta disponível, segundo a companhia, para todos os usuários do buscador no mundo até o final do dia, que oferecem novas maneiras do usuário separar seus resultados de busca.

Pela novidade, o usuário pode filtrar seus resultados por tipo de conteúdo, como vídeos, reviews ou posts em fóruns, ou período da procura, como termos digitados durante últimas 24 horas ou durante o último ano. Dentro da busca por vídeos, é possível selecionar obras pela duração.

O Search Options também permite que usuários vejam uma coleção de termos relacionados ao procurado seja pela apresentação padrão de resultados ou pela Wonder Wheel, que monta gráficos circulares que centralizam a palavra digitada e indica ligações com outros termos que tenham relação.

Resultados semânticos e detalhados
O buscador também anunciou testes de outras duas ferramentas dentro do Google Labs que exploram tanto o detalhamento como a representação de resultados baseado no histórico de busca do usuário.

Apresentado como uma ferramenta da "web semântica", o Google Squared apresente resultados em formato de uma planilha que estruturam informações não organizadas vindss de diferentes fontes para formar uma representação padrozinada dos resultados.

A vice-presidente de busca e experiência do usuário da empresa, Marissa Mayer, fez um teste buscando pela expressão "cachorros pequenos" no Google Squared, que apresentou uma tabela mostrando peso, raça, tamanho e fotos dos animais. O Google Squared será lançado no Labs até o final do mês.

O Google mostrou também sua resposta ao Yahoo Search Monkey, iniciativa do rival em buscas para sofisticar e detalhar a representação de resultados oferecendo uma API para que desenvolvedores acrescentem informações.

Pelo Google Rich Snippets, a página de resultados do Google demonstrará mais informações de cada um dos links apresentados além das curtas descrições com duas linhas de texto.

Segundo o buscador, os resultados poderão ter dados como avaliações e localização de restaurantes, notas dadas a produtos por sites de conteúdo ou cargos e companhias onde profissionais trabalhem no LinkedIn. Para tanto, a nova ferramenta suportará os formatos de estruturação dados RDF e Microformatos.

Tanto o Google Squared como o Rich Snippets exigirão que usuários interessados habilitem as funções dentro do Google Labs a partir do final do mês.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/05/12/google-aumenta-detalhamento-de-buscas-e-testa-resultados-semanticos/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!