Autor Tópico: Negros e Orientais  (Lida 4739 vezes)

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Offline Eu

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Negros e Orientais
« Online: 17 de Maio de 2008, 16:20:16 »
Negros e Orientais
ronaldo brito roque, 12:18 am
Filed under: Cotidiano, Educação, Política
Tags: Educação, Política, racismo
Os orientais são minoria no Brasil. Estigmatizamos os orientais, dizendo que eles são CDF´s e têm pau pequeno, assim como estigmatizamos os negros, dizendo que eles só pensam em pagode, funk e futebol. Muitas mulheres brancas não querem se casar com orientais, assim como muitas não querem se casar com negros. Chamamos o oriental da turma de “japa” ou “china”, assim como chamamos o negro da turma de “negão” ou “neguinho”. Nunca vejo atores orientais em posição de patrão e vencedor. O oriental das novelas e dos filmes é sempre um técnico de computador.

E por acaso os orientais ficam reclamando disso? Por acaso eles pedem política de cotas e reformulação do vocabulário? Eles simplesmente estudam, conquistam vagas nas melhores universidades, trabalham, ganham dinheiro, conquistam bons empregos. Você já viu algum oriental dizendo que as escolas públicas deviam ensinar História do Império Chinês, ou a técnica do bonsai, porque são parte da cultura oriental?

Pois é…



http://ogargantadefogo.org/2007/05/25/negros-e-orientais/

Offline SnowRaptor

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2008, 17:08:09 »
Muito bem colocado.

E como as manchetes dessa semana dizem que negros serão maioria no brasil em alguns meses, eu também vou querer direito de minoria.

Quando todos são especiais, ninguém é especial
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lua

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2008, 20:02:03 »

Gente... É um bom argumento, sem dúvida. Só que facilmente refutável pelos defensores do sistema de cotas e afins. Orientais não foram escravizados; a maior parte da população pobre não é constituída por orientais; orientais não são marginalizados no sentido de serem excluídos do mercado de trabalho por terem 'olhinhos puxados', 'pinto pequeno', etc etc. ::)
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Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2008, 20:54:38 »
Não é um bom argumento, só faltava chamar os "negros" todos de vagabundos e pedintes por causa dos movimentos pró-cotas, que não são os representantes de todos os negros.

Fora isso, tem mesmo diversos motivos pelos quais é bem menos cabível se propor algum tipo de reparação para negros, descendentes de escravos, mas não para asiáticos. Não está o fato de serem minoria ou no de serem discriminados a principal justificativa, mas nas políticas passadas do país que causaram essa disparidade econômica. Africanos foram escravisados, asiátcos não; asiáticos sempre tiveram direito à propriedade e trabalho, negros não.

Tanto que nos EUA já houveram reparações para asiáticos também (alguns eventos relacionados à segunda guerra, muitos foram considerados suspeitos de espionagem e tiveram propriedades expropriadas, etc), bem como "ações afirmativas" até para brancos (na época da Grande Depressão), e, privilegiando os brancos, apesar de já ter passado há algum tempo a época da escravidão.

Além disso, ao menos no Brasil, negros são uma minoria muito maior do que asiáticos, e então esse tipo de comparação de não se ter atores representando um papel X ou Y não faz tanto sentido também. Não acho que esse tipo de coisa deva servir de referência de qualquer forma, mesmo falando de negros, proque também não praticamente não há brancos de origem bem pobre, da base da pirâmide econômica, representando papéis de ricos ou de patrões, pelo simples fato de que a profissão de ator não é muito acessível aos pobres de modo geral, incluindo brancos e asiáticos.



Não significa que se devesse necessariamente ter qualquer reformulação nos cursos básicos de história ou isso de reformulação de vocabulário, na verdade, nunca ouvi falar disso - ainda que possivelmente haja mesmo quem defenda algo assim. Na verdade, não significa nem mesmo que cotas são a melhor coisa que se possa fazer, ou que se devesse fazer, mesmo admitindo que a situação dessas minorias é diferente, apesar de ambas serem minorias.

Offline Týr

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2008, 11:00:49 »
A discriminação sempre irá existir.

Do branco com o negro, do teísta para com o ateu, do rico para o pobre, e assim vai.

O engraçado é como o negro ora discriminado julga o homossexual, o ateu e outros.

Esses dias vi um caso interessante, um homem foi preso acusado de racismo, e ele de fato assume que chamou o cidadão de negro, mas antes disso o negro teria o humilhado chamando de gay (o que de fato era).

É da naturea humana esse achismo de superioridade, cada um claro defendendo o seu lado, isso jamais vai terminar.

Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2008, 17:15:57 »
E negros que falam "branquelo"?

