No curso de teologia há uma disciplina chamada (acho que ainda deva ter) 'INERRANCIA BIBLICA' onde se tenta tapar o sol com a peneira e esconder os erros crassos da bíblia, onde a ciencia, a arqueologia e a história desmente sua autenticidade como feita ou inspirada por um ser que sabe tudo, que tudo pode e conhece o futuro.
Coisas que se tenta justificar, como por exemplo, as citações de lugares que não exisitiam quando a biblia foi escrita, de personagens que não existiram, como Belsasar (rei de babilonia?) e como pilatos (que a historia é muda sobre ele)....
Mas, como o ensino é direcionado à crendice, cria-se várias alternativas para o estudo cético do livro sagrado cristão. Quando não se pode vencer ou convencer pela analise fria do texto, párte-se para o argumento de que Deus é perfeito, mas a biblia foi inspirada e não ditada e que os homens escreveram conforme o conhecimento da época para que outros (da mesma época) entendesse.... Quando a ciencia prova que o mundo é muito mais que o que a biblia diz, como por exemplo, o firmamento (aboboda celeste) ser de vidro, como a biblia fala e sobre as colunas da terra, que a sustenta sobre "as aguas' que estão debaixo da terra, aí entra a interpretação de que os homens eram faliveis e escreveram conforme entenderam e não conforme é de fato......
Inerráncia biblica ! Se a biblia for tomada como literatura, não tem erros, mas como manual de vida prática, aí a coisa fica preta e nenhum crente pode dizer que segue a biblia, e não me pergunte por que, senão darei uma lista de mandamentos que quero ver seguirem sem ir pra cadeia.....