Autor Tópico: As contradições da Bíblia e Das religioes  (Lida 4749 vezes)

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
As contradições da Bíblia e Das religioes
« Online: 22 de Junho de 2005, 14:34:25 »
Muitos teístas acreditam que a linguagem da bíblia ocorreu de fato.

Aqui começo um desafio aos teístas, no intúito de exclarecerem algumas dúvidas em relação as contradiçoes da bíblia. A medida que forem respondendo (ou não) irei colocar mais questoes de cunho contradítorio, dentro da bíblia cristã. (Considerando que  a maioria em nosso pais é de cristãos, então não será preciso usar os outros livros sagrados).

A primeira questão é:

Em Genesis 1 lemos:
14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Se o sol e a lua foram feitos no quarto dia, e as plantas no terceiro (em genesis 1,11a13), como as plantas faziam sua fotossintese? E mais, como eram contados os dias, se somente no quarto o sol foi criado?

Alguém de plantão pode me explicar?

Em tempo:  Convido o amigo Sodré, para refutar as contradições, sendo que mostrarei  quase que uma por capítulo da Bíblia
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Anonymous

• Visitante
Re.: As contradições da Bíblia e Das religioes
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2005, 14:49:47 »
O autor do genesis distingue a luz do sol da luz da criação que é outra coisa. Talvez a luz da criação funcione... :lol:

Anonymous

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2005, 14:50:51 »
Isto só prova que a Biblia não é um tratado de ciência. Para mim é poesia.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2005, 15:18:10 »
Pô, tinha uma comunidade do orkut com 6000 pessoas, a famosa Contradições da Bíblia. Mas houve uma falha e a comunidade foi apagada. Ela renasceu (contradicoes da bíblia [procure assim na busca]) mas agora tá com apenas cento epoucos membros. Lá tinha muito material bom. Eles estão tentando refaze-lo ou recuperar a antiga comunidade.

Foi feita pelo Sky Kunde.

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2005, 10:25:50 »
existem muitas coisas que nós não iriamos entender pq nós somos finitos.

Mat 19:26 -  E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

poderíamos ficar o resto de nossas vidas tentando entender os pensamentos de Deus, mas c ele não nós permitir nós não vamos entender existem mistérios de Deus kujo não compreenderemos nunca...
alguém pode me responder, pq existe a cor vermelha e a cor verde???

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
Re: Re.: As contradições da Bíblia e Das religioes
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2005, 10:31:17 »
Citação de: Rhyan
Pô, tinha uma comunidade do orkut com 6000 pessoas, a famosa Contradições da Bíblia. Mas houve uma falha e a comunidade foi apagada. Ela renasceu (contradicoes da bíblia [procure assim na busca]) mas agora tá com apenas cento epoucos membros. Lá tinha muito material bom. Eles estão tentando refaze-lo ou recuperar a antiga comunidade.

Foi feita pelo Sky Kunde.

c vcs não acreditam em Deus e nem no diabo, pq colocar o nome do site de encosto... e ainda com uns chifres...

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2005, 10:41:11 »
o Ryan falou de um comunidade do orkut feita pelo Sky quem criou o site que você fala foi o proprio Encosto da Silva, forista do Religião é Veneno e como ele não sabia como era um encosto ele utilizou parte da capa de um disco do AC DC.

Agora o porque do Encosto? provocação.  :P
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2005, 10:46:08 »
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2005, 10:50:35 »
Citação de: Cristão

Veja se isso te ajuda:

A diferença das cores nos objetos da natureza não é mais que a diferente capacidade que estes objetos têm de separar as cores. Trata-se do fenômeno da absorção e refração por parte dos corpos. A constituição molecular dos corpos é tal que, enquanto umas ondas penetram, sendo absorvidas ou deixadas até passar através, outras são rejeitadas. Com isso ocorre a separação e a diferenciação das cores dos objetos. Na verdade, as cores pertencem à luz que retornou aos olhos do espectador.

Não há verdadeiramente cor nas coisas, mas na luz. Por atribuição, em função à luz, diz-se de tal ou tal outra cor. Quando um objeto se mostra amarelo, significa apenas que refletiu as ondas amarelas e absorveu as verdes, azuis, violetas, alaranjadas, vermelhas.

