Autor Tópico: Velocidade da Luz x Viagem no Tempo  (Lida 1919 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Velocidade da Luz x Viagem no Tempo
« Online: 30 de Maio de 2008, 16:04:30 »
Achei isso aqui na internet e ja que como físico eu sou um bom técnico de informática resolvi postar aqui para quem tem mais conhecimento para que possa esclarecer se é possivel, se é abobrinha ou se isso nem existe e eu fui mto ingenuo  :lol:

Aew pessoal, vamos dar uma discutida sobre viagem no tempo e velocidade da luz.
o que eu sei e acredito é que se viajarmos na velocidade da luz, conseguiremos "viajar no tempo".

De acordo com a teoria quântica proposta por Max Planck sim. Seria possível trabalhar com fóton, já que se descobriu que este se desloca em quantidades temporárias (e não em processo contínuo). Einstein também previu pelo princípio da dualidade onda-partícula que a luz pode se comportar como partícula.

O princípio da incerteza de Heisenberg e o paradoxo de EPR diz que duas partículas podem se comunicar instantaneamente, independente de suas posições, contrariando o Princípio da Relatividade.
Também é muito interessante ler a respeito da antimatéria, fundamental para se entender a Teoria Quântica atual.

Ainda levando em consideração que no espaço, de acordo com Einstein, a quarta dimensão (o tempo), provoca uma mudança no que nós conhecemos pela gravidade de Newton. Ou seja, no espaço se cria uma força curvilínea onde se concentra menos massa, ou seja, uma gravidade inversa à de Newton. Esse conceito é adotado por Hawking em suas pesquisas sobre Buracos de minhoca e Buracos Negros.

Olhem oq eu achei na net:

Citação:
"Imagine a seguinte situação entre um casal: a mulher, que era astronauta, precisa fazer uma viagem interplanetária em uma espaçonave que consiga andar a 240 000km/s, ou seja, 80% da velocidade da luz, enquanto seu marido vai ficar aqui na Terra esperando. O lançamento da nave acontece no dia 10 de janeiro de 2350. Ela diz ao seu marido que sua missão terá duração de 10 dias, portanto, a volta está marcada para o dia 20.

Logicamente a astronauta, com muita saudades do marido, marca ansiosamente na folhinha da nave os dias que faltam para o seu retorno, e depois de cumprida a missão, no décimo dia, retorna para a Terra.

Quando ela chega na Terra, fica estupefata ao notar que seu calendário marca dia 20 de janeiro de 2350, enquanto os calendários terrestres marcam dia 27 de janeiro de 2350. O tempo passou mais rapidamente para quem ficou aqui em relação a quem esteve viajando.

Incrível né !!!

Quem descobriu estas coisas foi Albert Einstein, e o nome da teoria que descreve como estas coisas acontecem chama-se Teoria da Relatividade.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Velocidade da Luz x Viagem no Tempo
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2008, 16:10:31 »
Onde foi mesmo que você encontrou esta peça? Não apenas a conta com a astronauta está errada, todo o resto é uma bagunça de conceitos :-)

EDIT: reli as datas com mais atenção e percebi que a conta não tem o erro absurdo que eu pensei -- coisas da ordem de séculos, em vez de dias. Vou refazer os cálculos agora.
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 16:12:40 por Dbohr »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2008, 16:19:26 »
Achei em um forum que tem um tópico sobre religião que eu participo. Para mim pareceu interessante  :vergonha: e como não entendo absolutamente de física postei aqui para esclarecimento. Foi malz se é tudo besteira hehehe  :hihi:

Ps: não fazia idéia que existia calculo para alguma coisa que tenha nesse texto.

O link onde foi postado: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=194814
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2008, 16:32:24 »
Ei, não precisa se desculpar! Eu só achei uma misturada tão grande que fiquei imaginando onde você poderia ter encontrado tal coisa...

Bem, vamos por partes :-)

Aew pessoal, vamos dar uma discutida sobre viagem no tempo e velocidade da luz.
o que eu sei e acredito é que se viajarmos na velocidade da luz, conseguiremos "viajar no tempo".

1 - Apenas fótons e outras partículas com massa zero podem viajar à velocidade da luz.

De acordo com a teoria quântica proposta por Max Planck sim. Seria possível trabalhar com fóton, já que se descobriu que este se desloca em quantidades temporárias (e não em processo contínuo).

2 - "Trabalhar com o fóton" não significa muita coisa, ainda mais neste contexto.

3 - Fótons são partículas discretas, sim (e não "temporárias"), mas isso também não tem nada a ver com viajar no tempo.

Einstein também previu pelo princípio da dualidade onda-partícula que a luz pode se comportar como partícula.

