Autor Tópico: Aécio Neves, o censor  (Lida 780 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Aécio Neves, o censor
« Online: 09 de Junho de 2008, 20:19:29 »
Em: "Vi o Mundo" : Blog do Azenha
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/como-a-midia-de-minas-gerais-escondeu-criticas-a-aecio-neves-publicadas-no-le-monde/

COMO A MÍDIA DE MINAS GERAIS ESCONDEU CRÍTICAS A AÉCIO NEVES PUBLICADAS NO LE MONDE

Atualizado em 09 de junho de 2008 às 12:52 | Publicado em 08 de junho de 2008 às 15:39

por Vilmar Berna, do Portal do Meio Ambiente

“Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado; todo o resto é publicidade.” – George Orwell

(...)

Se a sociedade só tem acesso às informações positivas sobre seus governantes, e se as informações negativas lhe são negadas, então não pode ser responsabilizada pelas más escolhas que faz ao manter no poder governantes que não deveriam ter sido sequer eleitos.

(...)

... episódio mostrado pela imprensa estrangeira no vídeo envolvendo o potencial futuro presidente da República Aécio Neves, a TV Globo e os jornais de Minas Gerais.

(...)
Vilmar Sidnei Demamam Berna é escritor e jornalista

Link para o vídeo associado à matéria, no YouTube:
eurl=http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1033

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Aécio Neves, o censor
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2008, 22:30:57 »
olha, eu não duvido que haja um certo compadrismo da mídia mineira com o aécio, tanto por uma questão de orgulho estadual quanto por possíveis vínculos obscuros ou mesmo levando em conta o fato de que minas gerais tem um pé no sudeste e outro no nordeste uma teoria interessante que ouvi uma vez de um soteropolitano foi que o rio, a bahia e minas formam meio que um triângulo da malandragem brasileira, nos meios políticos e empresarial. isso por terem todos sido, em algum momento e de alguma maneira, centros da administração colonial. ele, entretanto, não é de se levar tanto a sério e vai ver me deixei seduzir pela hipótese em decorrência do meu inato bairrismo paulista em relação a minas e ao rio.

mas o que me intriga é: quais são os interesses de um jornal qualquer na eleição de um presidente? nunca vi propaganda política em jornal, daí é de se entender que não sejam os anúncios. o que mais sobra? não renovar a concessão? isso não é ameaça real, se um governo ameaça não renovar a concessão da globo acontece um vucovuco.
« Última modificação: 09 de Junho de 2008, 22:34:52 por Rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2008, 22:35:30 »
nunca vi propaganda política em jornal, daí é de se entender que não sejam os anúncios. o que mais sobra?

O que pesa são os informes publicitários das ações de governo.
E não passa um dia sem que grande parte do latifúndio jornalístico do Estado de Minas não esteja ocupado, em largo espaço, por anúncios do governo mineiro.

Isso sem falar dos anúncios televisivos, direcionados para os canais de TV e de rádios associados ao jornal.

Curioso que nos outros jornais isso não se evidencie tanto.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2008, 22:36:36 »
nunca vi propaganda política em jornal, daí é de se entender que não sejam os anúncios. o que mais sobra?

O que pesa são os informes publicitários das ações de governo.
E não passa um dia sem que grande parte do latifúndio jornalístico do Estado de Minas não esteja ocupado, em largo espaço, por anúncios do governo mineiro.

Isso sem falar dos anúncios televisivos, direcionados para os canais de TV e de rádios associados ao jornal.

Curioso que nos outros jornais isso não se evidencie tanto.

já pode ter passado despercebido, mas eu nunca vi propaganda de qualquer governo no estado, folha ou valor. o globo e o correio brasiliense não conheço bem.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2008, 22:44:21 »
As do governo de Minas são muitas e longas. E não dá pra negar, as da TV são muito bem feitas, apelando para o sentimento de mineiridade, muita música, belas paisagens, etc.

Mas não acho que isso seja exclusivo do governo mineiro. Relações perigosas entre governantes e mídia ocorrem em todos os lugares. Agora, se aqui estão sendo ultrapassados os limites razoavelmente aceitáveis, aí já é outra história.
O fato que há quase que uma unanimidade popular em relação ao governo estadual, bem como em relação ao da prefeitura de BH.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2008, 22:49:39 »
As do governo de Minas são muitas e longas. E não dá pra negar, as da TV são muito bem feitas, apelando para o sentimento de mineiridade, muita música, belas paisagens, etc.
é, nos meus tempos de alterosa lembro desse tipo de propaganda.
O fato que há quase que uma unanimidade popular em relação ao governo estadual, bem como em relação ao da prefeitura de BH.
e não só por causa da cobertura favorável da mídia. como eu disse, é de se perguntar se a compadrice da mídia não deriva, também, da empolgação do público. minas quer um presidente mineiro, tanto pra fazer frente a são paulo, o que é fruto de uma rivalidade histórica quase esquecida, quanto pra afirmar a importância do estado perante o país, que vem sendo perdida. o próprio aécio levanta essa bandeira, e ele é visto como potencial presidente desde o primeiro dia no palácio da liberdade. não é coisa que se veja em nenhum outro estado. uma questão interessante é se o eleitorado nacional reagirá a isso hostil, amistosa ou desinteressadamente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!