Catalisador à base de alumínio transforma CO2 em matéria-prima industrialCientistas da Universidade Newcastle, na Inglaterra, descobriram uma forma de transformar o dióxido de carbono (CO
2) lançado indiscriminadamente como um resíduo na atmosfera em compostos químicos úteis à indústria.
Seqüestro de carbonoA nova técnica, que se mostrou de excelente eficiência, poderá dar um novo ímpeto aos esforços para se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Os cientistas estimam que a nova tecnologia tenha o potencial para converter anualmente milhões de toneladas de CO
2 em compostos químicos conhecidos como carbonatos cíclicos.
Carbonatos cíclicosOs carbonatos cíclicos são largamente utilizados na fabricação de vários produtos químicos, incluindo solventes, tintas e embalagens descartáveis, além de entrarem como insumos na fabricação de um composto destinado a facilitar a queima do petróleo, diminuindo ainda mais a emissão do dióxido de carbono.
Catalisador à base de alumínioA conversão do CO2 utiliza um catalisador para induzir uma reação química entre o dióxido de carbono e um epóxido, resultando em carbonatos cíclicos. A reação entre o CO2 e os epóxidos é bem conhecida, mas até agora ela consumia uma quantidade enorme de energia e somente funcionava sob enormes pressões, inviabilizando o processo.
O novo catalisador, derivado do alumínio, mostrou-se excepcionalmente ativo, fazendo com que a reação funcione a temperatura e pressão ambientes, diminuindo drasticamente a quantidade de energia exigida no processo.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=catalisador-a-base-de-aluminio-transforma-co2-em-materia-prima-industrial&id=010125080516