Autor Tópico: Para rir ou chorar muito - Introdução à Física Quântica  (Lida 1399 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Para rir ou chorar muito - Introdução à Física Quântica
« Online: 09 de Junho de 2008, 19:45:09 »

A realidade quântica, o cérebro e a rotina diária

Afinal, para a nossa vida do dia a dia, que diferença faz saber se é a terra que gira em torno do sol ou o sol em torno da terra? O que mudaria se soubéssemos que no universo só existe energia? Como o conhecimento do que é a realidade pode influenciar a própria realidade?

A humanidade tem evoluído para novos níveis de complexidade porque temos aprendido sobre as leis da natureza. O conhecimento que  acumulamos nestes milênios não só é responsável por todas as maravilhas tecnológicas modernas como também por uma nova visão de mundo. É esta nova visão de mundo que pode ser incorporada ao nosso dia a dia e que vai fazer a diferença entre uma vida rotineira e uma vida cheia de novas percepções e significados.

No dia a dia nos habituamos a uma infinidade de pequenas rotinas e as executamos sem pensar nelas, tais como escovar os dentes, escolher uma roupa para vestir, etc. Também temos um conjunto de crenças que norteiam as escolhas que fazemos. No nosso cérebro, estas rotinas e crenças são o resultado de conexões neurais já estabelecidas. O cérebro humano aprende por repetição, quanto mais você fizer algo mais fácil será, por outro lado mais difícil será mudar a forma como se faz essa determinada coisa. Quando aprendemos coisas novas criamos novas conexões neurais, porém, elas só se tornarão conexões “fortes” se voltarmos a “pensar” nelas muitas vezes.

Nosso objetivo nesta palestra será analisar como os princípios da física quântica atuam sobre nossas vidas correlacionando-os com o funcionamento do nosso cérebro. Este conhecimento nos ajudará a compreender mais sobre nós mesmos e a expandir nossa percepção buscando novos significados para a nossa vida diária.

Palestrante: Clara Pelaez Alvarez

Tem formação em análise de sistemas, engenharia elétrica e ciências sócias. É diretora da Neuroredes (www.neuroredes.com.br), empresa de assessoria em RH estratégico, gestão de conhecimento e análise de redes sociais.

Data: 14/06/2008

Horário: 16:00 – 19:00 horas (com 30 minutos para confraternização e coffee break)

Investimento: 15,00

Rua 3 de maio, 249 – Vila Clementino (Próximo ao metrô Santa Cruz)

Fones: (11) 3384-9882 / 3384-8882

Visite nosso blog: http://biozen-medicinacomplementar.blogspot.com

Cada uma que pinta na minha caixa postal... e enviada por um amigo ator de teatro, com certeza na maior das boas intenções :-)

« Última modificação: 09 de Junho de 2008, 19:49:58 por Dbohr »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Para rir ou chorar muito - Introdução à Física Quântica
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2008, 21:27:19 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2008, 22:08:44 »
No dia a dia nos habituamos a uma infinidade de pequenas rotinas e as executamos sem pensar nelas, tais como escovar os dentes, escolher uma roupa para vestir, etc. Também temos um conjunto de crenças que norteiam as escolhas que fazemos. No nosso cérebro, estas rotinas e crenças são o resultado de conexões neurais já estabelecidas. O cérebro humano aprende por repetição, quanto mais você fizer algo mais fácil será, por outro lado mais difícil será mudar a forma como se faz essa determinada coisa. Quando aprendemos coisas novas criamos novas conexões neurais, porém, elas só se tornarão conexões “fortes” se voltarmos a “pensar” nelas muitas vezes.

Agora querem criar neurônios ?  |(
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 00:51:58 »
Agora querem criar neurônios ?  Chateado
Não entendi, o texto diz que se criam conexões neurais, não que se criam neuronios, e tem diferença nisso aí, não? E a neuroplasticidade?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2008, 01:08:13 »
Nesse trecho especificamente, não há nada de errado. Como ressaltado, é apenas reforço sináptico (criando a "potenciação de longo prazo"), mas de qualquer forma, já há algum tempo sabe-se que cérebros adultos podem também ter crescimento neuronal, diferentemente do consenso anterior sobre os neurônios serem mais ou menos "fixos "e só decrescerem a partir do nascimento.

Já em "correlação com física quântica" entra a besteira toda... obviamente tudo depende de quanta, tudo depende da física, depende até de gravidade. Mas provavelmente vão entrar com coisas como interpretar um papel esotericamente forte para o observador em eventos quânticos e querer sugerir que isso deve ter implicações importantes no mundo "macro", e no fim das contas, "nós criamos a realidade" desde o nível subatômico...  uma vez disseram (Azathoth) que em um tipo de palestra similar, acho que num templo budista o "princípio da incerteza" foi "explicado" meio como "muitas vezes não se tem certeza do que está por vir, se vamos gostar da nossa nova profissão, se as nossas decisões são as mais corretas...". Meio parecido com a "explicação" popular da teoria da relatividade versão "é tudo relativo: umas pessoas gostam de ouvir música clássica e para elas o tempo parece voar, já para outros pode ser uma chatice e o tempo parece se arrastar".

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2008, 01:39:46 »
Sobre a correlação entre fisica quantica e a mente, sei dessas besteiras todas, o segredo e etc.

Meu unico discordo, foi em relação ao comentario do Luiz.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2008, 10:32:18 »
Citação de: Picareta
...(bullshit deleted)

Tem formação em análise de sistemas, engenharia elétrica e ciências sócias. É diretora da Neuroredes (www.neuroredes.com.br), empresa de assessoria em RH estratégico, gestão de conhecimento e análise de redes sociais.

