Autor Tópico: Ucrânia abre mostra de fotos para cegos  (Lida 607 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Ucrânia abre mostra de fotos para cegos
« Online: 31 de Maio de 2008, 00:07:43 »
Ucrânia abre mostra de fotos para cegos; assista

A mostra "Toque e Veja", na Ucrânia, usa uma técnica desenvolvida no Museu do Louvre, em Paris, que cria uma espécie de forma com texturas em alto relevo que permite recriar pelo tato a fotografia.

Para muitos, a exposição traz de volta sensações quase esquecidas.

"Estou feliz por poder usar as minhas mãos para sentir algo que eu era capaz de ver", afirmou Oksana Potymko. "Pena que não dá para sentir as cores, mesmo assim, é emocionante."

A idéia de realizar uma mostra especialmente criada para deficientes visuais surgiu de uma gafe do fotógrafo Youry Bilak.

Assista à reportagem

"No prédio em que funciona a minha agência e a minha assessoria, existe uma editora de livros em braile", contou o artista à BBC. "Eu estava conversando com um cego que trabalha lá e disse, venha para a minha exposição, você pode ver as fotos... não, eles não podem ver."

A mostra conseguiu chamar atenção de patrocinadores, do público e de políticos que querem mudar o tratamento dispensado aos deficientes na Ucrânia.

"Infelizmente, muitas dessas pessoas passaram anos escondidos em seus apartamentos e só agora sentem que vão ser aceitos pela sociedade", afirmou a primeira-dama ucraniana, Kateryna Yushchenko, à BBC.

A exposição agora vai viajar pelo país.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080529_videomostrafotoebc.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!