Autor Tópico: O que vcs podem me dizer sobre Zoroastrismo?  (Lida 600 vezes)

Offline Jenny

• Nível 00
  • *
O que vcs podem me dizer sobre Zoroastrismo?
« Online: 25 de Maio de 2008, 21:21:19 »
Gostaria de saber se foi ou é uma religião, uma doutrina, uma filosofia. Parece que foi a gênese da dicotomia Bem-Mal. Podem me esclarecer alguma coisa?
"Todos vocês, que se aproveitaram dos tempos de ignorância, de superstição e de demência para nos espoliar, nos pisotear, para engordar à custa dos infelizes, estremeçam de medo quando o dia da razão chegar". Voltaire

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: O que vcs podem me dizer sobre Zoroastrismo?
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2008, 22:56:53 »
Foi uma crença muito influente no império persa, e desde ele se disseminou a outros povos. Zoroastro é o Zaratustra do livro de Nietzsche. Ela provém da Pérsia (hoje Iraque/Irã), em algum momento entre 1500 e 1000 AC, embora Zoroastro seja posterior (acho que 800 AC). Até certo ponto seria a primeira religião monoteísta, foi possui um só deus criador, Ahúra-Mazda (e por isso também é chamado mazdeísmo). Sim, a dicotomia da luta do bem contra o mal seria Ahúra-Mazda, que criou o bem, numa luta contra Maynu, o mal.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2008, 07:05:17 »
Gostaria de saber se foi ou é uma religião, uma doutrina, uma filosofia. Parece que foi a gênese da dicotomia Bem-Mal. Podem me esclarecer alguma coisa?
É uma religião. Seus seguidores fugiram em sua maior parte para a Índia quando o Irã se tornou islamita.
Dá para encontrar muita coisa na Internet. Já conversei com um deles por email.

Os judeus, depois de libertados por Ciro do exílio na Babilônia, sofreram grande influência do zoroastrismo.
Foi a partir daí que eles se tornaram monoteístas (e não apenas monólatras) e passaram a acreditar em céu e inferno.
"Fariseu" vem de "farsi" (persa).
O zoroastrismo não é proselitista. Eles acham que só os persas devem seguir a religião.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2008, 07:26:05 »
São poucos os livros e artigos que tratam do Zoroastrismo, parece que o conceiro do Deus bom contra o Mal foi criado sim por Zarathustra, mas há muita incerteza com relação a datas e eventos, os relatos são muito contraditórios.

São conhecidos como o povo do fogo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!