Ou seja: ela não tem formação de física e trabalha dando palestras para empresários.

Diagnóstico: Picareta.

...gostei do "ciências sócias", mas sei que foi erro de digitação :lol:.... Espero.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2008, 13:46:38 »
Desenvolvedor de técnicas de neurolinguistica quântica com o auxílio de suplementos homeopáticos e cristais feng-shui que potencializam os efeitos neurocosmolingüísticos quânticos do sistema doméstico ou empresarial.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2008, 14:58:29 »
Uma pergunta a vocês: Quando falamos que ao observamos fenomenos quanticos, a observação altera o fenomeno, é por causa do método que realizamos isso (baseado em colisões, presumo) ou existe alguma questão não entendida realmente?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2008, 18:32:34 »
Um dos maiores pilares do que resta de minha sanidade é que me lembro vagamente, acho que de Feynman, ter dito algo como que (ou algo que sugerisse que) na verdade "observações" nada mais são do que interações das quais se observa o resultado; não tendo realmente um papel "forte" da "consciência" em si, como se o mundo começasse a existir apenas na medida em que nos tornamos cientes dele, como um "sim" àquela pergunta filosófica sobre as árvores "cairem mesmo" se não tem ninguém para ouvir ou ver.

Mas me parece que mesmo entre os físicos há quem defenda coisas esotéricas desse tipo, meio como se antes de existir qualquer coisa tivesse que haver uma consciência, ou talvez como se o passado só viesse a existir a partir do momento que observamos seus vestígios, sei lá... beirando a insanidade, na minha humilde opinião. Mas talvez também seja má interpretação minha das explicações deles, com colaboração de um uso talvez questionável do termo "consciência" e etc.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2008, 20:57:47 »
Essa questão da observação que altera o fenômeno quântico tem sido usado "simplesmente" como prova do poder da mente sob a matéria. Daí, começam a falar as asneiras no inicio do tópico, descambando para auto-ajuda, "the secret", e outras groselhas.

Gostaria muito de poder falar quando ouvir algo assim: Quer saber, altera o fenômeno observado porque -utilizando sua explicação- a observação nada mais é do que uma interação que se observa o resultado e neste caso é feita através de colisões (ou sei lá o que).

Fica aquele gostinho amargo não poder pegar uma premissa, provavelmente errada (quer seja por nossa incapacidade de interpretar o fenômeno, quer seja pela esperteza dos filósofos quânticos), sob a qual os caras construiram um prédio inteiro, e não poder simplesmente lhes tirar essa premissa sem entrar em questões mais complexas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2008, 20:52:44 »
Citação de: Picareta
...(bullshit deleted)

Ou seja: ela não tem formação de física e trabalha dando palestras para empresários.

Diagnóstico: Picareta.

...gostei do "ciências sócias", mas sei que foi erro de digitação :lol:.... Espero.

Só faltou ela dizer que era cientista da NASA hahahahah
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2008, 21:58:23 »
Palestrante: Clara Pelaez...

Fui só eu ou alguém mais leu "Carla Perez"?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2008, 18:43:49 »
É impressão minha ou essa merda de curso é mais uma das pirações em cima daquele bleep maldito do Quem Somos Nós?

Tá, tenho lá minhas birras com a MQ, como químico bastardo que sou. Mas à maioria das vezes, sou obrigado a fingir que elas não existem, quando eu vejo gente tentando misturar MQ com psicocharlatanice, como se achassem normal misturar vinho com coca. Que porr...caria.

90% do que se é dito sobre MQ por aí não passa de besteira, bobeira, balela, e outros Bs.

Palestrante: Clara Pelaez...
Fui só eu ou alguém mais leu "Carla Perez"?
Dois!
Latebra optima insania est.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2008, 13:32:06 »
Citação de: Eremita
É impressão minha ou essa merda de curso é mais uma das pirações em cima daquele bleep maldito do Quem Somos Nós?

Como ousa falar assim do "fantástico" Quem Somos Nós?
"Nós" foi o que deu no meu cérebro depois que, por livre e espontânea pressão, assisti a este dvd.  :stunned:
--Viu Laurinha, você que gosta de física, o que achou? Eu apenas suspirei, IMÃS ANTI-GRAVIDADE? O pior é minha mãe que agora escreve nas gafarras de água palavras como amor, saúde, paz....

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 25 de Junho de 2008, 15:02:42 »
"Nós" foi o que deu no meu cérebro depois que, por livre e espontânea pressão, assisti a este dvd.  :stunned:
Pra mim, não deu nó nenhum. Deu sono, isso sim. Quando eu assisti, foi com uns amigos. Dava pra saber direitinho quem eram os céticos - foram fumar no jardim, mesmo quem não fuma...

--Viu Laurinha, você que gosta de física, o que achou? Eu apenas suspirei, IMÃS ANTI-GRAVIDADE? O pior é minha mãe que agora escreve nas gafarras de água palavras como amor, saúde, paz....
A minha parece uma atéia, nesse ponto. Hehe. \o/

Ela vai em convenções de taoísmo, toma "água fluidificada" e porcarias do tipo, mas também assistiu ao filme e achou uma porcaria. Acho que ela tem um mínimo de conhecimento científico para o "alerta vermelho" dela disparar quando se fala uma merda como a dos ímãs. E já defendeu a minha postura como livre-pensador :)

Beijos, Laura!
Latebra optima insania est.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2008, 07:46:54 »
(...)O pior é minha mãe que agora escreve nas gafarras de água palavras como amor, saúde, paz....

...e o gosto mudou ou continúa sendo o neutro sabor de água ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2008, 07:47:38 »

Aaaaaaaaahhh, agora entendi.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!