4 - O que, de novo, não tem nada a ver com viajar no tempo.

O princípio da incerteza de Heisenberg e o paradoxo de EPR diz que duas partículas podem se comunicar instantaneamente, independente de suas posições, contrariando o Princípio da Relatividade.

5 - O Princípio da Incerteza de Heisenberg não fala nada sobre comunicação instantânea

6 - O Paradoxo EPR demonstra que a Mecânica Quântica não comporta a interpretação Realista, embora tenha conseqüências curiosas para a questão da Localidade.

Também é muito interessante ler a respeito da antimatéria, fundamental para se entender a Teoria Quântica atual.

7 - Ler sobre anti-matéria é interessante, mas nem é fundamental para entender a MQ atual, nem tem nada a ver com viajar no tempo :-)

Ainda levando em consideração que no espaço, de acordo com Einstein, a quarta dimensão (o tempo), provoca uma mudança no que nós conhecemos pela gravidade de Newton.

8 - O tempo produz uma mudança no espaço?

Ou seja, no espaço se cria uma força curvilínea onde se concentra menos massa, ou seja, uma gravidade inversa à de Newton. Esse conceito é adotado por Hawking em suas pesquisas sobre Buracos de minhoca e Buracos Negros.

9 - ... esta está tão convoluta que eu nem sei por onde começar :-)

Olhem oq eu achei na net:

Citação:
"Imagine a seguinte situação entre um casal: a mulher, que era astronauta, precisa fazer uma viagem interplanetária em uma espaçonave que consiga andar a 240 000km/s, ou seja, 80% da velocidade da luz, enquanto seu marido vai ficar aqui na Terra esperando. O lançamento da nave acontece no dia 10 de janeiro de 2350. Ela diz ao seu marido que sua missão terá duração de 10 dias, portanto, a volta está marcada para o dia 20.

Logicamente a astronauta, com muita saudades do marido, marca ansiosamente na folhinha da nave os dias que faltam para o seu retorno, e depois de cumprida a missão, no décimo dia, retorna para a Terra.

Quando ela chega na Terra, fica estupefata ao notar que seu calendário marca dia 20 de janeiro de 2350, enquanto os calendários terrestres marcam dia 27 de janeiro de 2350. O tempo passou mais rapidamente para quem ficou aqui em relação a quem esteve viajando.

10 - Eu ainda tenho que sentar e fazer as contas. Quando li da primeira vez, achava que a diferença tinha sido de vários anos, quando o texto diz que foi uma semana. Não fiz a conta ainda, mas diria que uns seis dias está mais próximo da resposta correta. Uma diferença de vários anos, aliás, só seria possível com uma velocidade MUITO mais próxima à da luz do que meros 80%.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2008, 16:50:18 »
Eu até desconfiei, pela linguagem só podia ser do Adrenaline mesmo, sempre tem uns arranca rabos legais lá entre ateus/céticos x religiosos/teístas   :)
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 16:53:06 por Andre Luiz »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2008, 16:53:38 »
Quem? :-)

O tom é amigável e reflete alguma curiosidade, pelo menos. Não é aquela coisa empolada e estapafúrdia do Pensador, por exemplo, hehehe.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2008, 17:00:01 »

O tom é amigável e reflete alguma curiosidade, pelo menos. Não é aquela coisa empolada e estapafúrdia do Pensador, por exemplo, hehehe.

Eu ou quem postou esse texto? Se for de mim eu realmente fiquei curioso e como não sei nada de física resolvi postar aqui.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2008, 17:06:47 »
Sim a linguagem é amigável, por isso achei familiar, acho que me expressei mal, apenas citei que em outras areas lá acontecem discussões acaloradas entre o pessoal   :hihi:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2008, 18:07:11 »

Eu ou quem postou esse texto? Se for de mim eu realmente fiquei curioso e como não sei nada de física resolvi postar aqui.

O autor do texto :-)

E a sua também, claro, mas me referia ao tom meio ingênuo de quem escreveu. Sem grilo :hihi:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2008, 18:39:37 »
1 - Apenas fótons e outras partículas com massa zero podem viajar à velocidade da luz.
Mas como então acontece o efeito foto-elétrico? Os fótons precisam chocar-se contra os elétrons para isso acontecer, não?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2008, 18:41:10 »
Ué, sim. Mas o que tem?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2008, 19:09:40 »
Para esse choque gerar um desvio na direção do elétron, é necessário que o fóton tenha massa (mesmo que infinitamente pequena), não?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2008, 19:20:23 »
Para fechar o raciocínio, apresento algumas contas :-)

OK, a primeira dúvida aqui é: a missão vai durar 10 dias no tempo da nave, ou no tempo da Terra? Talvez os astronautas do ano 2350 sejam tão distraídos como certos motoristas de hoje em dia, mas me parece que seria trivial levar a Relatividade do tempo em consideração!

