Autor Tópico: Crença religiosa vira tema de pesquisa científica na Inglaterra  (Lida 903 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Crença religiosa vira tema de pesquisa científica na Inglaterra
« Online: 21 de Maio de 2008, 19:29:01 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u403634.shtml

Um novo projeto da Universidade de Oxford, na Inglaterra, pretende investigar as causas da popularidade da religião e os mecanismos da crença religiosa.
Inaugurado em fevereiro, o Cognition, Religion, and Theology Project (Projeto de Cognição, Religião e Teologia), quer identificar os fatores cognitivos que contribuem para a tendência generalizada que as pessoas têm de acreditar em Deus ou deuses.
Em entrevista à BBC Brasil, Justin Barrett, um diretores do projeto, afirmou que a pesquisa a ser desenvolvida pelo grupo será interdisciplinar, ou seja, contará com pesquisadores de áreas distintas como a antropologia, filosofia e teologia, entre outras.
"Além disso, pretendemos trabalhar com crenças religiosas de todo o tipo, em uma perspectiva cultural diversa --queremos investigar os mecanismos da crença em fantasmas, fenômenos sobrenaturais etc.", disse Barrett.
O cientista ressaltou que, apesar de a crença religiosa ser tão difundida, a razão pela qual as pessoas possuem essas crenças ainda é pouco conhecida do ponto de vista científico e, principalmente, cognitivo.
"Fala-se muito em o que é bom ou ruim, se a religião faz bem ou não, mas a realidade é que, da perspectiva científica, ainda há muito a ser estudado e poucas pesquisas. Portanto, qualquer afirmação sobre isso seria prematuro", disse Barrett.

Sobrenatural
O pesquisador explica que muitas das crenças estão relacionadas às características da mente humana.
De acordo com ele, em condições de desenvolvimento normal, a mente tem receptividade para crenças em deuses, a vida após a morte e outras idéias comumente relacionadas à religião.
"A religiosidade é o estado natural. A falta de crença é relativamente não-natural e pouco comum", disse o pesquisador. "Se os cientistas conseguirem explicar por que as pessoas tendem a acreditar em deuses e por que outras acreditam que não há deuses, certamente a presença de uma explicação científica não irá significar que você não deve acreditar em uma coisa ou outra, mas oferecerá possibilidades de explicação."
O novo projeto está vinculado ao Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
O projeto será desenvolvido em três anos e foi financiado pela Fundação John Templeton.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Crença religiosa vira tema de pesquisa científica na Inglaterra
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2008, 10:05:47 »
"A religiosidade é o estado natural. A falta de crença é relativamente não-natural e pouco comum"

Forçaram a barra agora, nao gostei desta frase

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2008, 11:42:10 »
"A religiosidade é o estado natural. A falta de crença é relativamente não-natural e pouco comum"

E eu pensando que a religião tivesse sido inventada pelo homem. Acho que trocaram as bolas.

Salvo me engano, nenhum de nós nasce com "crenças".

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2008, 13:43:50 »

E eu pensando que a religião tivesse sido inventada pelo homem. Acho que trocaram as bolas.

Certamente não nascemos com crenças , mas o desenvolvimento  psicológico das crianças inclui uma certa tendência a credulidade .

Richard Dawkins comenta sobre essa tendência infantil à credulidade em seu livro “Deus um Delírio”.

.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2008, 13:50:22 »

Certamente não nascemos com crenças , mas o desenvolvimento  psicológico das crianças inclui uma certa tendência a credulidade .

Richard Dawkins comenta sobre essa tendência infantil à credulidade em seu livro “Deus um Delírio”.

.
Estou lendo agora.

Mas creio que a influência dos pais vale mais que a imaginação de uma criança.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2008, 18:43:23 »

.
Estou lendo agora.

Mas creio que a influência dos pais vale mais que a imaginação de uma criança.

Sim , correto!

A tendência à credulidade somada à doutrinação dos pais ou responsáveis e também de outros parentes é bastante importante na geração de crenças, sejam crenças religiosas , políticas e outras.

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!