Influência do punk nas artes é tema de mostra em Viena; veja A estilista Vivienne Westwood se tornou um ícone do movimentoUma exposição em Viena, na Áustria, relembra a forte influência que o movimento punk teve nas artes e na cultura das últimas décadas.
A mostra
Punk – No One Is Innocent (
Punk – Ninguém é Inocente, em tradução livre) reúne desde obras de arte inspiradas pelo movimento até capas de discos e objetos como a bateria de uma banda punk.
Segundo os organizadores da pinacoteca Kunsthalle de Viena, o punk significou “uma quebra total das tradições na moda, na música e nas artes.”
A exposição na capital austríaca relembra o início desse movimento cultural rebelde em Londres e mostra sua comercialização e a influência que ele exerce ainda hoje.
“Influências do punk ainda são vistas hoje em dia nas passarelas de moda e nas galerias de arte”, dizem os organizadores.
Vários objetos da mostra são associados à imagem de grupos punk como os Sex Pistols.
Seu primeiro single,
Anarchy in the UK, de 1976, é considerado um dos marcos iniciais do movimento no mundo.
Outros pioneiros relembrados na mostra vienense são a estilista de moda Vivienne Westwood, o fotógrafo Richard Kern e o artista gráfico Jamie Reid.
A Kunsthalle mostra como a tendência foi se espalhando gradualmente pela Europa e pelos Estados Unidos.
A mostra
Punk – No One Is Innocent fica em cartaz na Kunsthalle de Viena até o dia 7 de setembro de 2008.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080530_galeriapunk_mc_mp.shtml--------------------------
Movimento PunkO lançamento do disco
Anarchy in the UK do grupo Sex Pistols, em 1976, foi um dos marcos iniciais do movimento punk.
O punk influenciou vários artistas que aderiram ao movimento, como o pintor alemão Salomé. Ele deu a este quadro o nome polêmico de
Fuck 1.
Este poster anunciando o disco
God Save the Queen, do Sex Pistols, também faz parte da mostra
Punk - No One Is Innocent.
A estilista Vivienne Westwood, fotografada aqui em sua boutique chamada Sex, virou um verdadeiro ícone do movimento punk mundial.
Foto de Richard Kern. Segundo os organizadores, o punk significou "uma quebra total das tradições na moda, na música e nas artes."
Colagem da artista plástica Linder. A exposição relembra o início do movimento, em Londres, e mostra a influência que exerce até hoje.
Foto de Gudrun Gut, uma exponente do movimento punk alemão. A mostra fica em cartaz na Kunsthalle de Viena até o dia 7 de setembro.