Sem entender que a cor pertence à luz e não aos objetos que a absorvem e refratam, a inteligência vulgar não consegue entender a afirmativa de que as coisas ditas coloridas efetivamente não têm cor alguma. Também não se adverte que, ao desaparecerem na escuridão, quando a luz se ausenta, as coisas assim ficam exatamente porque a cor não lhes pertence.

fonte: http://www.mundocor.com.br/cores/cor_fisica.htm

Tem um texto excelente do Sagan em Bilhões e Bilhões falando sobre isso.
Como não estou com o livro aqui, se você quiser, depois eu transcrevo o trecho.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
Re: Re.: As contradições da Bíblia e Das religioes
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2005, 10:50:57 »
Citação de: café-com-leite
o Ryan falou de um comunidade do orkut feita pelo Sky quem criou o site que você fala foi o proprio Encosto da Silva, forista do Religião é Veneno e como ele não sabia como era um encosto ele utilizou parte da capa de um disco do AC DC.

Agora o porque do Encosto? provocação.  :P

ele não sabe como é um encosto, melhor ele nem querer saber mesmo..... :lol:  :lol:

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2005, 10:58:25 »
Citação de: L. Duran

Veja se isso te ajuda:

A diferença das cores nos objetos da natureza não é mais que a diferente capacidade que estes objetos têm de separar as cores. Trata-se do fenômeno da absorção e refração por parte dos corpos. A constituição molecular dos corpos é tal que, enquanto umas ondas penetram, sendo absorvidas ou deixadas até passar através, outras são rejeitadas. Com isso ocorre a separação e a diferenciação das cores dos objetos. Na verdade, as cores pertencem à luz que retornou aos olhos do espectador.

Não há verdadeiramente cor nas coisas, mas na luz. Por atribuição, em função à luz, diz-se de tal ou tal outra cor. Quando um objeto se mostra amarelo, significa apenas que refletiu as ondas amarelas e absorveu as verdes, azuis, violetas, alaranjadas, vermelhas.

Sem entender que a cor pertence à luz e não aos objetos que a absorvem e refratam, a inteligência vulgar não consegue entender a afirmativa de que as coisas ditas coloridas efetivamente não têm cor alguma. Também não se adverte que, ao desaparecerem na escuridão, quando a luz se ausenta, as coisas assim ficam exatamente porque a cor não lhes pertence.

fonte: http://www.mundocor.com.br/cores/cor_fisica.htm

Tem um texto excelente do Sagan em Bilhões e Bilhões falando sobre isso.
Como não estou com o livro aqui, se você quiser, depois eu transcrevo o trecho.

[]´s

isso pode ocorre com qualquer tipo de luz?
c não existe cor e sim luz...
c eu colocar um objeto do mesmo tamanho da mesmo forma, mas com cores diferentes( azul, vermelho e amarelo) e colocar uma lanterna em cada um deles, ela ira me mostrar as cores. certo? agora c a luz e a mesma eos objetos são os mesmos pq eu tenho cores diferentes....

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2005, 11:56:50 »
c eu colocar um objeto do mesmo tamanho da mesmo forma, mas com cores diferentes( azul, vermelho e amarelo) e colocar uma lanterna em cada um deles, ela ira me mostrar as cores. certo? agora c a luz e a mesma eos objetos são os mesmos pq eu tenho cores diferentes....

Veja o primeiro parágrafo:

A constituição molecular dos corpos é tal que, enquanto umas ondas penetram, sendo absorvidas ou deixadas até passar através, outras são rejeitadas. Com isso ocorre a separação e a diferenciação das cores dos objetos. Na verdade, as cores pertencem à luz que retornou aos olhos do espectador.

A luz é composta de ondas de diferentes comprimentos. Essa ondas quando separadas formam as cores.
Um objeto asorve, deixa passar ou reflete determinadas cores. Quando vemos um objeto verde, significa que ele possui moléculas em sua composição que refletem a cor verde.
Um vidro, por exemplo, ele deixa a luz passar porque as móléculas que o compõem não refletem e nem absorver a luz, elas simplesmente deixam a luz passar.

