Fotos do Universo mostram galáxias e 'piruetas' solares; veja A agência de fotografias britânica Science Photo Library expõe, a partir deste sábado, em Liverpool, imagens do espaço capturadas por alguns dos melhores astrofotógrafos do mundo.
A exposição
Da Terra ao Universo marca as primeiras comemorações pelo Ano Internacional da Astronomia, no ano que vem.
Capturadas por observatórios de diversos países e satélites da Nasa, as fotos revelam cores e formas fascinantes de nebulosas, de galáxias e suas estrelas, do Sol e suas "piruetas" formadas a partir de gases expelidos a milhões de graus centígrados.
De acordo com a diretora de marketing da Science Photo Library, Maria Atoney, o objetivo da mostra é aproximar a ciência do público.
"A exposição permite que se admire a beleza e a complexidade do Universo", disse ela.
"Além disso, nossas mentes são desafiadas a entender o tamanho gigantesco desses objetos, as imensas distâncias envolvidas e a pequeneza do homem diante disso tudo."
A exposição fica em cartaz no Albert Dock, em Liverpool, até o dia 29 de junho.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080606_galeriaespaco_fp.shtml------------------------
Da Terra ao Universo
Foto da Terra capturada por um satélite da Nasa, entre 2001 e 2004. Na imagem é possível ver o Hemisfério Ocidental à esquerda e o Oceano Atlântico no centro.

Imagem capturada por um observatório no Chile, em 2001, da Nebulosa Cabeça de Cavalo. As nebulosas são acumulações de gases e poeira cósmica em liberdade no espaço.

Imagem do planeta Júpiter, capturada a partir de um observatório no Havaí. As cores indicam as diferentes altitudes das nuvens. As brancas são de alta altitude, e as azuis, de baixa.

Nesta galáxia espiral, situada a milhões de anos luz da nossa, é possível ver regiões onde nascem as estrelas (cor-de-rosa). Esta cor é derivada da radiação das "estrelas-bebês" com o hidrogênio.

Esta nebulosa, fotografada pela Nasa em 2001, se formou a partir da explosão da Supernova, no ano 1054 a.C. A imagem faz parte da constelação Taurus, localizada a 6000 anos luz da Terra.

A foto mostra "piruetas" de raios solares. Gases são aquecidos ao serem expelidos e fazem uma trajetória em arcos até retornar à superfície a uma velocidade de 100 quilômetros por hora.

A galáxia espiral Whirlpool foi capturada em uma foto do Telescópio Hubble, da Nasa. Nos "tentáculos" da galáxia encontram-se as regiões das estrelas recém-nascidas, em cor-de-rosa.

Imagem da Supernova, Nasa. A região em azul é formada por gases a temperaturas de até 15 milhões de graus Celsius. Os anéis infravermelhos (vermelho e verde) são moléculas de hidrogênio.

Há 100 milhões de anos, a galáxia de Cartwheel foi atingida por uma outra, provocando uma explosão de estrelas. O anel azul brilhante demarca a área que concentra o maior número de estrelas.

As fotos serão expostas a partir deste sábado no Albert Dock, em Liverpool, para marcar o Ano Internacional da Astronomia. A mostra está sendo organizada pela agência Science Photo Library.