Autor Tópico: Para quem entende de placas de vídeo  (Lida 654 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Para quem entende de placas de vídeo
« Online: 21 de Maio de 2008, 20:34:56 »
Estava vendo placas de vídeo em uma loja e me deparei com os seguintes modelos:

1°) Placa Vídeo PCI Express 512MB - nVidia - 8600GT - GeForce - Zogis - DDR2 - DVI / VGA - TVOut - 128bits
Preço: R$ 319,00

2°) Placa Vídeo PCI Express 512MB - nVidia - 8800GTS - E - GeForce - Zogis - Resol. 2560x1600 - DDR3 - 2DVI / HDTV - 128bits
Preço: R$ 1144,00

Eu não entendo muito sobre o que representam algumas destas siglas e números, então queria saber o que exatamente justifica tamanha diferença de preço entre estas duas placas. Mais uma coisa: com o primeiro modelo, o mais barato, pode-se fazer bastante coisa, não? (E não vai se tornar obsoleto muito rápido?)

Offline Johan

• Nível 04
  • *
Re: Para quem entende de placas de vídeo
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2008, 22:24:19 »
Vou tentar explicar um pouco o que significam. Se nao quiser mts detalhes pule logo pro final. (nunca estudei mt a fundo placas de videos)

PCI Express é o barramento, que significa uma máxima teorica de transferencia de dados entre a placa de video e a placa mae.
http://en.wikipedia.org/wiki/PCI_Express

A memória Ram, é apenas o local para alocar os dados utilizados nos processamentos. A quantidade faz diferença apenas dependendo de quanta informação vc deseja processar (apenas a quantidade de informação, e nao a velocidade em que deseja ela). Como ambas sao iguais nao tem diferença neste quesito.

DDR2, e DDR3, é o nome de um padrao, uma tecnologia de memória. Neste caso a DDR3 possui uma maior frequencia (maior velocidade de acesso ao dado), e consome menos energia. Existem intervalos de variação de cada modelo, podendo varias a frequencia, mas a frequencia da DDR3 é sempre maior que as tecnologias anteriores.

8600 ou 8800, é a numeração do chip criado pela nVIDIA, e as letras subsequentes sao pequenas variantes de cada um, normalmente indicando padroes (que nao lembro no momento). cada chip possui especificações proprias. Neste caso vou comparar as principais especificações:

Clock         Clock da        Memória    Taxa de           Pixels                                           memória                     Transf. Memória    por clock         
GeForce 8600
GT                540 MHz /
                         1,18 Ghz        1,4 Ghz        128 bits      22,4 GB/s         32

GeForce 8800
GTS                500 MHz
                / 1,2 Ghz          1,6 Ghz         320 bits      64 GB/s             96

(Dados tirados de www.clubedohardware.com.br, tabela comparativa de chips da nVidia)

Baseado nos testes feitos a baixo (ultimos links), uma 8600GTS q eh um pouco melhor q a GT, faz 36 frames/s no age of empires 3 (1280x1024), contra 77fps de uma 8800GTS.

No jogo Crysis (1024x768), a 8800GTS fez 57fps, e a 8600GTS fez 18.

Por estes resultados eu jah não compraria a 8600, praticamente não roda Crysis xD, quem sabe tem alguma outra mais intermediaria. Recomendo ler os artigos e tirar suas conclusoes.

Testes com aplicativos reais e comentarios do autor:
8800GTS:
http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-8800-gts-512-mb,1743.html
8600GT:
http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-8600,1585.html
« Última modificação: 21 de Maio de 2008, 22:29:29 por Johan »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2008, 00:33:28 »
Mas sem querer ser chato, o preço segunda placa a faixa de preço está desatualizada e agora custa 500 reais mais ou menos.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2008, 02:25:38 »
Mas sem querer ser chato, o preço segunda placa a faixa de preço está desatualizada e agora custa 500 reais mais ou menos.

O preço caiu bastante...

Até o final do ano eu pretendo comprar uma, com a minha atual eu não poderei jogar GTA IV.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2008, 09:22:54 »
fuja da marca Zogis!

é são placas de videos capadas! (tive uma 6800gt agp) que o desempenho era medonho...
fui na loja e troque por uma 7600gs (ainda levemente capada) porém beeem melhor a anterior.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2008, 13:54:38 »
A Zogis é a antiga Powercolor, nao há porque fugir dela, é uma marca boa, e modelos capados todas lançam

A melhor custo x beneficio hoje é a 8800GS Alpha Dog, roda todos os jogos (nao bugados) em boas resoluçoes,, com filtros ativados e com os gráficos no máximo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!