Leio o texto todo do link que passei.
Se quiser saber mais, abra um tópico na área Ciência que alguém com mais conhecimento que eu poderá te explicar melhor.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Rhyan

• Visitante
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2005, 12:12:37 »

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2005, 12:40:46 »
Citação de: L. Duran

Veja o primeiro parágrafo:

A constituição molecular dos corpos é tal que, enquanto umas ondas penetram, sendo absorvidas ou deixadas até passar através, outras são rejeitadas. Com isso ocorre a separação e a diferenciação das cores dos objetos. Na verdade, as cores pertencem à luz que retornou aos olhos do espectador.

A luz é composta de ondas de diferentes comprimentos. Essa ondas quando separadas formam as cores.
Um objeto asorve, deixa passar ou reflete determinadas cores. Quando vemos um objeto verde, significa que ele possui moléculas em sua composição que refletem a cor verde.
Um vidro, por exemplo, ele deixa a luz passar porque as móléculas que o compõem não refletem e nem absorver a luz, elas simplesmente deixam a luz passar.

Leio o texto todo do link que passei.
Se quiser saber mais, abra um tópico na área Ciência que alguém com mais conhecimento que eu poderá te explicar melhor.

[]´s

blz, mas eu acho q vc ainda não respondeu a minha pergunta....

c eu colocar uma lanterna em cada um deles(objetos), ela ira me mostrar as cores. certo? agora c a luz e a mesma eos objetos são os mesmos pq eu tenho cores diferentes... num lugar escuro sem luz, só a luz da lanterna...

pq existe tipos de plantas que mudam de cor? esse negócio da luz não ficou bem explicado.... c não houver luz não tem cor?

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2005, 12:47:25 »
http://www.str.com.br/Atheos/contradicoes.htm

http://www.str.com.br/Atheos/jesus2.htm

Mude a configuração para Europeu para ler normelmente.

No orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2467880

muito intereçante, só li um pouco e mas tarde vou imprimir para ler mas tarde....
só não entendo pq vcs criticam muitos os atos de Deus???

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2005, 13:18:32 »

c eu colocar uma lanterna em cada um deles(objetos), ela ira me mostrar as cores. certo?

Certo.

agora c a luz e a mesma eos objetos são os mesmos pq eu tenho cores diferentes... num lugar escuro sem luz, só a luz da lanterna...

De novo:

A constituição molecular dos corpos é tal que, enquanto umas ondas penetram, sendo absorvidas ou deixadas até passar através, outras são rejeitadas. Com isso ocorre a separação e a diferenciação das cores dos objetos.

Na composição de cada objeto há algo que o faz refletir um diferente comprimento de onda, resultando em uma cor diferente.

pq existe tipos de plantas que mudam de cor?

Porque elas tem substâncias que refletem uma cor de cada vez.

esse negócio da luz não ficou bem explicado.... c não houver luz não tem cor?

Se não houver luz não tem cor.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #16 Online: 24 de Junho de 2005, 20:38:27 »
Este site está em construção:

http://www.contradicoesdabiblia.cjb.net/

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Junho de 2005, 22:08:56 »
Tem a comunidade, contradições biblicas livre tb, criada porque o Sky Kunde, expulsava os teístas e apagava as respostas

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2275151
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Junho de 2005, 03:57:30 »
:) A respeito da luz e das cores!
A luz muda a cor. Meus olhos mudam de cor de acordo com o clima (iluminação). Se o dia estivr bem claro, sol escaldante. Meus olhos ficam azulados. Se o dia estiver mais nublado, ficam esverdeados. A noite, ou em dias escuros e chuvosos, meus olhos ficam castanhos.

:x A respeito das perguntas sobre o textos da Biblia! Estou fora, eu acho que a Biblia pode (provavelmente) ter sido reescrita em diversas partes. Livros inteiros jogados fora. A Biblia é um livro como qualquer outra publicação e pode ter sido toda alterada por diversas pessoas que queriam se benficiar nesses milênios. Iss sem contar que uma lngua nunca é perfeitaente traduzid pra outra lingua. Existem palavras que não tem tradução em algumas linguas, no maximo, aproximado.  A liguagem figurada piorou, distorções aos milhares podem acontecer quando tenta se traduzir algo metaforico.
 :love: Se um teísta disser que a Biblia deve ser lida com o coração, eu concordarei em genero numero e grau! Então não devia se prender as palavras, como vejo uma porção fazer. O coração lê mais um toque, um sorriso do que mil palavras!
Eu acho isso... Eu não leio a Biblia

