Autor Tópico: Rio: PF prende Álvaro Lins  (Lida 779 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Rio: PF prende Álvaro Lins
« Online: 29 de Maio de 2008, 13:18:14 »
Citar
PF prende deputado do Rio; policiais e familiares também foram alvo
LUISA BELCHIOR
da Folha Online, no Rio

O superintendente da PF (Polícia Federal) no Rio, Valdinho Jacinto Caetano, disse que quatro policiais civis, o ex-sogro e a ex-mulher do deputado e ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Álvaro Lins (PMDB), estão entre as sete pessoas presas durante a operação Segurança Pública S/A, realizada nesta quinta.

Lins também foi preso, mas em flagrante.

Segundo Caetano, o flagrante da prisão de Lins foi configurado porque, no cumprimento de mandado de busca e apreensão no apartamento dele, na zona sul do Rio, foram localizados documentos que comprovariam o envolvimento dele no suposto esquema. Lins não poderia ser preso por mandado pois tem imunidade parlamentar.
 
Foram presos hoje, além de Lins, o ex-sogro dele, o vereador de Barra Mansa (RJ) Francis Bullos; a ex-mulher, Luciana Gouveia dos Santos; um homem chamado Marcílio Freitas; e os policiais Alcides Campos Sodré Ferreira, Mário Franklin Leite Mustrange de Carvalho, Fábio Menezes de Leão e Jorge Luiz Fernandes.

O também ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Ricardo Hallack, e os também policiais civis Helio Machado da Conceição e Luiz Carlos dos Santos permanecem foragidos.

Embora o TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região tenha decretado a prisão de dez pessoas, no total, o Ministério Público Federal denunciou 16, incluindo o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PMDB).

Corrupção

Para a PF e o Ministério Público Federal, Lins e Garotinho mantiveram um esquema com policiais corruptos que protegia contraventores Rogério Andrade e Fernando Iggnácio na guerra pelo controle de caça-níqueis no Rio. Segundo a PF, o grupo utilizava delegacias estratégicas, principalmente a de Proteção ao Meio Ambiente, para as ações.

Para lavar o dinheiro supostamente recebido dos contraventores, ainda conforme denúncia do Ministério Público, Lins adquiria bens em nome de familiares e conhecidos --daí a prisão do ex-sogro e da ex-mulher dele. Os bens de Lins supostamente adquiridos de maneira ilegal, foram seqüestrados.

Os trabalhos desta quinta, segundo a PF, são desdobramentos das operações Gladiador e Hurricane e da quebra do sigilo fiscal de Lins. O nome da operação, Segurança Pública S/A, vem do fato de o esquema investigado funcionar dentro da estrutura das forças de segurança pública do Estado do Rio.

Lins foi chefe da Polícia Civil do Rio durante os governos de Garotinho e da mulher, Rosinha. Lins foi denunciado (acusado formalmente) pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, corrupção passiva e facilitação de contrabando e Garotinho, por formação de quadrilha armada.

Outro lado

Por telefone, a reportagem tentou entrar em contato com os assessores de imprensa de Lins e de Garotinho, sem sucesso; e entrou em contato com o advogado de Lins, Sergio Mazzillo, mas foi informada pela secretária de que ele estava em reunião e não podia atender

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u406677.shtml

Eu sempre achei que dentre todos os chefes de polícia que tivemos nos últimos anos aqui no Rio nenhum deles representava melhor ambas as quadrilhas corporações do que este Álvaro Lins. A felicidade como ele anunciava as chacinas executadas sob seu comando; a irritação explícita que tinha em responder a qualquer denúncia (por mais bem fundamentada) sobre comparsas comandados seus, parecendo estar a ponto de enfiar um balaço nas fuças de qualquer repórter que cobrasse esclarecimentos ou questionasse sobre quais medidas seriam tomadas.Tudo me indicava que a Polícia Civil do Rio não podia ter chefia mais compatível (na verdade, se fosse por critério de compatibilidade quadro-chefia ele ter sido nomeado para Secretário de Segurança que teria feito uma "bela presença" no cargo).

Sabê-lo preso foi das notícias mais felizes que tive nos últimos dias. Pena que eu sei que daqui a pouco vem um juiz e concede um habeas corpus e minha felicidade vai todinha pelo ralo.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2008, 14:06:03 »
Eu quero ver o Garotinho atrás das grades, mas esse já foi um bom começo!

:ok:

Quanto ao Habeas Corpus, bem... é como a prisão do Maluf. A gente sabe que não vai dar em nada, mas só o gostinho de ver o pilantra preso já valeu o dia!

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2008, 22:10:52 »
Relacionado...

Citar
Garotinho dava respaldo político à quadrilha armada, diz MPF

RIO DE JANEIRO - O Ministério Público Federal (MPF) confirmou que Anthony Garotinho responderá por formação de quadrilha armada. Segundo o órgão, há indícios de que o ex-goevrnador do Rio dava o respaldo político necessário para a manutenção da quadrilha, que agia dentro da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Segundo o MPF, sem a participação direta de Garotinho a quadrilha não se manteria dentro do governo. No entanto, os procuradores regionais da República informaram que não há provas de como Garotinho agia. Por isso, eles irão denunciá-lo por formação de quadrilha. Se tivessem provas, ele poderia ser denunciado poi corrupção passiva.