Digamos que a nossa astronauta e seu marido não conheçam nada de relatividade e simplesmente tenham feito a conta esquecendo da dilatação do tempo. Neste caso, o tempo observado pelo marido na Terra TERIA que ser mesmo 10 dias. Só que, ao voltar, a nossa astronauta acharia estranho porque para ela passaram-se apenas 6 dias. Isso porque as equações da Relatividade Restrita nos dizem que o tempo próprio da nave seria:

∆t_nave=(Δt_Terra)/γ

Onde

γ=1/√((1-v^2/c^2 ))

com v a velocidade da nave e c a velocidade da luz.

Substituindo os valores, logo encontramos que Δt_nave=6 dias. Este foi o tempo que a astronauta marcou em seu calendário.

Se, por outro lado, a astronauta simplesmente repetiu ao marido o que o Controle da Missão lhe contou (ou seja, que ela mediria 10 dias em sua nave), aí sim o marido teria que esperar quase 17 dias para o retorno da esposa.  

(Argh. Não estou me acertando com o TeX. Perdão...)  :vergonha:

EDIT: E eu cortei um bocado de caminho também, para não complicar demais as contas. SE algum dia eu conseguir tomar vergonha na cara e aprender TeX direito, eu posto a derivação formal :vergonha:  :vergonha:
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 19:50:38 por Dbohr »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2008, 19:21:21 »
Para esse choque gerar um desvio na direção do elétron, é necessário que o fóton tenha massa (mesmo que infinitamente pequena), não?

Não :-)

O fóton não tem massa, mas tem momento linear, e isso já basta.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2008, 19:29:17 »
Ah sim, é que pensei na fórmula que nos é dada no Ensino Médio, Q = m.v .

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2008, 00:00:15 »
Pode existir algo sem massa? O fóton não teria alguma massa, mesmo que desprezivel?
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 00:12:56 por Dieg0 »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2008, 10:40:05 »
Dbohr, vc pode usar %5CLaTeX aqui, lembra?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2008, 10:41:11 »
Pode existir algo sem massa? O fóton não teria alguma massa, mesmo que desprezivel?

Pode haver partículas sem massa, sim. Aliás, a única forma de uma partícula se deslocar à velocidade da luz é se ela não tiver massa (aí essa é a única velocidade com que ela pode se deslocar).
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2008, 11:20:43 »
Dbohr, vc pode usar %5CLaTeX aqui, lembra?

Lembro. Mas eu sou um lamer e um blefador, então não consigo me acertar com os malditos comandos  ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Junho de 2008, 11:37:35 »

Pode haver partículas sem massa, sim. Aliás, a única forma de uma partícula se deslocar à velocidade da luz é se ela não tiver massa (aí essa é a única velocidade com que ela pode se deslocar).

Ok! Agradeço a atenção de vocês! É que no forum da onde eu tirei esse texto o pessoal esta falando que foton tem massa sim, por isso minha dúvida. Mas como vocês são físicos (ou quase lá) :D eu acredito em vocês. Melhor que isso, vou pesquisar hehe.

Obrigado novamente.

Ps: editado para arrumar o "daonde"...
« Última modificação: 02 de Junho de 2008, 12:14:15 por Dieg0 »

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2008, 16:29:23 »
Acho interessante essa questão de "massa".

Não é muito fácil definir a massa. Seria a massa apenas energia condensada?

Uma vez li que pode existir um tal Campo de Higgs, que seria o tecido do universo que daria massa para as partículas. Todas as demais partículas se deslocariam num Oceano de Higgs e suas massas se dariam em função da facilidade com que se deslocam por este meio.

Havia uma analogia interessante, onde ele dizia que uma multidão esperava por um superastro e, incialmente, desce você, desconhecido, pela massa de fãs e passa incólume, tendo massa muito pequena. Já o astro não consegue se arrastar no meio do "Oceano de Higgs" e fica emperrado no meio dos repórteres, dos fãs e por isso sua massa seria grande.

Achei a idéia do Campo de Higgs interessante, aí fui pesquisar e vi que este campo seria constituído por uma trama que ligaria as "partículas de Higgs". Aí continuei pesquisando e vi que essa tal partícula de Higgs teria que ter uma massa 1000 vezes maior que o próton, pensei comigo mesmo, ó raios, se essa partícula é que confere massa às outras, como ela pode ter massa si própria e ainda mais uma massa enorme, comparativamente?

Ou seja, para mim essa teoria é como a teoria das supercordas, que promete achar o elemento fundamental da matéria e 3 anos depois surge um artigo científico divagando do que seria feito as supercordas :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!