Autor Tópico: e se... o Google lançasse seu Linux, o Goobuntu?  (Lida 3287 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: e se... o Google lançasse seu Linux, o Goobuntu?
« Resposta #25 Online: 10 de Junho de 2008, 08:44:56 »
Eu jamais recomendaria começar com esses, até porque eu mesmo fugi do Slack no começo.

Comecei com RedHat 9 (ei, era 2001!) e quando me senti mais 1à vontade com o Linux (e mais puto com o redhat por causa das cosias que mencionei acimaq) pulei pro slack.

Eu recomendo o Gentoo, sim, pra quem já tem intimidade com o Linux e quer realmente aprender a usar o SO em toda sua glória. Senão, pode ficar nas distros mais simples, daí só não me peça ajuda porque eu não vou saber resolver ;)

Aliás, porque sempre que eu faço alguma busca sobre mensagens de erro e coloco "gentoo" o google me mostra um monte de coisa do ubuntu forums onde nem aparece escrito "gentoo"?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #26 Online: 10 de Junho de 2008, 19:02:45 »
Meu primeiro contato com o Linux foi com o live-CD do Kurumin e de certa forma com o Cygwin. Então eu convenci um amigo a instalar o Slackware no PC dele e ele conseguiu sem problemas. Pedi os CDs e instalei no meu também.

Uma coisa legal que o Linux fez por mim é que hoje em dia eu RTFM* para praticamente qualquer coisa que vou fazer.

*Read the fucking manual.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2008, 00:23:41 »
RTFM é uma filosofia de vida.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Junho de 2008, 01:05:43 »
Eu jamais recomendaria começar com esses, até porque eu mesmo fugi do Slack no começo.

Comecei com RedHat 9 (ei, era 2001!) e quando me senti mais 1à vontade com o Linux (e mais puto com o redhat por causa das cosias que mencionei acimaq) pulei pro slack.

Eu recomendo o Gentoo, sim, pra quem já tem intimidade com o Linux e quer realmente aprender a usar o SO em toda sua glória. Senão, pode ficar nas distros mais simples, daí só não me peça ajuda porque eu não vou saber resolver ;)

Aliás, porque sempre que eu faço alguma busca sobre mensagens de erro e coloco "gentoo" o google me mostra um monte de coisa do ubuntu forums onde nem aparece escrito "gentoo"?

Porque Ubuntu é a distribuição mais usada...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Junho de 2008, 02:47:28 »
Valeu Buckaroo, me aliviou bastante hehe, ter que escolher uma distro linux é muita treta, tem uma porrada delas e todas dizem serem as melhores hehe. Vou de Ubuntu mesmo, quando me familiarizar, aí tento um slack, quem sabe...

valeu rapa
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Junho de 2008, 11:48:12 »
Uma espécie de "sub" recomendação seria o Kubuntu, que tem o sistema de janelas KDE, que é mais parecido com o do Windows... nunca gostei muito da alternativa do Ubuntu, que é o "GNOME"... o XFCE é quase igual ao gnome, pelo que sei, só que mais "leve". Talvez seja pelo fato que comecei como kurumin (outra opção razoavelmente interessante, mas acho que dá praticamente no mesmo que o Kubuntu, em termos de facilidade, com a vantagem que o (k)ubuntu deve ter muito mais suporte e repositórios de programas, e, tanto quanto pude observar, menos "gambiarras" diferentes demais para facilitar a vida dos novatos), que já tinha o KDE. Aí quando vi o gnome com duas barras, uma em cima e outra embaixo, achei estranho... mas mais tarde no KDE mesmo acabei colocando por um tempo uma barra lateral emulando uma daquelas frescuras do Apple, sem a parte "bonitinha"... não é nada "tão" drasticamente diferente o ambiente do gnome. E como o snowraptor falou em outro tópico, talvez as coisas do KDE sejam meio bugadas demais, apesar de ser o sistema mais antigo. Só sei que, apesar de não usar mais o KDE em si, não consigo deixar de usar o Konqueror como navegador de arquivos, muito melhor que o Explorador de Janelas da microsoft ou o programa padrão do Gnome, cujo nome esqueci - se bem que não explorei a fundo, talvez tenha todas as funções mas fiquem mais "escondidas"... tenho que checar isso, por falar no assunto...