Axia
(que coisa... só pra pular fora, e´?)
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Junho de 2005, 13:13:40 »
Ex-pastorx

A maioria das contradições cientificas da Biblia se resolvem entendendo a questão humana em voga na confeitura dos oráculos antigos, não poderia um ser humano descrever perfeitamente e com os padrões de linguagem atuais, o que ocorreu naquela época..a inspiração NÃO É UM DITADO VERBAL, é uma inspiração que no caso de genesesis ocorreu de forma falada por mais de 2500 anos e que Moisés desde o Egito, descreveu de forma inteligeivel e incompleta varios fatos ocorridos que se evidenciam cientificamente, filosoficamente, geologicamente, biologicamente e até mesmo, sobretudo, moralmente.

Citação de: Sodré

Resolvendo Contradições

O Canon é maravilhoso e rico em informação, concentrar os olhos em suas previsiveis contradições é o mesmo que enxergar apenas espinhos entre as flores.

1. A Bíblia possui mais unidade que diversidade, apesar de ter mais de 40 autores vivendo em tempos distintos.

2. Inspiração pra escrever não é o mesmo que ditado verbal, inspiração pra quem já percebeu em vida o que é isso, sabe que é uma forte atuação do Espírito de Deus sobre humanos consagrados e em comunhão com Deus e isso não anula a humanidade, mas apenas potencializa sua espiritualidade e percepção da vontade divina.

3. "Sensus plenior". Os criticos da Biblia em geral nem sabem identificar   isso que acontece tão abundantemente em Igrejas quando pessoas consagradas profetizam e falam coisas que não saberiam dizer, as vezes olhando pessoas que se vêem privilegiadamente tocadas por palavras que descrevem tão exatamente sua necessidade.

Mas isso acontece sempre quando alguem está inspirado e fala coisas que acertam sem saber.. como se estivesse profetizando... na Biblia por exemplo, Davi falava da sua culpa quando pecou, mas em dado momento suas metáforas foram inspiradas para antever cenas da crucifixão de Jesus que pagaria suas culpas. Salmo 22

As vezes os profetas estavam testemunhando de problemas de sua época, quando começavam a falar coisas que tinham ue ver com um futuro distante, ou um passado distante. Exemplo: Rei Tiro em Ezequiel 28.

Ocorre que os criticos em geral, mesmo teólogos,  inexperientes em coisas espirituais, comentam certas aplicações de certos textos como estando fora de contexto, demonstrando total ignorância dos expedientes que Deus usa.

4. Outras contradições são resolvidas pelo contexto, circunstancia, flexibilização situacional ética presente em toda a Biblia. O que era necessario numa época, em outra já não era mais..a Biblia parece respeitar o andar da carruagem dos costumes, do processo cultural que está inserido um povo...Naamã disse a Eliseu que as vezes teria de dobrar, sem querer, os joelhos a uns deuses de seu povo, Eliseu respondeu: "Vai em paz".

5. Tradução, ainda mais que as linguas antigas eram as vezes pobres (poucas palavras para muitos significados) e rica e distante, (muitos tempos verbais e estrutura mais ampla e complexa, para a gramatica)

Todo este distanciamento de cultura, valores, contextos, lingua, geram, obviamente muitos problemas na tradução.

Uma tradução contemporânea já trás inumeras dificuldades, que dirá uma antiga de linguas mortas....

6. Erros em pormenores..acontece muito..Ex: João descreve a frase de Jesus diferente de Mateus, que é um pouco diferente de Lucas e Marcos...mas o sentido é o mesmo. Os criticos se apegam a estas picuinhas como se fosse um trofeu abacaxi.

Continuaremos a mostrar como estas limitações, se bem compreendidas, não afetam a mensagem inspirada da palavra de Deus.

Reflexões gerais sobre a montagem do Canon Sagrado

1. O assunto da montagem do canon escolhido como sagrado abrange muitas situações, criterios, diversos outros livros concorrendo, sendo  escolhidos conforme capacidade de discernimento e iluminação  dos que foram estabelecidos para os recomendarem.

