Autor Tópico: TExDI - Debate em universidade - Unesp  (Lida 1474 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
TExDI - Debate em universidade - Unesp
« Online: 15 de Maio de 2008, 11:21:50 »
Na XXIV Semana da Biologia da Unesp de São José do Rio Preto/SP, no dia 26/05/2008, dentre as várias palestras neste evento, haverá uma mesa-redonda entre Enézio e Reinaldo Otávio (UFSCar).

Colocaram o Enézio como fazendo parte de uma tal Soc. Int. Complexidade, Informação e Design.

No panfleto que tenho está o nome do Enézio, já no link abaixo não está:

http://www.eventos.ibilce.unesp.br/semanadabio/segunda.htm

Será que ele não irá mais participar?

No site aparece isto:

"09h30: Mesa redonda: “Evolucionismo x Design inteligente”
Palestrante: Cláudia Márcia Aparecida Carareto (UNESP - São José do Rio Preto)
Palestrante: Reinaldo Otávio Alvarenga de Brito (UFSCar)"

Mas no panfleto a Cláudia Márcia está como mediadora e o Reinaldo como um debatedor.

Se realmente houver essa mesa-redonda eu quero ir ver e depois postar aqui a minha opinião.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: TExDI - Debate em universidade - Unesp
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2008, 13:08:28 »
Tenho um certo receio dessas iniciativas. É uma posição complicada para elucidação de todas as deturpações feitas pelos fundamentalistas, é mais fácil simplesmente fazer umas afirmações descompromissadas com meias verdades dizendo que algo tudo não passa de uma bobagem sem fundamento promovida por cientistas ateus/materialistas desesperados para provar a inexistência de Deus, do que passar os fatos de forma integral e de forma a facilitar a ver como as peças se encaixam levando à conclusão defendida pela ciência.

Ex.: tascar um "não há formas transicionais", "nunca encontraram o elo perdido", versus explicar o que é uma "forma transicional", dar alguns exemplos e dizer que são satisfeitas o tempo todo.

Acho que todos deveriam assistir um debate entre o Shermer e o Hovind, no qual eu acho que o Hovind levou de longe a melhor, para se ter uma noção dos problemas, e talvez até tentar tirar lições de como se sair melhor nesses debates. Vai ver talvez até haja alguma forma de aproveitá-los bem, em vez de ser praticamente uma cilada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2008, 14:51:55 »
É uma questão de escolher o seu campo de batalha.

O povo do DI leva muita vantagem num debate com platéia, pois as suas idéias são mais simples e mais imediatamente acessíveis. Nosso campo é o debate escrito, onde podemos discorrer melhor e atacar os pontos fracos do DI, enquanto o leitor consegue parar para digerir a informação.

É por essas e outras que eu discordo desse tipo de palestra-debate e programas de televisão. É guerrear nos termos do adversário, o que nunca é uma boa idéia.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2008, 18:11:47 »
Bem, pelo menos lá as platéias majoritariamente serão de estudantes e entendidos em biologia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2008, 22:40:19 »
Se for parecido com a palestra de um americano que assisti na Unicamp... não.

Esses encontros costumam ser patrocinados por grupos religiosos universitários. E a maioria das pessoas que assistem não são curiosos, mas sim membros ou simpatizantes desses grupos.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2008, 22:48:27 »
Se for parecido com a palestra de um americano que assisti na Unicamp... não.

Acho que você já postou isso em algum tópico, certo? Lembra qual? Se não, poderia dizer mais ou menos como foi?

Valeu.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2008, 07:03:02 »
Um criacionista de alguma projeção lá dos EUA foi convidado pelo grupo bíblico universitário Alfa & Ômega para fazer a tal palestra. A grande maioria da platéia era de membros do A&O, ou de crentes curiosos. Juntei alguns colegas céticos (e eu ainda era "religioso" na época...) e fomos assistir o que o tal cara tinha a dizer. E quando ele começou a falar um monte de asneiras contra a nucleossíntese, idade estimada do Universo, etc., lá fomos nós. Caímos matando em cima do velhinho, mas não adiantou nada. Embora os garotos do A&O tenham ficado meio acuados com a nossa reação, o próprio convidado não se abalou e respondia todas as nossas perguntas com uma falácia atrás da outra.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2008, 09:41:11 »
E o problema é que no bate-boca não dá mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2008, 13:13:34 »
Ainda tem o risco disso ser filmado e editado mais ou menos assim:

Criacionista "mas então, a verdade é que isso e aquilo são coisas completamente infundadas..."

Evolucionista "com licença, mas e quanto a X, Y e Z?"

Criacionista "ora, X, Y e Z são a maior bobagem devido a A, B e C... são bobagens tão grandes que D, E, F!!!"

< platéia dá risadas >

Criacionista "o que você diz quanto às pesquisas sobre X, Y, e Z que mostraram claralmente que G, H e I?"

<take dos Evolucionistas em silêncio, ou cochichando entre si, com uma cara meio aturdida, mas que foi filmado de outra parte>

Criacionsta "pois é, assim vemos o quão científica é a ciência que nega a Deus..."

<take dos Evolucionistas ainda emudecidos, e com cara que nesse contexto parece de derrotados, mas talvez com alguma aceitação da derrota, novamente tirado de outro contexto>

:D

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2008, 21:58:23 »
Não vou mais na palestra. Se for tenho que pagar para o enento inteiro. Não tenho tempo e não vou gastar uma boa grana só pra ver um debate.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2008, 23:00:08 »
Será que vc não pode assistir sem pagar a inscrição? Geralmente a inscrição garante material (pastinha, etc...) e certificado. Fale que você não quer isso, só quer ver a palestra. Acho que deixam você entrar tranquilamente.

:ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2008, 23:46:09 »
Será que vc não pode assistir sem pagar a inscrição? Geralmente a inscrição garante material (pastinha, etc...) e certificado. Fale que você não quer isso, só quer ver a palestra. Acho que deixam você entrar tranquilamente.

:ok:

Mandei um e-mail para o organização explicando que queria apenas ver a palestra, pagaria só por esse dia, mas disseram que não podem. Mas de qualquer forma eu não vou mesmo (tenho mais coisas a fazer, faculdade). Tem um cara do RV que faz pós lá, vou pedir para ele descrever o debate para mim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!