KDE ou Gnome, há alguma similaridade maior no KDE, Gnome talvez tenha suas vantagens, mas não é nada tão absurdamente diferente assim, em usabilidade. De qualqeur forma, eventualmente passei para o fluxbox (os outros boxes que experimentei também são interessantes, especialmente o openbox), e mudou minha vida para sempre, é como se tivesse nascido de novo. Inclusive estou procurando alternativas parecidas para os casos em que tiver que usar Windows, tenho que procurar qualquer dia quais são as características de cada um, qual tem as características do fluxbox que eu quero, e se não tem nenhuma falha grave que estrague isso. Possivelmente é estranho demais para começar logo com ele, mas depois que se acostuma, não quer saber de outra coisa, se pergunta como é que as pessoas aguentam ficar clicando nas janelas para focalizá-las em vez de simplesmente mover o ponteiro sobre elas.

Acho que se mais pessoas usassem fluxbox ou no mínimo "sloppy focus" (isso de não ter que clicar nas janelas para deixá-las "ativas" ou trazer para cima das outras - talvez tenha para os outros gerenciadores de janelas também, mas não conheço) haveria menos casos de lesão por esforço repetitivo no mundo. :D

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Junho de 2008, 17:10:25 »
não consigo deixar de usar o Konqueror como navegador de arquivos, muito melhor que o Explorador de Janelas da microsoft ou o programa padrão do Gnome, cujo nome esqueci - se bem que não explorei a fundo, talvez tenha todas as funções mas fiquem mais "escondidas"... tenho que checar isso, por falar no assunto...

Fala do Synaptic?

Sobre a semelhança com o windows, sinceramente, prefiro o Gnome, cara, quando eu trocar o SO num quero nem saber mais de windows nenhum, nem de nada que seja parecido hehe.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #32 Online: 11 de Junho de 2008, 18:27:43 »
Não. Synaptic é um front-end para o apt-get (ou o aptitude, não tenho certeza), que é um programa para instalar outros programas e suas dependências. O gerenciador de arquivos do Gnome é o nautilus se não me engano.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #33 Online: 11 de Junho de 2008, 18:42:45 »
Não. Synaptic é um front-end para o apt-get (ou o aptitude, não tenho certeza), que é um programa para instalar outros programas e suas dependências. O gerenciador de arquivos do Gnome é o nautilus se não me engano.

É o nautilus.. eu acho ele bom (abre shares do windows via smb://, abre ftps e sftps e mais uma porção de coisas).

Desde a versão 8.04, estou usando o Ubuntu e estou satisfeito... já passei pelo Xubuntu, Kubuntu, Debian e Kurumin..

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #34 Online: 11 de Junho de 2008, 19:58:16 »

É o nautilus.. eu acho ele bom (abre shares do windows via smb://, abre ftps e sftps e mais uma porção de coisas).

Desde a versão 8.04, estou usando o Ubuntu e estou satisfeito... já passei pelo Xubuntu, Kubuntu, Debian e Kurumin..
O konqueror também tem essa capacidade de abrir FTPs como se fossem pastas locais, bastante prático.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 11 de Junho de 2008, 19:59:08 »
Dá para deixá-lo com a cara do KFM? Uma árvore ou lista de diretórios/bookmarks de um lado, e do outro a lista (detalhada) de arquivos, podendo ser dividida em duas ou mais pastas abertas ao mesmo tempo (como mignight commander), e diversas abas? Com um shell de linha de comando embutido embaixo?

(parece que estou "contando vantagens" do KFM, meio "briga de torcida", mas realmente quero só saber se o nautilus faz isso, porque o atalho smb:/ e coisas do tipo o KFM tem)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 11 de Junho de 2008, 22:09:49 »
Eo odeio coisas gfeitas em QT.

