Autor Tópico: "Mesmo" como recurso reiterativo  (Lida 749 vezes)

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
"Mesmo" como recurso reiterativo
« Online: 28 de Maio de 2008, 12:42:10 »
Não sabia em que seção postar, então botei aqui mesmo. Foi mal se foi no lugar errado =P

Como naquela frase que tem em alguns elevadores "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se..."

Eu gostaria de saber se "mesmo" pode ser usado nesse sentido, de substituir outra palavra funcionando como substantivo. Eu tive aula com uma professora uma vez, ela era muito experiente e se mantinha sempre informada. Ela disse que não podia e inclusive citou essa frase do elevador e disse que tava errada. Agora um formando de letras me disse que era um recurso válido. Afinal, é PERMITIDO GRAMATICALMENTE PELAS REGRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA usar mesmo desse jeito ou não?

Por favor, só responda se tiver certeza do que está falando, e de preferência com justificativa boa/fonte. Tou procurando na net sobre isso, mas não tou achando é nada...

Até falaria com a professora de novo, mas já perdi o contato com ela, foi um curso que eu fiz faz anos.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: "Mesmo" como recurso reiterativo
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2008, 11:04:15 »
Sei que é feio pra cacete.

Qual o problemna de usar pronome pessoal do caso reto? "Verifique se ele se contra..."
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: "Mesmo" como recurso reiterativo
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2008, 16:21:33 »
No meu dicionário (BUENO, Silveira. Silveira Bueno: minidicionário da língua portuguesa - São Paulo: FTD, 2000) está escrito:
mesmo, s. m. a mesma coisa;

Se fizeres a substituição na frase original, não haveria problema algum. Infelizmente, não tenho nenhuma gramática aqui para confirmar.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!