Offline Quereu

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2008, 19:33:57 »
Regime de cotas é que nem subsídio: premia os inoperantes. Qualquer avaliação que não leva em conta o mérito pessoal não faz sentido e, pior, é contraproducente. Sugestão a todas as pessoas que querem entrar numa faculdade, brancos, pretos, amarelos e vermelhos: estudem. Não existe outro caminho, a não ser a fraude.
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Offline Herf

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2008, 21:28:15 »
A retórica dos defensores do sistema de cotas costuma se referir às pessoas de forma coletiva, generalizando pela cor da pele. Pela afirmação "brancos escravizaram negros" procura-se justificar a tal da "reparação histórica", mas eu jamais escravizei qualquer pessoa em toda minha vida e sempre repudiei a idéia de escravidão. E acredito que seja assim com as demais pessoas de hoje. Da mesma forma, nenhum negro militante racialista de hoje jamais passou por uma situação mesmo remotamente semelhante à escravidão para exigir reparações a seu favor.

Mas a afirmação confunde, faz parecer que é justo os não-negros de hoje pagarem pelos erros de não-negros do passado, como se fossem parte da culpa pelo que ocorreu.

Outro artifício comum do discurso pró-cotas é tratar o mundo como se fosse de duas cores. Só há brancos e negros. Não existe "mulato": um pouco de "brancura" na pele não serve para classificar alguém como "branco", mas basta ter um pouco de "negrura" para cair na categoria "negro", vindo daí a afirmação absurda de que o Brasil é um país de maioria negra.

Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2008, 20:00:37 »
Essa história de dívida histórica é bobagem.

Primeiro que não são cotas relacionada aos problemas, e sim as raças, e existem negros que não são pobres. Seria como distribuir cadeira de rodas a negros, caso fosse comprovado que há mais deficiências entre os mesmos, ao invés de dar aos deficientes.

Segundo que um diploma deveria ser um comprovante de eficiência ou especialização, não um comprovante de "necessitado".
O diploma por natureza já é discriminatório, discrimina pessoas eficientes de pessoas não-eficientes. Porque não abolirmos o diploma de uma vez para terminar com essa discriminação com pessoas que não cursaram faculdade?

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2008, 10:37:36 »
A dívida histórica (ou prejuízo histórico) não "é bobagem", ainda que não seja necessariamente uma justificativa para as cotas, ou mesmo que não seja viável uma quitação de modo geral.

E não importaria tanto o fato de que não foram todos os brancos de hoje que escravizaram ou que tem descendentes que escravizaram negros; não são "os brancos" que estariam quitando essa dívida (nem seriam eles que a tem), mas o Estado brasileiro, que permitiu a escravidão.

Também acho que não importaria tanto que os negros de hoje não tenham sido pessoalmente escravizados, da mesma forma que, por exemplo, se o estado numa aberração da lei pudesse ter legalizado a escravização especificamente dos seus pais ou avós, e apesar de você e seus irmãos não terem sido escravizados, ainda poderiam argumetavelmente buscar alguma forma de indenização. Também não importaria que você fosse trilhardário, que nem precisasse de qualquer indenização.



Mas repetindo, nada disso quer dizer que devessem haver cotas, que seriam justas, ou mesmo uma forma razoável de quitar uma dívida histórica de um estado por algo como a escravidão. Acho que é até meio insultante, meio como se o governo alemão proporcionasse uma cota para judeus entrarem mais facilmente nas faculdades para quitar a dívida do nazismo. Soa como "o governo escravizou/perseguiu/exterminou seus descendentes, então tá, toma aí umas vagas mais facinhas para os seus entrarem na faculdade e parem de choramingar".

Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2008, 15:31:08 »
Citar
A dívida histórica (ou prejuízo histórico)
Tem diferença entre um e outro.

Offline Brutos

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2008, 15:44:12 »
Tenho uma teoria que acho que pode ser aplicada, também, a esse caso: " A discriminação racial existe a partir do momento em que ela é mensionada".

Offline Quereu

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2008, 18:08:44 »
Tenho uma teoria que acho que pode ser aplicada, também, a esse caso: " A discriminação racial existe a partir do momento em que ela é mensionada".

Tenho uma outra teoria: "Qualquer problema só existe quando pode ser dimensionado".
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Herf

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2008, 19:37:10 »
A dívida histórica (ou prejuízo histórico) não "é bobagem", ainda que não seja necessariamente uma justificativa para as cotas, ou mesmo que não seja viável uma quitação de modo geral.

E não importaria tanto o fato de que não foram todos os brancos de hoje que escravizaram ou que tem descendentes que escravizaram negros; não são "os brancos" que estariam quitando essa dívida (nem seriam eles que a tem), mas o Estado brasileiro, que permitiu a escravidão.

