"Blindness" abre Festival de Cannes nesta quarta-feiraO filme “Blindness – Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, abre com pompa nesta quarta-feira a 41ª edição do Festival de Cannes, o mais importante do mundo. Adaptação do romance homônimo do escritor português José Saramago, tarefa considerada por muitos cineastas quase impossível, o longa com elenco estelar é cercado de expectativa da crítica especializada e do público brasileiro, uma vez que, além de inaugurar o festival, também concorre à prestigiada Palma de Ouro.
Na sessão do filme à imprensa, na manhã de hoje, “Blindness” teve recepção morna, motivando poucos aplausos após sua exibição. A abertura oficial do festival, com as estrelas e o diretor caminhando no tapete vermelho de Cannes acontece logo mais, à noite.
Terceira adaptação consecutiva de Meirelles – antes dela, o diretor dirigiu “Cidade de Deus”, baseado no livro de Paulo Lins, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar, e “O Jardineiro Fiel”, de John Le Carré –, “Ensaio sobre a Cegueira” foi filmado ao longo de 2007 no Canadá, Uruguai e São Paulo, quando, inclusive, chamou a atenção por interromper o trânsito em diversos pontos no Centro e outros locais da capital paulista.
Na trama, uma misteriosa epidemia de cegueira se abate sobre uma cidade moderna e anônima, com exceção de uma mulher, interpretada por Julianne Moore. As fronteiras são fechadas e a cidade padece de um confinamento, entrando em decadência. Além de Moore, o elenco conta com Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, entre outras estrelas, como Alice Braga, em ascensão em Hollywood.
Assim como fez em seus trabalhos anteriores, Meirelles manteve um blog ao longo da produção, em que descreveu os percalços da filmagem e do trabalho de edição. Segundo ele, o processo de finalização foi bastante difícil – depois de exibições teste realizadas na América do Norte, foram feitas ao menos seis versões do filme, para cortar cenas violentas demais e dar mais agilidade ao longa-metragem, considerado "complexo" pelos espectadores.
“Ensaio sobre a Cegueira” teve orçamento estimado em 25 milhões de dólares, em uma co-produção entre Brasil, Canadá e Japão. A 20th Century Fox lança o filme em território nacional no dia 12 de setembro, pouco depois da estréia na Europa.
http://redacaoultimosegundo.blig.ig.com.br/2008_20.html#post_19130846