A inspiração esta presente em outros livros, em outras poesias, em falas que nunca foram escritas..na propria Biblia Paulo cita poetas de outras culturas, livros que citam outros que não foram escolhidos , e os judeus assimilaram inspiração de outros povos, ve-se Abraão dar dizimos para sacerdotes de outros povos. E Jesus escancarando a salvação de outros reis, do norte, do oriente... Magos orientais se guiando por sabedoria diferenciada, estrelas.... Varios autores sendo geralmente harmonicos, referendam por assim dizer uma liberdade e amplidão de pensamento espiritual..as contradições em menor numero, as vezes exaltadas e agigantadas para se derrubar o todo, não compreendem 0,000001% de sua mensagem.

A escolha de varios livros como sagrados possui amplidão de pensamento tanto cultural como religiosa .

Concede vantagem incrivel porque inibe o autoritarismo de um rei, governo, ou lider espiritual, para por sua vez, conceder e ser pautado pela autoridade de livros de diversos pensadores inspirados em todos os tempos ...a Biblia é um show de democracia espiritual inter-historica.

Um acervo bibliotecario sendo escolhido como norma padrão eh pois uma ideia amplissima , democratica, não somente para com os vivos, mas para com a opinião imortal de celebres mortos que em vida testificaram de seu intimo convivio com o Altissimo.

Criticar esta montagem é o mesmo que desconsiderar as bases fundamentais do dialogo com a historia, com os antepassados, com nossas origens... é o mesmo que criticar uma idéia tão inetligente, tão inspirada, tão divina..devemos valorizar os oráculos sagrados,   não dizima-lo, devemos sistematizar a teologia e descobrir "nos ombros de gigantes" novas verdades e não criar verdades não progressivas, não harmonicas com o testemunho historico gratamente nos presenteado.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Junho de 2005, 10:22:10 »
quote sodre
1. A Bíblia possui mais unidade que diversidade, apesar de ter mais de 40 autores vivendo em tempos distintos.

mais diversidade, pois um deus que fala face a face com homens, como a um amigo, e depois diz que não pode ser visto por humanos,  não há nada de unidade nesse deus.

quote sodre
2. Inspiração pra escrever não é o mesmo que ditado verbal, inspiração pra quem já percebeu em vida o que é isso, sabe que é uma forte atuação do Espírito de Deus sobre humanos consagrados e em comunhão com Deus e isso não anula a humanidade, mas apenas potencializa sua espiritualidade e percepção da vontade divina.

Mas este 'espirito de deus' não era o mesmo, pois muitas vezes o suposto mesmo autor diz contrariando o que disse antes (Vide Não matarás em Exodo 20 e o Matarás em Exodo 21);

quote sodre
3. "Sensus plenior". Os criticos da Biblia em geral nem sabem identificar isso que acontece tão abundantemente em Igrejas quando pessoas consagradas profetizam e falam coisas que não saberiam dizer, as vezes olhando pessoas que se vêem privilegiadamente tocadas por palavras que descrevem tão exatamente sua necessidade.

"igrejas" cristãs que divergem entre si como o sal para o acucar, aparentemente brancos, mas quando se prova ou se aprofunda sabe-se que tem doutrinas completamente excludentes umas as outras, dizendo todas serem do mesmo deus, só que possuem dogmas excludentes, tirados do mesmo livro.

quote sodre
Mas isso acontece sempre quando alguem está inspirado e fala coisas que acertam sem saber.. como se estivesse profetizando... na Biblia por exemplo, Davi falava da sua culpa quando pecou, mas em dado momento suas metáforas foram inspiradas para antever cenas da crucifixão de Jesus que pagaria suas culpas. Salmo 22- As vezes os profetas estavam testemunhando de problemas de sua época, quando começavam a falar coisas que tinham ue ver com um futuro distante, ou um passado distante. Exemplo: Rei Tiro em Ezequiel 28.  

Esses profetas parece que estavam é bebados, pois falam de coisas de 'sua época' e depois de coissas de epocas muito longinguoas no futuro... se  é que se não se fizer um esforço escomunal, e não se considerar que o NT foi escrito pára provar a veracidade do AT, nada bateria....

quote sodre
Ocorre que os criticos em geral, mesmo teólogos, inexperientes em coisas espirituais, comentam certas aplicações de certos textos como estando fora de contexto, demonstrando total ignorância dos expedientes que Deus usa.