Também acho que não importaria tanto que os negros de hoje não tenham sido pessoalmente escravizados, da mesma forma que, por exemplo, se o estado numa aberração da lei pudesse ter legalizado a escravização especificamente dos seus pais ou avós, e apesar de você e seus irmãos não terem sido escravizados, ainda poderiam argumetavelmente buscar alguma forma de indenização. Também não importaria que você fosse trilhardário, que nem precisasse de qualquer indenização.
Já eu acho que não faz sentido falar em "dívida do estado" para com alguém ou para com uma classe de pessoas no momento em que o crime do estado já faz parte de um passado relativamente distante. Acho que isso é considerar que o estado de hoje é o mesmo que permitiu a escravidão há 120 anos atrás ou o mesmo que cerceou as liberdades de pessoas contrárias às idéias do estado passado (questão das indenizações oferecidas a ex-guerrilheiros e líderes de movimentos esquerdistas no período da ditadura, por exemplo). As pessoas e os governos mudam com o tempo, e os estados também. E também porque, no caso de reparação pela escravidão, de 120 anos para cá, nem mesmo é possível estabelecer com precisão aceitável os supostos merecedores de reparação.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2008, 20:22:35 »
Embora eu concorde que qualquer proposta de quitação é problemática por esses motivos, não sei se isso faz com que a dívida "desapareça".

Sei lá, acho que é meio como se emprestar dinheiro para alguém que morreu ou ficou em estado vegetativo por algum acidente. Não é como se eu não tivesse teoricamente algo a receber, ainda que receber de fato tenha se tornado inviável.

O problema talvez seja que"dívida" soa um pouco como algo que "depende" mais do lado devedor do que do outro. É principalmente algo que alguém deve pagar, e não algo que alguém mereceria receber de volta. Acho.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2008, 20:29:28 »
Citar
A dívida histórica (ou prejuízo histórico)
Tem diferença entre um e outro.

É muito tênue a diferença. Um prejuízo que alguém te causa injustamente é razoável que se considere uma dívida que ele tem com você. Coloquei isso apenas por causa desse aspecto que o Herf comentou e eu mencionei também ao menos indiretamente, do desenrolar da história deixar meio complexa ou até praticamente apagar a relação entre devedores e as pessoas à quem devem.

Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2008, 12:19:49 »
Usar o termo "dívida histórica" significa que necessariamente estamos devendo algo, enquanto "prejuízo histórico" significa só um fato.

Offline Adriano

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #17 Online: 22 de Maio de 2008, 12:56:34 »
Nem um nem outro, ao meu ver. O problema é a discriminação ainda existente e que não foi sanada na sua totalidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2008, 16:27:39 »
Usar o termo "dívida histórica" significa que necessariamente estamos devendo algo, enquanto "prejuízo histórico" significa só um fato.

Sim, mas não é claro se há ou não dívida, ou se já pode tranqüliamente ser considerado só prejuízo. O estado permitiu a escravidão durante um bom tempo, além de talvez ter promovido outras políticas discriminatórias (nos EUA ao menos), e então de repente não deve mais nada, e é só tapinha nas costas mesmo, dizer "foi mal", ou será que seria considerável alguma política de reparação?

Ainda que seja argumentável que o estado não é mais "o mesmo", e portanto "ele" não tem a dívida em si, ainda tem a resposabilidade de proporcionar justiça, e de corrigir injustiças, seja de indivíduos da sociedade ou do próprio estado no passado.

Não significa que qualquer política de reparação devesse ser necessariamente racial, visando favorecer aos descendentes de escravos, talvez pudesse ser algo mais "simbólico", corrigindo um problema que não abrange somente a esses, como a pobreza, o que talvez fosse até argumentavelmente mais justo, ainda que menos "jurídico", usando o termo num sentido meio pejorativo. Enfim, é uma questão meio complicada.

Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2008, 12:57:48 »
Não vejo como um estado pode ficar em "dívida" com uma parte da população sem ser fanfarronice.


Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2008, 16:18:16 »
Não entendi sua comparação.

Um estado deve ter boas políticas que favoreçam as pessoas em geral. Só isso. Ficar se focando no Fulano ou Cicrano é fanfarronice.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2008, 17:14:09 »
A "comparação" é de que o estado tem deveres com a sociedade.

Se a sociedade puder sempre o tempo todo ser tratada de forma homogênea, ótimo, Mas acho que não é sempre assim, as pessoas passam por idades diferentes, tem sexos diferentes, e se encontram em diferentes circunstâncias diversas, e isso pode argumentavelmente implicar em diferentes deveres do estado.

Offline FxF

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2008, 17:34:37 »
Baseado nisso, o estado tem dívida com feios? Quer dizer, o estado não escravizou ninguém, só permitiu. Assim como não põe feios em situações difíceis, só permite.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Negros e Orientais
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2008, 18:11:04 »
Não tenho dúvidas que políticos poderiam se isentar de diversos deveres e funções do estado com analogias desse tipo, se tivessem tal cara-de-pau: "bem, o estado não cometeu crime algum, apenas os permitiu, e portanto não devemos nada a ninguém, continuaremos então sem fazer nada para impedir crimes, indenizar ou providenciar ajuda ás vítimas de alguma forma".

 

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