Toda a experiência que eu tive com o KDE e coisas feitas com QT é o KDE dando FALHA DE SEGMENTAÇÃO quanto eu clicava no menu K :hmph:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Junho de 2008, 22:30:51 »
kkkkk, isso mesmo, vixi, viajei, e pior que quando o ubuntu inicia ta escrito nautillus e tal , brisei kkkkk
 - Carl Sagan

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Junho de 2008, 00:39:28 »
Dá para deixá-lo com a cara do KFM? Uma árvore ou lista de diretórios/bookmarks de um lado, e do outro a lista (detalhada) de arquivos, podendo ser dividida em duas ou mais pastas abertas ao mesmo tempo (como mignight commander), e diversas abas? Com um shell de linha de comando embutido embaixo?

Se dá, eu não sei como.. também nunca senti a necessidade. As abas estão previstas pro GNOME 2.2.4, mas também nunca senti falta delas.

Outra coisa que gosto no nautilus é a possibilidade de criar scripts. Você pode criar (deve haver por ai) um script para enviar fotos pro Flickr, por exemplo... basta jogar na pasta de scripts e ele aparece no menu de contexto.

Arquivos de texto tem preview direto no ícone (acho que isso o KFM faz tb). Se eu colocar o mouse em um arquivo de áudio, ele toca o preview. Enfim, eu acho prático pra caramba!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Junho de 2008, 01:55:24 »
coisas que o windows nem sonha kkkkkkkk

cara ninguem aí quer doar 3G de memoria pra mim???
se não tiver 3 pode ser 2 ou 1 mesmo, não me importo :lol:
 - Carl Sagan

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #40 Online: 12 de Junho de 2008, 13:21:10 »

Se dá, eu não sei como.. também nunca senti a necessidade. As abas estão previstas pro GNOME 2.2.4, mas também nunca senti falta delas.

Outra coisa que gosto no nautilus é a possibilidade de criar scripts. Você pode criar (deve haver por ai) um script para enviar fotos pro Flickr, por exemplo... basta jogar na pasta de scripts e ele aparece no menu de contexto.

Arquivos de texto tem preview direto no ícone (acho que isso o KFM faz tb). Se eu colocar o mouse em um arquivo de áudio, ele toca o preview. Enfim, eu acho prático pra caramba!
O KFM tem suporte a scripts também, mas para ser sincero, 90% do gerenciamento de arquivos que faço é pelo terminal mesmo, estou mais acostumado.

Eo odeio coisas gfeitas em QT.

Toda a experiência que eu tive com o KDE e coisas feitas com QT é o KDE dando FALHA DE SEGMENTAÇÃO quanto eu clicava no menu K :hmph:
Na época do 3.5.3 também tive muitas segfaults, geralmente quando ia gravar um arquivo usando o kwrite ou quanta, ou outro programa que usasse as kdelibs. Agora com o KDEMod 3.5.9 do Archlinux não tenho mais problemas relacionados ao KDE.

Estou tendo problema as vezes com o Flash de vez em quando agora  :sleepy:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Junho de 2008, 17:34:48 »
90% do gerenciamento de arquivos que faço é pelo terminal mesmo, estou mais acostumado.

No meu caso chega a ser bem perto de 100%. Só quando tou fazendo limpeza em diretórios muito bagunçados, uso o thunar.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #42 Online: 13 de Junho de 2008, 17:09:39 »
Pra quê vc quer logar no KDM como root?
Não é pro dia-a-dia, pode ter CERTEZA!

Mas, às vezes, torna-se mais conveniente logar como root para fazer atualizações em pacotes, procurar um pacote em específico, etc. Ok, ok, existe o kdesu, gksu e o sudo, mas o Ubuntu não me deixa nem usar su no shell!

Outra coisa: quando fui trocar minha pasta de usuário de lugar, me bati um pouco, justamente por... estar em uso. No final das contas, criei um usuário fake, com poderes de god-root, mudei minha pasta, taquei um symlink no lugar, e deletei o god-root.

É, ainda tenho uns hábitos de Windows, mas tô perdendo com o tempo. Nesse caso, foi um hábito típico Linux: tacar symlink em tudo que vê.
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #43 Online: 13 de Junho de 2008, 17:28:32 »
eu ainda não mudei meu SO, uso windows ainda, mas pra melhorar a segurança só acesso por conta limitada, quando preciso de mais autoridade aí eu desligo a conexão e uso uma conta administrativa. Pra instalação de prgramas uso (raramente) o runas (porque geralmente se abre uma janelinha pedindo autorização pra instalar, então nem preciso dos comandos do runas).

