Autor Tópico: IPEA: eliminação de COFINS tiraria 6,4 milhões de brasileiros da pobreza  (Lida 1373 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Como eu sempre gosto de provocar os liberais do Fórum, dessa vez forneço-lhes munição.  :)

Taí algo a ser considerado com seriedade!!!  :ok:

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresenta nesta quinta ao Senado, durante audiência que discute tributação, um levantamento que aponta que a eliminação da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) resultaria em um ganho de renda para as camadas mais pobres. Com isso, ao menos 6,4 milhões de brasileiros deixariam a linha de pobreza, segundo levantamento obtido com exclusividade pela Folha Online.

A pesquisa mostra que uma transferência dos tributos chamados indiretos --embutidos nos bens de consumo-- para a cobrança direta --como o Imposto de Renda-- reduziria a pobreza.

"O combate a desigualdade passa pela Justiça tributária. É uma experiência internacional. Todos os países que reduziram a pobreza ajustaram sua tributação", afirma o economista Márcio Pochmann, presidente do Ipea.

De acordo com o estudo, 32,5% dos brasileiros estão abaixo da linha da pobreza e têm renda de até meio salário mínimo per capita por mês --R$ 207,50.

Sem a cobrança da Cofins, embutida em bens de consumo, a porcentagem desse grupo cairia para 29%, o que resultaria em 6,4 milhões de brasileiros superando a linha da pobreza.

Nesta faixa dos mais pobres estão incluídos os considerados abaixo da linha da miséria, com rendimento mensal de um quarto de salário mínimo per capita (R$ 103,75). Neste caso, a participação cairia de 12,8% para 10,3%.

A explicação para a diferença entre o peso dos impostos está na forma de cobrança.

A base da arrecadação no Brasil é mais forte na chamada tributação indireta, ou seja, embutida em alimentos ou bens de consumo. Como o brasileiro mais pobre gasta a maior parte de sua renda nesses itens, paga mais impostos proporcionalmente. Portanto, a extinção da Cofins tornaria o consumo mais barato.

(...)

O levantamento do Ipea também mostra que o fim da Cofins teria efeito na redução da desigualdade até três vezes maior do o Bolsa-Família. Com a eliminação o Brasil passaria dos atuais 0,56 para 0,53 no Índice de Gini, indicador de desigualdade de renda (quanto mais perto de 1, mais desigual o país). O Bolsa-Família produziu redução de 0,01.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: IPEA: eliminação de COFINS tiraria 6,4 milhões de brasileiros da pobreza
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2008, 13:34:55 »
Eu ia postar agora isso :)

Eu concordo com o argumento do IPEA, contudo, em decorrência do vies de esquerda do IPEA (principalmente depois da explulsão dos dissidentes), eles estão advogando pelo aumento exacerbado do IR.

É muito claro que a extinção da Cofins, bem como outros tributos indiretos beneficiaria os mais pobres e claro, toda a população. Tributos sob o consumo causam grande estrago. Mas o governo gosta por que a população tem a impressão que é o comerciante quem está cobrando demais e não que é o governo quem tributa demais.

Agora , 60% de alíquota do Imposto de Renda???? Isso é um absurdo sem tamanho! Isso seria incostitucional, seria CONFISCO.

Ainda mais em um Estado como o nosso em que a devolução da tributação em serviços públicos e bem-estar social é pífia.

Eu diria que no máximo do máximo, a última alíquota do IR poderia chegar a uns 35%, num pal 40%. E isso sobre alguem que alfira uma renda gigantesca no exercício. Percebam que tributar exacerbadamente os bilionários seria pedir para que mandassem todo seu dinheiro para fora e abandonassem o barco aqui. O país seria inviável para eles.

Mais importante que "morder" os supericos é deixar de tributar os miseráveis. O país não pode passar toda a conta para os ricos por que o Estado também depende deles.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2008, 23:51:40 »
ué, achei que tinham expurgado os liberais do ipea.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2008, 07:20:12 »
ué, achei que tinham expurgado os liberais do ipea.

Intrigas da oposição. :-)
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2008, 07:27:42 »
Se não cobrarem o monte de impostos que estão embutidos nos preços dos alimentos onde o governo vai arrumar dinheiro para bancar a cesta-voto que ajuda os pobres e assim passar por bonzinho-que-ajuda-os-pobrinhos-e-se-preocupa-com-eles-para-ganhar-votos?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2008, 07:29:43 »
Citação de: Amenemés
(...)Agora , 60% de alíquota do Imposto de Renda???? Isso é um absurdo sem tamanho! Isso seria incostitucional, seria CONFISCO.

Assim o Estado conseguiria abolir definitivamente a classe média ! :|

Citação de: Amenemés
O país não pode passar toda a conta para os ricos por que o Estado também depende deles.

Quem vende produtos sempre vai repassar esse custo ao consumidor. Logo, novamente seria o mais pobre que acabaria pagando...

O problema mais grave que vejo é que o governo Lula aposta em inchar a máquina do Estado sem perceber que só conseguiu fazer isso numa economia em crescimento; agora que vem um período mundial de estagnção, quero ver daonde vai enxugar para reduzir gastos.

Já deveria ter feito o contrário, enxugar a máquina e abolir/juntar alíquotas para desenvolver um Estado mais competitivo, além de começar a sanear a Previdência, pelo menos parando de engordar a lista de futuros beneficiários.