Sete agentes e um delegado da PF entraram por volta das 11h30 na casa do ex-governador para cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Quatro horas e meia antes, policiais federais haviam ido ao antigo endereço do ex-governador no Flamengo, também na zona sul do Rio, de onde Garotinho e a família já tinham saído há dois meses. Um homem que se identificou como advogado do ex-governador disse, ao chegar à casa de Laranjeiras às 9h30, que não comentaria o caso. "Não sei de nada por enquanto", afirmou. 

Os procuradores regionais da República Maurício da Rocha Ribeiro, Cristina Schwansee Romanó e Paulo Fernando Corrêa denunciaram, no total, 16 pessoas.

O deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha armada, facilitação de contrabando e corrupção passiva. O ex-governador e ex-secretário de segurança pública Anthony Garotinho responderá por formação de quadrilha armada.

Garotinho foi denunciado pelo fato de garantir politicamente a manutenção do grupo do deputado estadual Álvaro Lins à frente da Polícia Civil.

Em seu blog pessoal, o ex-governador do Rio disse que ainda não recebeu um comunicado oficial. Ele afirma permanecer em sua casa com sua família e que não tem nada a temer, pois está com sua consciência tranqüila.

Álvaro Lins

O deputado foi preso em seu apartamento em Copacabana, zona Sul do Rio. Além dele, foram presos o sogro de Álvaro, Francis Bulos, e a esposa do deputado, Luciana Gouvêa dos Santos. Eles eram usados como “laranjas” no esquema de lavagem de dinheiro.

De acordo com o superintendente da PF, o apartamento foi obtido a partir de ilícitos recebidos enquanto o deputado estadual ocupava a chefia da Polícia Civil do Rio. Com imunidade parlamentar, Álvaro Lins não poderia ter a prisão preventiva decretada, mas, segundo Jacinto Caetano, a prisão dele foi possível porque havia um flagrante.

Lins foi preso por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção passiva e facilitação ao contrabando. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, no centro do Rio

A Polícia Federal também fez uma busca nesta segunda-feira no gabinete de Álvaro Lins na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com o conhecimento do presidente da casa, Jorge Picianni. Na busca, alguns documentos foram apreendidos, mas o conteúdo deles não foi divulgado.

O superintendente da PF também confirmou o pedido de mais sete mandados de prisão, sendo que alguns já estão presos. Alcides Sodré, Mário Franklin Leite, Fábio Leão, conhecido como Fabinho, e Jorge Fernandes, o Jorginho, estão detidos. Hélio Machado da Conceição, o Helinho, Ricardo Hallack e Luís Carlos dos Santos ainda estão sendo procurados. Eles ainda não são considerados foragidos, pois ainda podem se entregar ou ser encontrados.

Operação Segurança Pública S/A

De acordo com o superintendente da Polícia Federal, Jacinto Caetano, a Operação Segurança Pública S/A, deflagrada nesta quinta-feira, teve início no ano passado a partir de dados gerados pela Operação Gladiador, realizada entre 2005 e 2006.

Com essas informações, a PF conseguiu identificar uma quadrilha que atuava no setor de Segurança Pública do Rio. Os integrantes davam cobertura a empresários, através de sonegação de impostos, e à máfia dos caça-níqueis e jogos de azar.

Além disso, os agentes descobriram um esquema que nomeava titulares em delegacias do Rio mediante um pagamento mensal, que enriquecia os membros da quadrilha. Segundo o superintendente da PF, Rogério Andrade era um dos acobertados pela quadrilha.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/05/29/garotinho_dava_respaldo_politico_a_quadrilha_armada_diz_mpf_1331806.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2008, 22:22:09 »
Não sei como esses cariocas votam em alguém como o garotinho. Nós paulistas que somos espertos e votamos no Maluf.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2008, 22:41:26 »
A política do café-com-leite deveria voltar. haha

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2008, 23:01:03 »
Mew, imunidade parlamentar é uma merda, deveria ser abolida essa porcaria, alias, nem sei pra que existe (alem de ser um escudo para os corruptos).
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2008, 23:02:56 »
Que tal a gente fazer uma ação popular pra derrubar essa imunidade, bem como aquele voto secreto?

Claro precisaremos de "uns milhares" de assinaturas, e de alguem ligado a direito pra redigir a ação, pode ser algo trabalhoso, mas temos que fazer algo né!!?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2008, 18:40:52 »
E p/ variar....

Citar
Revogação da prisão de Álvaro Lins é aprovada

RIO DE JANEIRO - O plenário da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta sexta-feira a revogação da prisão do deputado estadual Álvaro Lins. Dos 55 parlamentares presentes, 40 votaram sim e 15 não. Para que a libertação fosse aprovada, o decreto deveria receber, no mínimo, 36 votos a favor.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/05/30/revogacao_da_prisao_de_alvaro_lins_e_aprovada_1333470.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2008, 18:43:44 »
O Foro Privilegiado já teve sua razão de ser. Na Democracia é um cadáver insepulto.

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2008, 19:57:46 »
Citar
Revogação da prisão de Álvaro Lins é aprovada
Eu já sabia :'(

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
Re: Rio: PF prende Álvaro Lins
« Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2008, 15:07:37 »
Citar
Revogação da prisão de Álvaro Lins é aprovada
Eu já sabia :'(
Claro, ele foi libertado por outros que nem ele, que um dia também serão presos (ou já foram).

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!