Isso faz o windows bem mais seguro, desde que tive a idéia de - deixar de querer ser importante tendo conta administrativa hehe - usar uma conta limitada (meio que imitando o que eu tinha visto no linux) meu pc "não pegou" mais virus, e não tenho nenhum antivirus e etcs., ficou bem melhor.

Enfim, meu proximo passo (arrumar memoria primeiro) vai ser a instalação de uma distro linux, eu escolhi o ubuntu, e agora vendo uns comentarios aqui fiquei meio na duvida se fiz a escolha certa. Qual é o melhor? (sei tambem que isso depende de muitas coisas, mas como eu sou chato...)

Tupac, é o seguinte:
1)Todo usuário de GNU/Linux tem sua distro favorita. E seeeeeeempre vão te recomendar essa. Ou, ao menos, vão te recomendar uma parecida. Eu, por exemplo, ia te recomendar Debian, Kurumin ou *buntu (Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, ABCXYZbuntu, etc.). Mais ou menos como o Buckaroo.

2)Toda distro te dá manias, que quando você muda de distro, você se bate um pouco (vide a minha birra de não poder logar como root, coisa configurável no Debian). Se você quer aprender sobre GNU/Linux, tente várias e várias distros. Se você só quer um sistema estável, pra longo uso, tente uma famosinha qualquer.

3)Falam mal dos *buntu mais ou menos pelo mesmo motivo que falavam do Mandrake, na sua glória: medo que todo mundo migre e acabe a diversidade de distribuições. Depois que me acostumei ao Kubuntu,

4)Sugiro que você primeiro experimente o Linux, pra depois comprar mais memória. Aliás, é de memo RAM ou do HD que você tá falando, hein? Se for por causa do HD, usa um "CD live" que tá susse ;-)

(CD Live: você inicia o PC por um CD, mexe num sistema Linux completo, pode até instalar programas pra usar na hora, e ele sequer encosta no HD. Depois que você retira o CD e reinicia o PC, ele está exatamente igual a antes...)
Tem o Debian Live, o próprio *buntu, o Kurumin... dá uma fuçada pela net que você vai achar mais.

Se for por causa de RAM, você vai se surpreender como Linux roda numa boa em máquinas que o WinXP dá travadas fenomenais por ter pouca RAM.
Latebra optima insania est.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2008, 20:39:36 »
é por ter pouca ram, acontece que coloco o cd live do ubuntu pra poder fazer a instalação e por ter 128 de RAM apenas a instalação fica impossivel pois trava tudo em um determinado momento, aí, sem chance. Mas logo mais eu resolvo esse problema. "se Deus quiser.":lol:
 - Carl Sagan

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Junho de 2008, 21:48:43 »
Experimente uma distribuição mais leve.

Começe com o Xubuntu, se não der certo, tente o gentoo LiveCD ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 14 de Junho de 2008, 01:54:40 »
o Ubuntu não me deixa nem usar su no shell!

$sudo su

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Junho de 2008, 02:03:21 »
é por ter pouca ram, acontece que coloco o cd live do ubuntu pra poder fazer a instalação e por ter 128 de RAM apenas a instalação fica impossivel pois trava tudo em um determinado momento, aí, sem chance. Mas logo mais eu resolvo esse problema. "se Deus quiser.":lol:

Você pode tentar instalar por uma versão "Alternate" do CD de instalação. Ela abre em modo guiado através de "janelas" feitas no shell mesmo. O processo é bem parecido com a instalação por LiveCD.

http://mirror.anl.gov/pub/ubuntu-iso/CDs-Xubuntu/8.04/release/

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Junho de 2008, 09:29:50 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 15 de Junho de 2008, 03:32:39 »
kkkk.

-------------------------
Brigado pelas sugestões, "estarei tomando" as providencias para livrar minha maquina desse virus terrivel que é o windows no mes que vem, com certeza.
Mais uma vez obrigado.
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!