Mas não, o governo Lula tomou o caminho contrário, taxando qualquer um que ouse ter lucro :(
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2008, 07:49:31 »
Periodo mundial de estagnação?  :susto:

Tem previsão econômica que me assusta...

Gostaria de saber dados concretos para uma afirmação dessa, se é que existem. Cair no velho alarmismo catastrófico dos liberais é complicado. O Brasil está fortemente preparado e entre as maiores economias mundiais, junto no BRIC, além de ter uma grande responsabilidade política em sua liderança conjunta na nova conjuntura internacional, que cada vez mais torna-se menos hegemônica em torno de apenas um país.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2008, 07:56:05 »
OK. É uma previsão econômica, há muitos indícios dela, começando pelo aumento do preço da gasolina e a queda de oferta que encareceu os alimentos no mundo todo. Mas vou guardar este tópico para conversar daqui a um ano, ok ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2008, 08:01:40 »
O preço da gasolina e dos alimentos estão intimamente ligados com a questão da energia mundial. Os biocombustiveis estão ligados a isso, principalmente com o uso de milho americano. E se não tanto no balando de pagamentos, pelo menos no impacto nos mercados globais, que são sempre histéricos. Conversa de crise é sempre um problema, tem que ser bem analizade, penso eu.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2008, 09:59:40 »
OK. É uma previsão econômica, há muitos indícios dela, começando pelo aumento do preço da gasolina e a queda de oferta que encareceu os alimentos no mundo todo. Mas vou guardar este tópico para conversar daqui a um ano, ok ?

Pode até torcer para que o pior ocorra, mas acho que vai ficar a ver navios.  :P
"Por quê?"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2008, 10:07:57 »
Crescimento econômico vai desacelerar no Brasil em 2008, diz OCDE

A economia do Brasil crescerá 4,8% este ano e 4,5% em 2009 após registrar uma progressão de 5,4% em 2007, seu maior ritmo de expansão desde 2004, indicam previsões divulgadas hoje pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Porém, a nova previsão traz um cenário um pouco mais positivo ao país. Na edição anterior de suas "Perspectivas Econômicas", de dezembro do ano passado, a OCDE (da qual o Brasil não faz parte) previa que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceria 4,8% em 2007 e 4,5% em 2008 e em 2009. Ou seja, a previsão brasileira para este ano subiu 0,3 ponto percentual.

Em seu capítulo sobre o Brasil, a organização prevê agora que a demanda interna continuará sendo o principal motor da economia, apoiada por um "contínuo dinamismo" dos investimentos. Apesar da força do real, as exportações se mantiveram em um bom nível, mas o superávit comercial continuará diminuindo por causa do aumento das importações.

Com relação à inflação, a OCDE prevê que o aumento do índice de preços ao consumidor passe de 4,5% em 2007 para 4,9% este ano antes de cair novamente para 4,5% em 2009.

Com relação às taxas de juros se prevê um novo aumento durante o ano, após a registrada em abril passado, em consonância com a necessidade de uma "necessária" contenção monetária, antes que aconteça uma redução da taxa de juros em 2009.

Por outro lado, a política fiscal continua seguindo a linha dos objetivos e o excedente orçamentário primário consolidado superou o 0,2 ponto percentual do objetivo do final do ano passado, ao alcançar 4% do PIB. A previsão é que seja de 3,8% do PIB em 2008 e em 2009, em harmonia com uma nova redução do endividamento público.

A OCDE destaca que os mercados financeiros do Brasil agüentam muito bem as turbulências financeiras globais.

Entretanto, uma deterioração do entorno financeiro global é justamente a maior fonte de risco para as boas perspectivas econômicas do Brasil, afirma o relatório.

Apesar de a resistência do Brasil a choques externos ter ganhado força, uma desaceleração global mais grave que o previsto afetaria o crescimento de suas exportações, enquanto uma diminuição do "apetite" pelos ativos dos mercados emergentes prejudicaria as condições creditícias internas.

As perspectivas de crescimento econômico do Brasil também se ressentiriam caso a política monetária fosse mais restritiva que o previsto e se deteriorassem mais a evolução e as antecipações inflacionárias.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2008, 10:11:52 »
O problema mais grave que vejo é que o governo Lula aposta em inchar a máquina do Estado sem perceber que só conseguiu fazer isso numa economia em crescimento; agora que vem um período mundial de estagnção, quero ver daonde vai enxugar para reduzir gastos.
Pelo que sei, o orçamento da união é feito com base nos dados de arrecadação previstos com base nas informações econômicas. O crescimento da economia é constante, apenas desacelerou, ou seja não houve estagnação alguma.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2008, 11:10:00 »

Pode até torcer para que o pior ocorra, mas acho que vai ficar a ver navios.  :P

Aqui no Japão ja tem um anuncio de desaceleraçã de crescimento por conta do auto preeço do petroleo....

Ja esta comeãmdo a aumentar a inflação e algumas fábricas reduziram a produção
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2008, 13:56:43 »

Aqui no Japão ja tem um anuncio de desaceleraçã de crescimento por conta do auto preeço do petroleo....

Faz tempo que o Japão não cresce... não parece ser novidade por aí...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2008, 14:15:16 »

Faz tempo que o Japão não cresce... não parece ser novidade por aí...

EUA corta 250 mil empregos, Japão encolhe produção..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!