Bush 'pede desculpas' por tiros contra o Alcorão O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, pediu desculpas pelos tiros dados por um soldado americano contra um exemplar do Alcorão, informou nesta terça-feira o governo iraquiano.
Em uma declaração, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri Maliki, afirmou que Bush teria pedido desculpas em nome dos EUA e prometido levar o atirador acusado à Justiça.
O soldado, que não foi identificado, retornou aos Estados Unidos depois de o livro sagrado ter sido encontrado com furos de balas após um tiroteio com a polícia iraquiana. De acordo com o Exército americano, ele teria sido removido da unidade em que servia e iria sofrer penalidades disciplinares.
A Casa Branca não comentou o suposto pedido de desculpas do presidente Bush.
Segundo a declaração emitida pelo governo iraquiano, o presidente americano teria feito o pedido de desculpas pelo telefone diretamente ao primeiro-ministro do Iraque.
Na declaração, o governo afirmou que o premiê expressou a irritação sentida pelo povo iraquiano e pelos governantes.
Na semana passada, um porta-voz do Exército americano descreveu a atitude do soldado como “séria e gravemente preocupante”, mas afirmou que se tratava de um “incidente isolado e o resultado da ação de um soldado”.
Autoridades americanas no Iraque já pediram desculpas aos líderes comunitários da região onde o incidente ocorreu, ao oeste de Bagdá, e distribuíram cópias novas do Alcorão a alguns moradores.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2008/05/080520_bushdesculpasalcorao_np.shtml