Exemplo: Dizimo de malaquias, que estava condenando os pastores e lideres religiosos (vide malaquias 2:1 até o capitulo 3, onde se manda que os sacerdotes levassem os dizimos para o templo e não para as casas deles.... leias-e o contexto e verá que os pastores atuais utilizam do sistema levitico de dizimos para rancar dinheiro dos incaltos..

quote sodre
4. Outras contradições são resolvidas pelo contexto, circunstancia, flexibilização situacional ética presente em toda a Biblia. O que era necessario numa época, em outra já não era mais..a Biblia parece respeitar o andar da carruagem dos costumes, do processo cultural que está inserido um povo...Naamã disse a Eliseu que as vezes teria de dobrar, sem querer, os joelhos a uns deuses de seu povo, Eliseu respondeu: "Vai em paz".
quote sodre
Exemplo do que era bom em uma época e não é mais: Mitraísmo vestido de outra roupagem = cristianismo.

quote sodre
5. Tradução, ainda mais que as linguas antigas eram as vezes pobres (poucas palavras para muitos significados) e rica e distante, (muitos tempos verbais e estrutura mais ampla e complexa, para a gramatica)

Linguas que nem tinham alfabeto, como o hebraico que surgiu do caldo cultural caldeu, vindo do exilio de babilonia, onde os sacerdotes criaram MOises, abraao, jaco, etc, para uificarem o povo de diversas raças, e, como eram ignorantes e analfabetos, cairam no conto dos vigários judaizantes e acreditaram mesmo que o mundo era recente e que eram povo escolhido de deus, em diluvio, linguas, torre de babel, etc......

quote sodre
Todo este distanciamento de cultura, valores, contextos, lingua, geram, obviamente muitos problemas na tradução.

Então Deus não guiou o processo de traduçao da biblia??? - O corão é mais confiável então, pois tem seu 'original' em árabe, sem acrescimos, omissões ou mudanças de seu conteudo original...

quote sodre
Uma tradução contemporânea já trás inumeras dificuldades, que dirá uma antiga de linguas mortas....

??? No words to say this.....

quote sodre
6. Erros em pormenores..acontece muito..Ex: João descreve a frase de Jesus diferente de Mateus, que é um pouco diferente de Lucas e Marcos...mas o sentido é o mesmo. Os criticos se apegam a estas picuinhas como se fosse um trofeu abacaxi.
Continuaremos a mostrar como estas limitações, se bem compreendidas, não afetam a mensagem inspirada da palavra de Deus.

SE DEUS PODE TUDO, POR QUE DEIXOU QUE AO SE TRADUZISSE MUDASSE A IDEIA DE SUA OBRA???

QUOTE SODRE
Reflexões gerais sobre a montagem do Canon Sagrado
1. O assunto da montagem do canon escolhido como sagrado abrange muitas situações, criterios, diversos outros livros concorrendo, sendo escolhidos conforme capacidade de discernimento e iluminação dos que foram estabelecidos para os recomendarem.

Então não foi Deus quem escolheu o canone sagrado??

quote sodre
A inspiração esta presente em outros livros, em outras poesias, em falas que nunca foram escritas..na propria Biblia Paulo cita poetas de outras culturas, livros que citam outros que não foram escolhidos , e os judeus assimilaram inspiração de outros povos, ve-se Abraão dar dizimos para sacerdotes de outros povos. E Jesus escancarando a salvação de outros reis, do norte, do oriente... Magos orientais se guiando por sabedoria diferenciada, estrelas.... Varios autores sendo geralmente harmonicos, referendam por assim dizer uma liberdade e amplidão de pensamento espiritual..as contradições em menor numero, as vezes exaltadas e agigantadas para se derrubar o todo, não compreendem 0,000001% de sua mensagem.
A escolha de varios livros como sagrados possui amplidão de pensamento tanto cultural como religiosa .

