Rússia envia tropas a área separatista na Geórgia
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou neste sábado que está enviando à república separatista da Abecásia, na Geórgia, uma unidade desarmada com 300 militares para ajudar em reparos na rede de transportes da região.
Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa, Alexander Drobyshevsky, o envio da unidade, que pertence à força ferroviária do Exército russo, vai de encontro a um plano de ajuda humanitária à Abecásia defendido pelo ex-presidente Vladimir Putin.
“Unidades das tropas ferroviárias russas, com equipamento especial, estão participando de uma missão para restaurar comunicações e infra-estrutura de estradas e ferrovias”, disse.
Mas a decisão foi criticada pelo governo georgiano, que alega que a Rússia está planejando uma intervenção militar na província.
“Nós vemos este como outro passo agressivo da Rússia contra a integridade territorial da Geórgia”, disse o vice-ministro do Exterior, Grigol Vashandze.
“Eles estão fortalecendo sua infra-estrutura militar para começar uma intervenção na Geórgia.”
TensãoA tensão entre a Rússia e a Geórgia, dois países que integravam a União Soviética, vem aumentando nos últimos anos.
Em abril, um relatório da ONU indicou que a Rússia abateu uma aeronave não-tripulada da Geórgia, mas as autoridades russas disseram que o avião foi derrubado por rebeldes da Abecásia quando sobrevoava o território.
No mês passado, Moscou acusou Tblisi de estar planejando uma invasão da Abecásia – que, embora seja reconhecida internacionalmente como parte do território georgiano, goza de grande autonomia.
Um acordo acertado após conflitos na década de 90 deu à Rússia o direito de manter tropas de paz na Abecásia e também na Ossétia do Sul, outra região separatista da Geórgia que é alinhada a Moscou – ao contrário do governo central em Tblisi.
Muitos na Abecásia acreditam que a independência da ex-Província sérvia de Kosovo, anunciada em fevereiro, abre um precedente para que a região se separe da Geórgia.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2008/05/080531_abecasia_russiarg.shtml