é um balaio de gato a biblia então???

quote sodre
Concede vantagem incrivel porque inibe o autoritarismo de um rei, governo, ou lider espiritual, para por sua vez, conceder e ser pautado pela autoridade de livros de diversos pensadores inspirados em todos os tempos ...a Biblia é um show de democracia espiritual inter-historica.

POR ISTO TEM TANTA CONTRADIÇÃO E INCONGRUENCIAS???

quote sodre
Um acervo bibliotecario sendo escolhido como norma padrão eh pois uma ideia amplissima , democratica, não somente para com os vivos, mas para com a opinião imortal de celebres mortos que em vida testificaram de seu intimo convivio com o Altissimo.
Criticar esta montagem é o mesmo que desconsiderar as bases fundamentais do dialogo com a historia, com os antepassados, com nossas origens... é o mesmo que criticar uma idéia tão inetligente, tão inspirada, tão divina..devemos valorizar os oráculos sagrados, não dizima-lo, devemos sistematizar a teologia e descobrir "nos ombros de gigantes" novas verdades e não criar verdades não progressivas, não harmonicas com o testemunho historico gratamente nos presenteado.

CONFISSAO DA INCAPACIDADE DE DEUS DE RESOLVER SEUS PROPRIOS PROBLEMAS, EM ESCREVER UMA BIBLIOTECA (BIBLIA) CONTRADITORIA E AUTO-ANULANTE ENTRE SI, E INCAPAZ DE PROTEGE-LA DAS CULTURAS HUMANAS E DAS DIVERSAS MITOLOGIAS EXISTENTES QUANDO DA ESCRITA DE TAIS LIVROS, E COMO DEMORARAM 2500 ANOS PARA FICAR PRONTA, MOSTRA DOUTRINAS CONCORRENTES E EXCLUDENTES LUTANDO PELA POSSE DO PENSAMENTO. AGORA ENTENDI POR QUE TANTOS CRISTAOS DIFERENTES COMIGREJAS MUITO DIFERENTES  UTILIZANDO O MESMO LIVRO.....
 :evil:  :evil:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2005, 12:01:35 »
http://www.str.com.br/Atheos/contradicoes.htm

http://www.str.com.br/Atheos/jesus2.htm

Mude a configuração para Europeu para ler normelmente.

No orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2467880

frakinm..... o entendimento desse cara que escreveu sobre a bíblia e frakinm....
diferença kuando um ateu le a bíblia ele tenta intender com sua mente, eo cristão tem um toke do Espirito Santo, por isso que vcs não conseguem entender nada.....

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Junho de 2005, 12:10:31 »
Cristão porque o Espirito Santo fala diferente para cada um, se ele é o mesmo porque não há entendimento no seio protestante, isto para não falar dos católicos, mormons, adventistas, testemunhas de jeová...

Ainda bem que o ateu só segue a sua mente...
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Junho de 2005, 09:36:25 »
c vcs não acreditam em Deus e nem no diabo, pq colocar o nome do site de encosto... e ainda com uns chifres...

Deve ser só pra curtição mesmo..... irreverência..... por que a igreja universal criou um tal de encosto e diz que é o capeta que faz este encosto e no imaginario mitologico cristão, o capeta tem chifres....  Mas o encosto pos esse nome mesmo só pra sacanear.... pois nem o capeta e nem deus vão achar ruim mesmo, somente os patrocidadores dos encostos da universall......

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Junho de 2005, 11:08:13 »
Citação de: café-com-leite
Cristão porque o Espirito Santo fala diferente para cada um, se ele é o mesmo porque não há entendimento no seio protestante, isto para não falar dos católicos, mormons, adventistas, testemunhas de jeová...

Sim o Espirito Santo é um só,a minha avó e católica eu fui perguntar a ela c ela já havia sentido Deus c Deus já avia falado com ela, e ela disse “nunca” e ele dev ta mas d 40anos a igreja católica, a bíblia eu mostrei o livre SALMOS 115 para ela, mas parece que ela não entende tem um demônio que não deixa ela entender ela anta com um santo( santo da cabeça)huahauhahuahu, eu tbm tenho uma tia que é testemunha de Jeová, e ela me falow
Q pessoas não podem ter demônios dentro de si, q não e possível um servo de Deus expulsar demônio ela fala q é satanás expulsando satanás, olha oq eu amostrei para ela...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!